Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

União Europeia

Introdução à União Europeia
by

Vitor Figueiredo

on 11 April 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of União Europeia

Juntos desde 1957
União Europeia
União Europeia
1973 - 1º Alargamento
9 Países
Evolução da União Europeia
1986 - 3º Alargamento
12 Países
Evolução da União Europeia
1995 - 4º Alargamento
15 Países
Evolução da União Europeia
1981 - 2º Alargamento
10 Países
Evolução da União Europeia
Evolução da União Europeia
França
Alemanha (RFA)
Itália
Bélgica
Países Baixos
Luxemburgo
Reino Unido
Irlanda
Dinamarca
Grécia
Portugal
Espanha
Áustria
Suécia
Finlândia
2004 - 5º Alargamento
25 Países
Evolução da União Europeia
EStónia
Letónia
Lituânia
Polónia
R. Checa
Eslováquia
Eslovénia
Hungria
Malta
Chipre
2007 - 6º Alargamento
27 Países
Evolução da União Europeia
Roménia
Bulgária
Países Candidatos
Evolução da União Europeia
Turquia
Islândia
Sérvia
Montenegro
Macedónia
ALbânia
Países potenciais candidatos
Bónia e Herzegovina
Kosovo
Juntos desde 1957
Euro
- Atualmente o Euro é a moeda oficial em 19 países da UE. A Letónia (2014) e a Lituânia (2015) foram os últimos a aderir.
História e Objetivos da UE
- A União Europeia (antiga CEE) surgiu na sequência da destruição e empobrecimento da Europa no final da II GM (1939-1945), enquanto os EUA e a URSS se transformaram nas duas grandes potências mundiais. Alguns políticos entenderam que a união dos países europeus seria a única forma de:
Instituições da UE
Sopa de Letras dos Países da UE
Parlamento Europeu
É a instituição onde se reúnem os representantes dos governos dos Estados-Membros, com competência num determinado domínio. Desempenha diversas competências, nomeadamente: Contribui para a coordenação das políticas dos Estados-Membros; Desenvolve a PESC; Celebra, em nome da União, acordos internacionais; Aprova, com o Parlamento Europeu, o orçamento da UE.
Conselho da União Europeia
Define as orientações e prioridades políticas gerais da UE. Passou a ser considerado uma instituição formal após a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, em 2009. É composto pelos Chefes de Estado ou de Governo dos Estados ­Membros e pelo Presidente da Comissão Europeia.
Conselho Europeu
Símbolos da União Europeia
Outras Instituições da UE:
. Tribunal de Justiça
. Tribunal de Contas
. Banco Central Europeu

Existem igualmente diversos Órgãos e Agências especializadas em várias áreas de atuação.
- Em 1 de Janeiro de 2002, entraram em circulação as notas e as moedas em Euros (foi usado como moeda escritural desde janeiro de 1999).
- Em Portugal, o Escudo deixou de circular totalmente a 1 de Março de 2002.
- É igualmente utilizado como moeda oficial em outros estados do continente europeu: Andorra, Mónaco, São Marino, Vaticano, Montenegro e Kosovo.
. melhorar as condições de vida da população
. promover a paz, a harmonia e o equilíbrio
. promover a unidade política e económica
. fomentar o crescimento económico e o desenvolvimento
. reduzir as desigualdades sociais e económicas
Em 1951 foi assinado o Tratado de Paris, que criou a CECA -Comunidade Europeia do Carvão e do Aço
Em 1957 (25 de Março) f´oi assinado o Tratado de Roma, que criou a CEE - Comunidade Económica Europeia e a CEEA - Comunidade Europeia da Energia Atómica (Euratom)
1957 - Comunidade Económica Europeia (CEE)
6 Países Fundadores
Esta apresentação pretende sistematizar algumas informações sobre a União Europeia, nomeadamente sobre:
- História
- Objetivos
- Estados-Membros
- Instituições
- Símbolos
- Euro
- Curiosidades
Lema
O lema da União Europeia é "Unida na Diversidade".
Moeda
A Moeda da União Europeia é o Euro.
Hino
O Hino da União Europeia é o Hino da Alegria da 9ª sinfonia de Ludwig van Beethoven.
Dia
O Dia da Europa é comemorado a 9 de Maio.
Bandeira
A bandeira da União Europeia é constituída por estrelas douradas, dispostas em círculo, sobre fundo azul, porque “ouro sobre azul” é sinal de harmonia, paz e equilíbrio. São doze estrelas, porque este número simboliza a perfeição e a unidade.
É uma assembleia de deputados, com funções principalmente legislativas, que representam os cidadãos da UE, escolhidos de cinco em cinco anos pelos eleitores dos 28 Estados-Membros. Dispõe igualmente de competências para, juntamente com o Conselho da UE, aprovar o orçamento anual da UE.
Comissão Europeia
É o órgão executivo da UE, responsável pela sua gestão quotidiana, pela aplicação das sua políticas, pela atribuição dos fundos da UE. Propõe e aplica legislação, representa os interesses da União no seu conjunto e é responsável por garantir o cumprimento dos Tratados e da legislação europeia.
Domínios de Atuação da UE
. Mercado Único Europeu, em que pessoas, mercadorias, capitais e serviços podem circular livremente pelos países membros.
. Sistema Monetário Europeu, associado à criação da moeda única – EURO.
. Políticas Económicas comuns a todos os países membros da UE para desenvolver diversos setores económicos como a agricultura, a pesca, a indústria, o comércio, as comunicações, os transportes, a energia, o ambiente...
Exercícios sobre a UE
Monumentos dos Países da UE
Palavras-Cruzadas dos Países da UE
Mapa dos Países da UE
UE com Humor...
UE com Humor...
UE com Humor...
UE com Humor...
UE com Humor...
A União Europeia pretende desenvolver uma política externa e de segurança comum, em que promove a democracia, a segurança e a paz, o desenvolvimento e a prosperidade, a defesa do ambiente, o respeito pelos direitos humanos... em todo o mundo.
Nesta política são considerados, entre outros aspetos, a não proliferação de armas nucleares, o controlo do armamento da Europa e da exportação de armas e tecnologia militar, a criação de uma força militar comum europeia, o apoio alimentar e humanitário, o combate às alterações climáticas...
União Económica
Política Externa e de Segurança Comum
Política de Justiça e Assuntos Internos
A União Europeia pretende promover a cooperação dos países membros em questões de justiça e de assuntos internos, em domínios relacionados com a imigração e os pedidos de asilo, o tráfico de drogas, ações de terrorismo, falsificações de moeda, fraudes e outras formas de criminalidade internacional organizada. Foi igualemnte criada uma polícia europeia - Europol.
Política Externa e de Segurança Comum
Política de Justiça e Assuntos Internos
União Económica
União Europeia
- Juntos desde 1957

2013 - 7º Alargamento
28 Países
Croácia
Mapa dos Países da UE
Bandeiras dos Países da UE
Países com EURO
Tratados da União Europeia
Criou a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), para que fosse efetuada a gestão conjunta do carvão e do aço, dois recursos indispensáveis à reconstrução europeia após a II Guerra Mundial e ao processo de desenvolvimento industrial em curso. Este tratado caducou em 2002.
Criou a Comunidade Económica Europeia (CEE) conjuntamente com a Comunidade Europeia para a Energia Atómica (CEEA ou EURATOM).
ACTO ÚNICO EUROPEU (1986)
Assinado no Luxemburgo, estabeleceu as condições necessárias para a posterior criação do mercado único europeu (e a livre circulação de mercadorias, pessoas, capitais e serviços).
Também conhecido por Tratado de da União Europeia, altera o nome da organização de Comunidade Económica Europeia para União Europeia, com o aprofundamento da união entre os países, que deixou de ser meramente económica e passou a incluir igualmente aspetos políticos. Neste tratado estão consagradas diversas alterações na organização da União Europeia como: a criação da Política Externa e de Segurança Comum; o processo da união económica e monetária que culminaria na criação do Euro; a criação do estatuto de cidadão europeu, com diversos direitos e deveres associados; a cooperação ao nível da justiça e dos assuntos internos (criminalidade, tráfico de droga e armas, terrorismo, imigração, tráfico de pessoas...).
Reforçou a cooperação entre países (em aspetos relacionadas com a política de justiça e assuntos internos, com a criação de uma política comunitária para o emprego...) e o reforço de alguns direitos fundamentais dos cidadãos europeus e introduziu alguns ajustamentos na organização dos tratados anteriores, particularmente ao nível da reforma das instituições europeias, com o objetivo de preparar a União Europeia para o futuro alargamento a Leste.

Assinado em França, pretendeu concretizar alguns aspetos iniciados com o Tratado de Amesterdão, relacionados com a reforma das instituições da UE para responder aos seus futuros alargamentos e permitir o funcionamento/organização mais eficaz da União e facilitar os seus processos de decisão (aspetos relacionados com a composição da Comissão Europeia, a ponderação de votos no Conselho Europeu, a votação por maioria qualificada...).
Após o fracasso da tentativa de criar uma Constituição Europeia, o Tratado de Lisboa (Tratado Reformador) surge como uma resposta aos desafios de reformulação da organização da União Europeia após os alargamentos recentes de 2004 e 2007.
Este tratado prevê alterações na organização da UE, nomeadamente: o reforço dos poderes legislativos e orçamentais do Parlamento Europeu; a clarificação da repartição de competências e responsabilidades entre a União Europeia e os seus Estados-Membros; a criação de uma Carta dos Direitos Fundamentais juridicamente vinculativa que garante as liberdades e os direitos dos cidadãos europeus; a eleição de um Presidente do Conselho Europeu (que passa a ser considerado uma instituição formal da UE); a criação do cargo de Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança para reforçar o impacto, a coerência e a visibilidade da ação externa da União Europeia.
A sede do Parlamento Europeu é em Estrasburgo (França) e em Bruxelas (Bélgica)
José Manuel Durão Barroso ex. Primeiro-Ministro português, foi Presidente da Comissão Europeia entre 2004 e 2014
A sede da Comissão Europeia é em Bruxelas (Bélgica)
O atual presidente da Comissão Europeia é Jean-Claude Juncker
O presidente do Parlamento Europeu é o alemão Martin Schulz
Federica Mogherini (Itália) que desempenha o cargo de Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.
O presidente do Conselho Europeu é Donald Tusk (Polónia)
Full transcript