Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

COPOM

No description
by

kleber stumpf

on 20 October 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of COPOM

COPOM
Presidente do Banco Central
O presidente do Banco Central detém o voto de qualidade.
Diretor de Administração

DIRAD
Comite de Política Monetária
Definição e histórico
O Comitê de Política Monetária foi instituído com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros. A criação do COPOM buscou proporcionar maior transparência e ritual adequado ao processo decisório, a exemplo do que já era adotado pelo FOMC no banco central dos EUA e pelo CBC, do banco central da Alemanha.

Destaca-se a adoção em junho de 1999 adoção a sistemática de metas para a inflação como diretriz de política monetária. Desde então, as decisões do Copom passaram a ter como objetivo cumprir as metas para a inflação
definidas pelo CMN
. Segundo o mesmo Decreto, se as metas não forem atingidas, cabe ao presidente do Banco Central divulgar, em Carta Aberta ao Ministro da Fazenda, os motivos do descumprimento, bem como as providências e prazo para o retorno da taxa de inflação aos limites estabelecidos.
Diretor de Política Econômica

DIPEC
Diretor de Fiscalização

DIFIS
Diretor de Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural

DIORF
Diretor de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos

DIREX
Diretor de Política Monetária

DIPOM
Diretor de Regulação

DINOR
Diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania

DIREC
atendimento@topinvest.com.br
O Comitê de Política Monetária (Copom) foi instituído com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros.
Os objetivos do Copom são:

--> Implementar a política monetária;
--> Definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés;
--> Analisar o Relatório de Inflação.

A taxa de juros fixada na reunião do Copom é a meta para a Taxa Selic a qual vigora por todo o período entre reuniões ordinárias do Comitê. Se for o caso, o Copom também pode definir o viés, que é a prerrogativa dada ao presidente do Banco Central para alterar, na direção do viés, a meta para a Taxa Selic a qualquer momento
entre
as reuniões ordinárias.
Objetivos
As reuniões ordinárias do Copom dividem-se em dois dias: a primeira sessão às terças-feiras e a segunda às quartas-feiras. Desde o ano de 2006 são oito reuniões ao ano, sendo o calendário anual divulgado até o fim de junho do ano anterior.

O Copom é composto pelos membros da Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil que são o presidente (com o voto de qualidade) e oito diretores. A primeira sessão dos trabalhos conta ainda com a presença do chefe de gabinete do presidente, do assessor de imprensa e de outros servidores do Banco Central, quando autorizados pelo presidente.

No primeiro dia das reuniões, os chefes de departamento apresentam uma análise da conjuntura doméstica abrangendo desde relatórios de Inflação, passando pelos níveis de atividade até avaliações e prospectivas das tendências da inflação e expectativas gerais para variáveis macroeconômicas.

Em seu segundo dia da reunião, do qual participam apenas os membros do Comitê, os diretores de Política Monetária e de Política Econômica, após análise das projeções atualizadas para a inflação, apresentam alternativas para a taxa de juros de curto prazo e fazem recomendações acerca da política monetária. Em seguida, os demais membros do Copom fazem suas ponderações e apresentam eventuais propostas alternativas. Ao final, procede-se à votação das propostas, buscando-se, sempre que possível, o consenso.

A decisão final - a meta para a Taxa Selic e o viés, se houver - é imediatamente divulgada à imprensa ao mesmo tempo em que é expedido Comunicado através do Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen). As atas em português das reuniões do Copom são divulgadas às 8h30 da quinta-feira da semana posterior a cada reunião, dentro do prazo regulamentar de seis dias úteis, sendo publicadas na página do Banco Central na internet ("Atas do Copom") e para a imprensa.

Ao final de cada trimestre civil (março, junho, setembro e dezembro), o Copom publica o documento "Relatório de Inflação", que analisa detalhadamente a conjuntura econômica e financeira do País, bem como apresenta suas projeções para a taxa de inflação.
Reuniões
Full transcript