Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Resenha Crítica

No description
by

Alexandre Marques

on 7 September 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Resenha Crítica

Resenha
Crítica

A resenha é um gênero discursivo que combina a apresentação das características essenciais de uma dada obra (artigo, filme, livro, peça de teatro, etc.) - o resumo - com comentários e avaliações críticas sobre sua qualidade.

Os resenhistas, além de caracterizarem sucintamente a obra analisada, apresentam uma série de juízos de valor que procuram oferecer ao leitor uma avaliação da qualidade e da validade dessa obra.

Por esse motivo, as resenhas são textos argumentativos, uma vez que os juízos de valor devem ser acompanhados de argumentos que os sustentem.
Resenha Crítica
Juízo de valor é um conceito filosófico e refere-se a um julgamento que expressa uma apreciação, uma avaliação ou uma interpretação sobre a realidade. Os juízos de valor opõem-se aos juízos de fato, que dizem o que as coisas são, como são e por que são.

Se dizemos “Está chovendo”, estamos enunciando um acontecimento constatado por nós. Manifestamos, portanto, um juízo de fato. Se, porém, dizemos “A chuva é triste”, passamos da constatação à interpretação de um fato, porque o avaliamos subjetivamente. Manifestamos, neste caso, um juízo de valor.
Juízo de Valor?
O perfil dos leitores de resenhas varia tanto quanto as obras resenhadas.

Procuram ler resenhas de livros aquelas pessoas que gostam de ler e procuram informações mais detalhadas sobre os lançamentos na área. O mesmo ocorre no caso de músicas, filmes, shows, histórias em quadrinhos, peças de teatro, exposições, etc.

Todos os leitores de resenha apresentam uma característica em comum: desejam não só uma descrição de uma determinada obra ou fato, mas também uma opinião sobre a sua qualidade. Se confiam nos autores das resenhas, podem se basear em seus textos para decidirem se vale ou não a pena conhecer tal obra.

Os resenhistas, por sua vez, devem conhecer o perfil de seus leitores, porque ele poderá variar, dependendo do contexto de circulação de seus textos.
Os leitores das resenhas
Resenha do Filme Piratas do Caribe 3
Estrutura da resenha
A necessidade de trazer uma caracterização resumida da obra ou fato analisados e também de apresentar uma opinião sustentada por argumentos é traduzida, na estrutura das resenhas, pela presença de alguns trechos destinados a cumprir tais funções.
Assista ao curta de animação VIDA MARIA, de Joelma Ramos e Márcio Ramos, 2006.

Anote as informações (nomes, locais, etc. ) que julgar necessárias para a produção de uma
resenha crítica
INDIVIDUAL.
Em uma resenha, deve haver cinco elementos essenciais:
• O título
• A referência da obra
• Alguns dados do autor da obra resenhada
• O resumo, ou síntese do conteúdo
• A avaliação crítica

Resumo
O resumo que consta em uma resenha apresenta os pontos essenciais do texto. Pode-se resumir agrupando em um ou vários blocos os fatos ou ideias do objeto resenhado. Veja o exemplo do resumo feito de "Língua e liberdade: uma nova concepção da língua materna e seu ensino" (Celso Luft), na resenha intitulada "Um gramático contra a gramática", escrita por Gilberto Scarton.
Full transcript