Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

O Supremo Lider do Mundo - BVD dez-2012

No description
by

janaina batista

on 15 December 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of O Supremo Lider do Mundo - BVD dez-2012

Com base na explanação do presidente Ikeda publicada na revista Terceira
Civilização, ed. 528, ago. 2012 Frase do Gosho Para compreender mais Vitória ou derrota
no budismo Para refletir.... O Budismo preocupa-se primariamente com a vitória ou a derrota, enquanto o governo é baseado no princípio da recompensa e punição.

Por essa razão, um buda é visto como o supremo líder do mundo, ao passo que um rei é considerado Aquele que Governa Segundo sua Vontade (END, v. II, p. 265). - Daishonin nos ensina a importância de manter a determinação de jamais abandonar a fé para superar as dificuldades.

- O incentivo de Daishonin nesta carta está imbuído de seu ardente desejo de orientar Shijo Kingo na direção da vitória. Partindo para ação O Supremo Líder do Mundo Cenário Histórico Destinatário: Shijo Kingo, fiel discípulo do Buda Nitiren Daishonin.

ano da carta: 1277, há 735 anos.

autor: Nitiren Daishonin, que se encontrava no Monte Minobu. O que estava acontecendo? Consequência? Ação imediata do mestre? A essência do escrito? Os mestres, invariavelmente, querem que seus discípulos vençam.

O ponto-chave da orientação de Nitiren Daishonin em O Supremo Líder do Mundo é que “o Budismo se preocupa primariamente com a vitória ou derrota” (END, v. II, p. 265). O que vamos aprender com este trecho do escrito? O budismo se baseia no conceito de vitória ou derrota.

- O que é vitória no budismo.

- Qual o comportamento correto para se alcançar a vitória.

Lei da recompensa ou punição:
Num aspecto mais amplo, o princípio da recompensa e punição esclarece sobre as relações de poder que existem em todas as esferas da vida — seja na família, escola, trabalho, governo etc. Lei da vitória ou derrota do Budismo Nitiren:
A vitória absoluta é um vasto estado de vida que abarca o universo e não deve ser confundido apenas com recompensas materiais ou espirituais.

Essa confusão ocorre muitas vezes porque a sociedade valoriza a reputação conquistada por meio de recompensa e punição. A dúvida..... 1. Continuar sua prática budista, arriscando perder sua propriedade; ou

2. Obedecer à ordem do seu lorde e renunciar a fé no Sutra de Lótus. Para Daishonin, um rei é chamado “Aquele que governa segundo sua vontade” (END, v. II, p. 265). De modo geral, isso pode se referir a um rei no reino secular que governa seus súditos distribuindo
recompensa e punição tal como lhe agrada. Daishonin refere-se ao Supremo Líder do Mundo, um dos títulos do Buda, ou seja, um campeão de sabedoria inigualável que triunfou sobre o sofrimento e a ilusão e adquiriu um estado de felicidade indestrutível.

Ele menciona esse título para destacar a importância de usar a profunda sabedoria do budismo para reconhecer o que é de verdadeiro valor para construirmos confiantemente uma vida de felicidade e vitória absolutas em meio à realidade. O que é um rei? Vença, independentemente da influência (...) quem governava
com justiça, baseado nos princípios budistas, e desfrutava de prosperidade (...)

(...) Com isso, ele diz
que nossas ações, dependendo se estão em sintonia ou contra os princípios universais do budismo expostos pelo Buda Sakyamuni, produzem em nossa vida tanto consequências positivas quanto negativas — recompensa ou punição — com base na lei de causa e efeito (END, v. II, p. 270). Liberdade e budismo Daishonin encorajava Shijo Kingo a não ser
derrotado, por mais difíceis que fossem suas atuais circunstâncias.

A imensa benevolência de Daishonin é claramente notada na profundidade contida neste escrito, que explica a história do budismo e seus princípios a fim de fortalecer a convicção de Shijo Kingo para ele triunfar. A vida é vitória ou derrota.... “Mas nem sempre é possível vencer. O importante é jamais permitir a si mesma ser derrotada. Viva de forma a jamais ser vencida, sejam quais forem as circunstâncias.” O que este Goshô (escrito) sugere? -Em todas as situações, tenha fé inabalável.
- Tome decisões baseado no conceito de vitória ou derrota do budismo.
- Faça do budismo o seu guia fundamental. Conclusão do Mestre “Os mestres sempre anseiam ouvir as vitórias e conquistas de seus discípulos. Isso certamente
aconteceu com meu mestre, o segundo presidente da Soka Gakkai, Jossei Toda. Sempre lutei
valentemente como seu discípulo direto, e nada me fez mais feliz que relatar minhas conquistas a ele.
É o mesmo até hoje. Agora, em especial, estou orgulhoso por informar ao meu mestre que
estabelecemos uma sólida rede de jovens dedicados ao avanço do Kossen-rufu mundial no futuro. O real desenvolvimento de nosso movimento está estritamente ligado aos discípulos que lutam e vencem em suas respectivas missões em prol do Kossen-rufu.” Obrigado!
Full transcript