Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

CENTRO EDUCACIONAL TEMPO DE DESPERTAR

No description
by

Thalita Malik

on 13 September 2017

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of CENTRO EDUCACIONAL TEMPO DE DESPERTAR

add logo here
Contexto histórico
Durante a segunda guerra, o Japão invadiu e dominou uma região chamada Indochina, que era formada por Laos, Camboja e Vietnã, que eram dominados pela França, mas queriam independência.
Para reagir a invasão, os vietnamistas formaram a Liga Revolucionária para a Independência do Vietnã, ligada apartido Comunista. Seu líder era Ho Chi Minh. um revolucionário que assim como o povo queria a independência do país.
Com as diferenças políticas existentes entre o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul, havia uma instabilidade no ar sobre a paz. Era difícil que um socialista e um capitalista conseguissem conviver lado a lado. Em 1959, os guerrrilheiros comunistas chamados de vietcongues, atacaram uma base norte-americana que existia no Vietnã do Sul sob o apoio de Ho Chi Minh e os soviéticos. A partir deste momento estava dada início a Guerra do Vietnã.
Os Estados Unidos e a União Soviética se tornaram parceiros, mesmo que de maneira indireta, com os países que se enfrentavam. Desde o início da Guerra, em 1959, até o ano de 1964, apenas o Vietnã do Norte e o do Sul se enfrentaram. Ficando a Guerra restrita a suas diferenças políticas e ideológicas, não envolvendo nenhum país vizinho.
A partir de 1964, os EUA deixaram de apoiar indiretamente a guerra e assumiram que estavam realmente dentro do conflito. Enviaram armamentos e soldados, que por não conhecerem muito bem o território, repleto de florestas tropicais fechadas e uma enorme quantidade de chuva, sofreram bastante. Os vietcongues possuíam vantagem por conhecer cada centímetro do local onde estavam guerrilhando, e enquanto os EUA utilizavam de armamentos modernos e helicópteros, os vietcongues faziam usos de táticas de guerrilha que só eles dominavam.
Guerra do Vietnã
-Conflito armado mais violento da história da segunda metade do século XX.

-Ocorreu entre 1959 e 1976.

-Nos territórios do Vietnã do Norte, Vietnã do Sul, Camboja e Laos.

-Conflito mais longo após a Segunda Guerra Mundial.
Fim da guerra
Enquanto os EUA continuaram envolvidos com a guerra, jovens do movimento faziam protestos contra a permanência do país na guerra. a TV mostrava a todo momentos as cenas bárbaras do conflito, milhares de soldados morrendo e as famílias em pânico sem poder fazer nada.
Com muitas derrotas consecutivas e sem o apoio da população civil, , em 1975 os EUA aceitam o acordo de Paris e retiram suas tropas do Vietnã.
O Vietnã do norte se declarava vitorioso, a partir daquele momento.
Em 2 de julho de 1976 Vietnã foi reunificado sob o regime comunista, aliado da União Soviética.
A falta de preparação norte-americana, lhes rendeu a derrota ao final da década de 60, apesar de possuírem muita tecnologia, não conseguiram ganhar. Aproveitando a oportunidade em 1968, o Vietnã do Norte invadiu o Vietnã do Sul, dominando a embaixada dos Estados UnidosIsso causou uma retaliação das tropas norte-americanas e do próprio Vietnã do Sul, que culminou no momento mais sangrento de toda guerra. Estima-se que milhares de pessoas morreram.
CENTRO EDUCACIONAL TEMPO DE DESPERTAR
Alunos: Gustavo Emanoel Martins de Souza
Pedro Vieira Martins
Thalita Maria Gomes Rodrigues
Turma: 9º ano
Matéria: História
Professor: Rodrigo



Florianópolis, 14 de setembro de 2017
g
Ao fim da segunda guerra, iniciou-se o processo de descolonização, que acabou na luta entre os guerrilheiros do Viett-Minh e as tropas francesas. Derrotados, os franceses aceitaram a independência, em 1954, na conferência de Genebra, a França reconheceu a independência do Vietnã, Laos e Camboja. Subdividindo o país em Vietnã do Norte: que seria governado por Ho Chin Minh, socialista. E Vietnã do Sul: governado por Ngo Dinh Minh, capitalista e aliado dos EUA.
Causas
Full transcript