Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Orientação profissional

No description
by

Nilso Krauzer

on 11 June 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Orientação profissional

Orientação profissional.
Orientação profissional
Professora:
Graciema de Fátima da Rosa.

Alunos:
Cristina Azambuja
Nilso Krauzer
Adir Antônio
Antônio Marcos
Luciane Silva
Lucas Prado
Obrigado e até logo !
*****************
***********
***************

E. é um menino de 16 anos, nascido em Pelotas - R.S., estudante do 3º ano do ensino médio de uma escola particular em Esteio, filho único, mora com a mãe, sem contato com o pai.
Tem pretensões de cursar Engenharia Florestal, curso que é ministrado na Universidade Federal de Santa Maria:
Ramo da engenharia voltado para o estudo e o uso sustentável de recursos florestais. O engenheiro florestal avalia o potencial de ecossistemas florestais e planeja seu aproveitamento de modo a preservar a flora e a fauna. Pesquisa e seleciona sementes e mudas, identifica e classifica espécies vegetais e procura melhorar suas características, analisando as condições necessárias a sua adaptação ao ambiente. Elabora e acompanha projetos de preservação de parques e de reservas naturais e cuida de fazendas de reflorestamento. Recupera áreas degradadas, cuida da arborização urbana e avalia o impacto ambiental de atividades humanas em uma área. Esse engenheiro também efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, visa à segurança e aos impactos socioambientais.


E.M.E.P. - Laudo:

E. demonstra interesse sobre sua definição profissional, porém apresenta uma determinação Médio Inferior, conforme percentil 20. No aspecto sobre Responsabilidade, seu desempenho está num nível Superior, conforme p- 90, demonstrando assim um comprometimento para sua escolha. Ele ainda mostra um desempenho médio para o quesito Independência (p-40), e um autoconhecimento Médio Inferior, conforme p- 25. Quanto ao conhecimento da realidade, E. apresenta uma classificação Média (p- 30) o que mostra e endossa o seu interesse para definir seu futuro profissional. Conforme a entrevista, percebemos que o adolescente mostrou bastante segurança quanto à escolha, porém sem o conhecimento pleno, o que lhe daria maior assertividade para isso.

Como sua Maturidade obtida (p-25) Médio Inferior, solicitamos então que ele faça uma pós-orientação para realmente ter mais certeza e fazer a escolha adequada.

IMPORTÂNCIA DO ESTUDO:

A Orientação profissional é um processo novo e em evolução surgido da crescente demanda por novas atividades da atual sociedade de consumo. Para o jovem que busca a orientação, o método procura identificar seus interesses e potencialidades para as diferentes áreas de atuação profissional, conhecimentos que possui de si e do mercado, seu nível de maturidade, determinação e envolvimento na tarefa da escolha.
************
MÉTODO:

Neste trabalho, foram utilizadas como ferramentas de levantamento de dados:

- AIP - Avaliação dos Interesses Profissionais ;

- EMEP - Escala de Maturidade para a Escolha Profissional ;

- Elaboração do GENOPROFISSIOGRAMA do jovem.

Processo procura dar respaldo ao jovem que quer ingressar no mercado de trabalho, dando-lhe subsídios para a escolha profissional e identificação de vocações, bem como, para ajudá-lo na tarefa psíquica de tomar posse dessa escolha e melhor trabalhar as renúncias.

A.I P. – Laudo:

Relacionadas :

- Engenharia Florestal,

- Engenharia Ambiental,

- Engenharia Sanitária,

- Ciências Biológicas.

BIBLIOGRAFIA :

RODRIGUES, LUIS. A teoria de Donald Super sobre o Desenvolvimento Vocacional. Disponível em < http://www.slideshare.net/isabelamd/a-teoria-de-donald-super-sobre-o-desenvolvimento-vocacional > Acesso em : 10/11/13.
LEVENFUS, ROSANE SCHOTGUES; BANDEIRA, DENISE RUSCHEL. Teste de Avaliação dos Interesses Profissionais (AIP): Uma proposta de interpretação psicodinâmica. In: LEVENFUS, Rosane S.; SOARES, Dulce H. Orientação vocacional ocupacional. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 173-182.
LEVENFUS, ROSANE SCHOTGUES. O uso da autobiografia escrita na orientação vocacional. In: LEVENFUS, ROSANE S.; SOARES, DULCE H. Orientação vocacional ocupacional. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 299-308.
NEIVA, KATHIA MARIA COSTA. Escala da maturidade para a escolha profissional (EMEP). In: LEVENFUS, ROSANE S.; SOARES, DULCE H. Orientação vocacional ocupacional. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 204-209.
LEVENFUS, ROSANE SCHOTGUES. O uso da autobiografia escrita na orientação vocacional. In: LEVENFUS, ROSANE S.; SOARES, DULCE H. Orientação vocacional ocupacional. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 117-132.
RIBEIRO, MARCELO AFONSO. Breve histórico dos primórdios da Orientação Profissional. In: RIBEIRO, MARCELO AFONSO; MELO-SILVA, LUCY LEAL (Orgs.). Compêndio de orientação profissional e de carreira: perspectivas teóricas e enfoques clássicos. São Paulo: Vetor, 2011.
ESTELLE M. MORIN. Os Sentidos do Trabalho. RAE. v. 41. n. 3. Jul./Set. 2001.
Full transcript