Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Copy of Copy of FLORESTA DE ARAUCÁRIA

No description
by

Gustavo Ribeiro

on 21 April 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Copy of Copy of FLORESTA DE ARAUCÁRIA

FLORESTA OMBRÓFILA MISTA
FAUNA
INTRODUÇÃO
A Floresta de Araucárias é um ecossistema do bioma Mata Atlântica, no qual, a planta que predomina é a Araucária (
Araucaria angustifolia
). Possui vários nomes, dentre eles Floresta de Araucárias ou Mata de Araucárias, mas o cientificamente correto é Floresta Ombrófila Mista, por ter chuvas frequentes e ser considerada uma zona de transição.
LOCALIZAÇÃO
Pode ser encontrada nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Também se encontra em algumas regiões altas de alguns estados da região Sudeste. Locais onde o clima predominante é o subtropical, onde o inverno é rigoroso, com geadas frequente e até neve em alguns municípios e o verão quente. As temperaturas variam de 30ºC no verão à valores negativos no inverno.
FLORA
Caracterizada pela presença do Pinheiro Brasileiro ou Araucária. Nesse tipo de floresta coexistem representantes de florestas tropicais e temperadas, variando a densidade arbórea. Há uma grande variedade de espécies como a canela, sassafrás, a imbuia, a erva-mate e o xaxim, sendo algumas delas endêmicas.
ARAUCARIA ANGUSTIFOLIA
A Araucária atende por vários nomes, como Pinheiro Brasileiro ou Pinheiro do Paraná. Seu tronco é cilíndrico e reto, podendo atingir até 50 metros de altura e 2 de diâmetro. Pode atingir até 700 anos de idade, estando entre as espécies de plantas com maior longevidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/biomas/ floresta_com_araucaria_(mata_de_pinhais).html acessado em 30 de março de 2015
http://matadearaucarias.blogspot.com.br/2008/05/mata-de-araucrias-um-dos-ecossistemas.html acessado em 30 de março de 2015
http://www.apremavi.org.br/floresta-com-araucarias acessado em 30 de março de 2015
http://www.infoescola.com/geografia/mata-de-araucarias/ acessado em 30 de março de 2015
http://araucariasecampos.blogspot.com.br/2013/04/fauna-e-flora-das-araucarias.html
http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-33--48-20090618
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/florestal/programas_e_projetos/o_pinhao_-_semente_da_araucaria.html
http://sistemas.mma.gov.br/portalcnuc/rel/index.php?fuseaction=portal.exibeUc&idUc=262
http://www.fontedosaber.com/geografia/mata-de-araucarias.html
IMPORTÂNCIA ECONÔMICA
PINHÃO
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Parque Nacional das Araucárias
É uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza situada nos municípios catarinenses de
Passos Maia
e
Ponte Serrada,
em Santa Catarina. O parque foi criado em 19 de outubro de 2005 através de decreto da Presidência da República. A área do parque compreende 12,841 ha de florestas com araucárias.
Gustavo Ribeiro
Ingrid Hyrycena
Thaís Michelli

O pinhão, que garante a alimentação de muitas espécies animais, principalmente roedores e pássaros, entrou para o ''cardápio'' das pessoas antigamente, sendo a principal fonte de alimentação de algumas tribos indígenas do sul do Brasil. Possui grande valor nutricional e até medicinal. A importância socioeconomica do pinhão para o interior do Paraná, sobretudo naquelas regiões de maior pobreza, reveste este projeto de um grande apelo, pois representa uma fatia bastante expressiva do emprego e renda, com fortes impactos na qualidade de vida de um grande contingente de pessoas, tanto na produção como na comercialização deste produto.Além de denotar um forte apelo socioeconomico, este estudo também pressupõe a existência de impactos ambientais igualmente relevantes. A coleta de pinhão provoca impactos ambientais, notadamente à diversidade biológica e genética, bem como a toda a cadeia alimentar no ecossistema.
A madeira da araucária é de alta qualidade, e foi usada na confecção de móveis e construção de casas por muito tempo. Já foi de importância básica para a economia brasileira, mas com o desmatamento desenfreado, seu corte foi proibido, diminuindo a utilização de sua madeira. Encontra-se também a erva-mate, que apresenta grande importância econômica, principalmente para a população do Sul do país, que consome bastante, pela sua cultura de beber chimarrão.
Em relação a fauna é um dos mais ricos em biodiversidade, contando com indivíduos raros, endêmicos e espécies migratórias. Sendo os animais em extinção: a onça-pintada, a jaguatirica, o mono-carvoeiro, o macaco-prego, o guariba, o mico-leão-dourado, vários saguis, a preguiça-de-coleira, o caxinguelê e o tamanduá.
EXPLORAÇÃO
Um fator contribuinte para a exploração desse ecossistema é por se localizar em local de terra fértil. A araucária possui uma tendência de inibir o crescimento de outras plantas ao seu redor, facilitando a extração.
SITUAÇÃO ATUAL
Atualmente, esse ecossistema se encontra quase extinto, pela alta qualidade da madeira. Desde 1930, estima-se que mais de 100 milhões de árvores foram derrubadas.
MATE
Mate (
Ilex paraguariensis)
ou erva-mate como é mais conhecida, é uma árvore da família aquifoliáceas. É consumida como chá (servido quente ou gelado) chimarrão ou tereré. Pode atingir doze metros de altura, possui caule cinza, folhas ovais e fruto pequeno e verde ou vermelho-arroxeado.
Full transcript