Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A CRISE DOS PARADIGMAS E O SURGIMENTO DA MODERNIDADE

No description
by

Jéssica Spineli

on 21 March 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A CRISE DOS PARADIGMAS E O SURGIMENTO DA MODERNIDADE

A CRISE DE PARADIGMAS E O SURGIMENTO DA MODERNIDADE A CRISE DE PARADIGMAS
E A EDUCAÇÃO Visão de Kuhn
"A crise de paradigmas se opõe assim ao que chama de ciência normal, períodos de estabilidade em que há uma aceitação generalizada de determinados modelos teóricos explicativos". A crise dos paradigmas e a educação- 8ª edição (p.16). Visão Platônica "Um paradigma é um modelo, um tipo exemplar, que se encontra em um mundo abstrato e do qual existem instâncias, como cópias imperfeitas, em nosso mundo concreto". A crise dos paradigmas e a educação- 8ª edição (p.14) Os paradigmas apresentam a evolução do pensamento científico ao longo da história da humanidade, especialmente, no que se refere aos paradigmas da ciência e sua influência na educação. Paradigmas Visão de Kant X Visão de Hegel A crítica de Hegel à filosofia Kantiana, como o primeiro questionamento do paradigma subjetivista, uma vez que se dirige, precisamente, contra o pressuposto do caráter originário da subjetividade, Contrapondo a esta ideia a noção de uma consciência historicamente determinada, constituída e não mais originária. Mudanças nos Paradigmas Escolares O mundo contemporâneo é cada vez mais complexo e exigente, portanto as mudanças são cada vez mais profundas, e assim deve proceder a escola, não por fora, por nomenclatura ou somente de comportamento, mas mudanças de mentalidade. Mudanças nos Paradigmas Escolares A Escola precisa estar equipada para atender as diversas exigências da modernidade e promover capacitações diferentes para toda a comunidade escolar A Escola precisa criar ambientes físicos que favoreçam trabalhos de grupo, diferenciados e simultâneos.
Na era da Cibernética, a escola não pode estar de fora. A Escola precisa investir em ambientes informatizados. Mudanças nos Paradigmas Escolares Os Novos paradigmas do Ensino/tecnologia O ensino precisa ser dinâmico e formador de opinião. A ênfase precisa ser no ensinar a interpretar e a julgar. O ensino precisa ser mais formativo que informativo, pois para isto os alunos têm outros recursos além da escola.
O ensino precisa ser informatizado, pois os recursos estão aí para serem "usados e abusados", com propósitos bem delineados pela realidade de cada grupo. Os Novos paradigmas do Ensino/tecnologia Ensino Interativo. O ensino precisa ser conjugado com imagens, gráfico e sons.
O ensino precisa apresentar um outro tipo de informação. A informação apresentada precisa ser não-linear e não seqüencial, para isto temos a Mídia Interativa. O ensino precisa dar oportunidade de simulação via multimídia através da realidade virtual, sem que com isto venhamos a alienar nossos alunos.
O ensino precisa de uma visão globalizante. O aluno precisa compartilhar conhecimentos com colegas em locais diferentes do mundo, ou seja, com outras culturas.
O ensino precisa apresentar uma nova proposta curricular: visão holística, múltiplas inteligências, integração de conhecimentos (interdisciplinaridade), etc. Os Novos paradigmas do Ensino/tecnologia Conclusão Evoluir é um processo inerente à condição humana. Entre encontros e desencontros, o processo evolutivo da espécie humana nunca se expandiu tanto em termos de informação, como ocorreu no início do século XX. Na realidade, o limiar do século citado representou uma mudança radical no meio científico e, consequentemente, na forma de se enxergar o mundo. Educação On Line: Reflexões e Práticas Profª: Adriana Rocha - Mestrando: Octávio Silvério
UFJF- FACED- Pedagogia/ 2º Período Alunas: Jéssica Nascimento e Silva
Jéssica Oliveira Spineli
Lígia Lage dos Santos
Ondina F. Aparecida Cândido
Full transcript