Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Lean Transformation PIMS

No description
by

Diego Gomes

on 1 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Lean Transformation PIMS

CÓDIGO DE CONDUTA Um time, uma voz — não há posição entre os membros do time
Mantenha a mente aberta para mudanças
Não fique em silêncio se você não concordar
Crie um ambiente sem apontar culpados e com respeito
“Perfeição” é inimiga do “Bom”
Envolva os funcionários das áreas de trabalho
Dê aos funcionários a oportunidade de participar de mudanças importantes
Mantenha a atitude positiva
Pense antes de qualquer coisa
Sempre pergunte ”PORQUE” ?
Planos somente são bons se forem implementados; planos tem sucesso somente se os ganhos forem sustentáveis
Não pode usar o termo “NÃO PODE!”
Use o princípio da Nike: JUST DO IT!
Divirta-se. Contribua! É uma mentalidade, não um projeto

É a versão da Pentair de LEAN PIMS – Processos Para ter foco exclusivo no cliente, ótimas pessoas e os dados certos, é necessário criar um plano de transformação de melhoria de processo. A metodologia PIMS inclui muitas ferramentas que pode nos auxiliar.

Porém, para acelerar a transformação em entrega ágil, escolhemos sete processos chaves para implementar em todas as organizações e fábricas, para fornecer o maior e melhor benefício. WESTLOCK CONTROLS
Sorocaba - Brasil "Hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje" PIMS COMPROMISSO O QUE É PIMS ? Conscientizar os colaboradores sobre a iniciativa e benefícios que o método trará para o nosso dia a dia. OBJETIVO Apresentar e informar os Colaboradores,
sobre o Plano deTransformação Lean para Pentair Actuations & Controls Sorocaba.
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO PENTAIR SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO PENTAIR Ela ajuda a criar processos sustentáveis que proporcionam maior valor aos nossos clientes e acionistas.

É a busca incansável para erradicar resíduos e melhorar a velocidade de todos os processos. PIMS princípios, processos e ferramentas podem ajudar os empregados em qualquer função para aumentar a eficiência, melhorar a eficácia e apoiar o crescimento.

Ele encarna o nosso lema: "Melhorar a cada dia!" VALOR, CRESCIMENTO, DESPERDÍCIO E VELOCIDADE Valor é o trabalho que o Cliente deseja ao pagar. Desperdício é tudo que não agrega valor aos nossos produtos e Cliente Velocidade é o quão rápido podemos crescer, inovar e criar valores aos nossos Clientes Ao eliminiar o desperdício e aumentar a velocidade, forneceremos maior valor e conduziremos o Crescimento PIMS - Cliente Primeiro O modelo PIMS tem nossos Clientes ao em seu centro. O PIMS coloca o Cliente primeiro, ao concentrar-se no valor que derivam dos produtos e serviços que fornecemos. PENTAIR INTEGRATED MANAGEMENT SYSTEM PIMS – Pessoas Todos os colaboradores da Pentair têm uma função ao tornar Empresa ágil e processos de rápido crescimento uma parte essencial da cultura e dos processos da Pentair. As pessoas mais próximas ao trabalho na Pentair identificam ideias para melhorias e estão envolvidas em tomar as decisões chaves como sobre podemos trabalhar mais eficiente e eficazmente.
Nossos talentos fazem isso por meio de:
- Eventos de transformação e melhoria, além de práticas de ágil implementação, que dão poder as pessoas para descobrir e eliminar desperdícios.
- Utilizar o processo de rápido crescimento para assegurar que o processo pode ser repetido e alinhado especificamente as prioridades chaves corporativas e das unidades de negócio. PIMS – Dados Melhoria continua requer a medição regular de nossa eficácia. Medir e acompanhar nosso desempenho e nossas atividades nos permite tomar decisões baseadas em dados, o que leva a melhores resultados.

Pois empresa ágil, segura, qualidade, entrega custo e dinheiro (SQECD) são os principais indicadores de processo que usamos para medir como as mudanças afetam o valor que criamos.
Abaixo alguns exemplos de medidas para cada um das cinco áreas.

Segurança = Taxa de Acidentes e Quase Fatalidades.
Qualidade = Custo de Garantia, Taxa de Defeitos, Rendimento da Primeira Leva e Resíduos.
Entrega = Entrega no Prazo, Lead-Time e Tempo de Resposta.
Custo = Melhora da Produtividade, Despesas Reais vs Planejadas e Produção por Pessoa por Hora.
Dinheiro = Dias de Estoque disponível, Dias a Vender, Dias a Pagar. Quando implementamos o foco PIMS em pessoas, dados e processos com disciplina rigor e paixão, alcançamos resultados inimagináveis.

Isso é comprovado pelo nosso atendimento ao cliente, líder no setor, empregados talentosos e comprometidos, e retornos excepcionais aos acionistas. PIMS – Resultados Resumo de PIMS O PIMS pode ser resumido em pessoas talentosas e comprometidas tomando decisões baseadas em dados e em processos, para criar processos sustentáveis que alcançam resultados superiores para nossos clientes e acionistas. TRANSFORMATION PLANNING O Processo de Planejamento da Transformação determina o estado atual do negócio, o estado futuro e o plano necessário para executar a mudança do estágio atual para o futuro.

O Planejamento da Transformação segue as seguintes etapas:
Criando o estado atual do mapa do fluxo de valor teremos o clara noção de onde estamos hoje.

O VSM é uma ferramenta que visualmente representa os elementos (que agregam ou não valor) do fluxo de valor requerido para transformar informação e material em produto acabado.

VSM:
Utiliza simbologia padrão e descreve toda a Operação;
Inclui o fluxo de material do fornecedor para a produção e desta para o cliente;
Mostra como as informações caminham;
Mostra ineficiências e chama atenção para as oportunidades de eliminação de desperdício. A Casa do Lean é composta de dois Pilares:

Estabilização
Melhoria Contínua

Mais 7 processos de transformação:

#1 - Implantação da Estratégia

#2 - Planejamento da Transformação

#3 - 5S

#4 - Trabalho Padrão

#5 - Criação de Fluxo Contínuo

#6 - Fluxo de Materiais

#7 - Gestão Visual (MDI) O MODELO DA EMPRESA LEAN O Sistema Lean Faz A Pentair Ser Enxuta Em Todos Os Negócios 1.VSM Atual
2.VSM Futuro
3.Plano de Transformação Lean
4.A3 para Projetos
5.Avaliação da Planta
6.RCCM Planejamento de Transformação segue a metodologia PDCA. PLANEJAR Localizar Oportunidades
Estabalecer Planos de Ações FAZER Execução do Plano
Colocar Plano em Prática CHECAR Verificar o Atingimento das Metas
Acompanhar Indicadores AGIR Ação corretiva do insucesso.
Padronizar e Treinar no sucesso. O QUE É PROCESSO? Uma série de atividades inter-relacionadas que transformam entradas em saídas, a fim de criar valor para o cliente Pentair Actuation & Controls Processo transforma entrada em saída…matéria-prima em produto! MAPA DO FLUXO DE VALOR (VSM) ...porque cria uma visão comum do processo... VSM é importante... VSM É IMPORTANTE... … porque muitas vezes mais do que uma versão de processo "existe" ... Como o processo é definido e documentado O que ocorre na prática... O estado ideal O processo esta funcionando como você pensou? Como o processo realmente trabalha Como você desejaria que fosse o processo Utiliza uma ferramenta visual que auxilia a todos enxergarem o fluxo de valor;
Estabelece uma linguagem comum;
Mostra claramente as atividades necessárias para entregar o que o cliente comprou;
Identifica desperdícios;
Capacita o time para enxergar todo o processo e elaborar um plano de transformação.
O VSM não:
Melhora o fluxo de valor sozinho;
Substitui os eventos Kaisen;
Substitui as melhorias de processos.
Mapa sozinho não é nada, você precisa agir. POR QUE DESENHAR O VSM? OS 8 DESPERDÍCIOS As atividades são divididas em 3 tipos: as que agregam valor ao trabalho, as que não agregam valor ao trabalho e as chamadas incidentais.

1. Agrega Valor – atividades que transformam informações e materiais em produtos acabados;

2. Incidentais – atividades que não agregam valor mas precisam ser realizadas;

3. Não Agrega Valor – atividades que não agregam valor ao produto e portanto podem ser eliminadas. 3 TIPOS DE ATIVIDADES Lembre-se dos 3 A’s: A atividade chama ATENÇÃO do cliente e ele quer pagar por isso?

A atividade ALTERA o produto ou processo?

Fazer A PRIMEIRA VEZ corretamente. O QUE É PERDA? Perda é qualquer coisa que não agrega valor no produto final ou não contribui no processo de transformação do produto;

Perda somente acrescenta tempo e custo;

Perda é qualquer coisa que o cliente não estaria disposto a pagar. ALINHAMENTO COM A IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA Para determinar a prioridade abordando as perdas e as oportunidades identificadas, devemos agora fazer o alinhamento com as metas estabelecidas na Implantação da Estratégia (Strategy Deployment). Rodada 1 Construindo casas Como Podemos Fazer? SIMULAÇÃO E DISCUSSÃO BASE PARA A CONSTRUÇÃO LEAN 5S é a matéria-prima para a operacionalização do Lean.

Quando bem implementado, 5S fortalece a base para as futuras melhorias contínuas Definição 5s 5S é um processo que cria Segurança, Limpeza, Organização, Alta Performance no Trabalho. 5S orienta as melhorias em Safety, Quality, Delivery, Cost and Cash;
Um programa bem implementado 5S gera resultados positivos 5S NÃO É Housekeeping (faxina) 5S – ORGANIZAÇÃO LOCAL DE TRABALHO O 5S orienta as melhorias no SQDCC gerando segurança, limpeza, organização e alta performance através:

Criação de operações repetidas e conhecidas para eliminar riscos de segurança e ergonomia;
Aumento no controle e confiança dos processos;
Redução de variações e defeitos;
Construção dos pilares da melhoria contínua;
Criando condições para que os defeitos sejam aparentes;
Reduzindo a perda de tempo. 1. CLASSIFICAR – classifique o conteúdo da sua área de trabalho, identificando e removendo todos os itens desnecessários;

2. ARRUMAR – defina um local de fácil acesso para os itens necessários ao trabalho;

3. ELIMINAR – efetue limpezas regularmente, continuamente procure por anormalidades e enderece as ações, mantendo assim o local limpo e organizado;

4. PADRONIZAR – padronize o local de trabalho criando controles visuais e diretrizes para a melhoria contínua dos 3 passos anteriores;

5. MANTER – mantenha este padrão de trabalho através de treinamentos, auditorias e comprometimento. OS 5 PASSOS DO 5S EXEMPLOS ONDE PODEMOS APLICAR O 5S 5S no Armário De Sapatos 5S EM CASA 5S – ESCRITÓRIO 5S NA NOSSA FÁBRICA 5S NA NOSSA FÁBRICA 5S NA NOSSA FÁBRICA SIMULAÇÃO E DISCUSSÃO Rodada 2 Elimine as perdas
Implemente o 5S Quais melhorias podemos fazer? Gaste 10 minutos para o 5S:
Classifique os itens desnecessários;
Arrume colocando as peças no local que serão usadas;
Elimine jogando o lixo fora.

Perdas
Elimine as 8 perdas no processo. STANDARD WORK – TRABALHO PADRÃO Trabalho Padrão cria um processo previsível que inclui a realização das mesmas atividades, na mesma sequência, da mesma forma para entregar grande valor aos nossos clientes Trabalho Padrão É Fundamental Na Jornada Lean DEFINIÇÃO E OBJETIVOS DO TRABALHO PADRÃO Trabalho Padrão é o processo de criação da melhor combinação entre pessoas e recursos minimizando a quantidade de mão-de-obra, espaço, inventário e equipamento. O Trabalho Padrão cria operações previsíveis de forma a realizar as mesmas atividades, na mesma sequência, da mesma forma para entregar grande valor aos nossos clientes.

O Trabalho Padrão tem foco na Estabilização, criando um processo de referência para o trabalho podendo este ser melhorado em seguida. Com um processo previsível implementando, podemos direcionar esforços para a melhoria contínua.

O Trabalho Padrão pode ser implementado em todos os processos da empresa gerando benefícios de estabilização e padronização de processos. Safety: criar o ZERO ACIDENTE no ambiente de trabalho;
Quality: fornecer um processo com variação mínima para garantir a qualidade;
Delivery: consistência na entrega dos pedidos;
Cost: melhorar a produtividade com processos balanceados e previsíveis;
Cash: menos inventário na empresa;
Employee Engagement: funcionário treinado e hábil para colaborar no processo de melhoria. RESULTADOS ESPERADOS EXERCÍCIO DO PORCO Trabalhe individualmente
Pegue um papel sulfite
Desenhe um porco
Dê um nome ao porco
Coloque o porco no flip Trabalho Padrão Criação de Fluxo Contínuo é um processo de quebra de paradigmas e melhora de performance na cadeia de valor pela implacável busca de eliminação de desperdício e através da busca pela excelência.

Para Criar Fluxo, devemos primeiro padronizar. Não podemos melhorar um processo que não é definido. Sem trabalho padrão, não há Kaizen.

Algumas coisas que vemos quando um local de trabalho possui fluxo:

Cada operador processa uma peça por vez no seu local de trabalho;
Quantidade necessária de material, espaço e pessoal;
Lead Time curto;
Número de operadores baseado na demanda;
Anormalidades são aparentes;
Há definição e clareza em cada etapa do processo;
Equipamentos com finalidades definidas. FLUXO CONTÍNUO O objetivo de Criar Fluxo é enxugar a cadeia de valor e estabelecer um ritmo de produção estável eliminando as perdas. Criar Fluxo é não pedir aos operadores que trabalhem mais rápido, é eliminar as perdas.

Quando implementando, o Fluxo Contínuo permite:
Safety: identificar e implementar melhorias em segurança. Reduzir a distância de locomoção dos operadores na célula de trabalho;
Quality: redução dos defeitos pois as causas são rapidamente identificadas e corrigidas;
Delivery: manter um nível de 95% de OTD. Redução do lead-time de dias para minutos;
Cost: melhoria de 50% na produtividade. Redução de 50% de espaço utilizado;
Cash: significativa diminuição de material em processo. Lead-time curto, baixo inventário. OBJETIVO DO FLUXO CONTÍNUO SIMULAÇÃO E DISCUSSÃO RODADA 3 Trabalho Padrão
Fluxo Que melhorias podemos fazer? Fluxo Contínuo com One Piece Flow Não produz grandes lotes e nem inunda a fábrica com estoques de material em processo. O Sistema One Piece Flow (fluxo de uma peça por vez), que diminui a quantidade de material para uma peça em cada estação de trabalho. Desta forma, o operador transita entre as estações transportando o componente e o monta por completo. Configuração mista em que um só produto é fabricado. Por razões económicas, é montado um lote (batch) em vez de um só item. Os lotes tendem a resultar em níveis mais elevados de inventário pois a produção não se baseia em requisitos reais. O fluxo em lote é um compromisso entre a produção em massa, na linha de montagem, e o artesanato ou trabalho manual. Fluxo em lote (Batch flow): O mesmo princípio da linha de montagem, mas o fluxo é verdadeiramente contínuo porque a matéria-prima é fluida e circula num tubo, e não numa linha de montagem. O engarrafamento surge literalmente no ponto em que o tubo é mais estreito. Fluxo continuo (Continuous flow) O que é Lean Manufacturing? Sistema de gestão focado em combater os desperdícios a fim de melhorar a qualidade, diminuir os custos de produção e o tempo de fabricação, agregando maior valor ao produto fabricado e entregue ao cliente. FIM Obrigado a todos!!! TRANSFORMAÇÃO LEAN Treinamento Introdução ao PIMS Diego Gomes Revisado por: Diego Gomes
Emerson Barroso
Norberto Vernalia
Wagner Salgado Elaborado por:
Full transcript