Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A Crise do Primeiro Reinado e a Abdicação de Dom Pedro I

No description
by

Victoria Santos

on 28 August 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A Crise do Primeiro Reinado e a Abdicação de Dom Pedro I

Guerra da Cisplatina
A causa da Cisplatina que ocorreu em 1825 até 1828, foi o descontentamento e a oposição ao governo de D.Pedro I. conflito pelo qual esta província brasileira (atual Uruguai) reivindicava a independência. A guerra gerou muitas mortes e gastos financeiros. Derrotado, o Brasil teve que reconhecer a independência da Cisplatina , a atual República Oriental do Uruguai.

Confederação do Equador
Em 1824 a Confederação do Equador, era a tentativa de criar um estado independente e autônomo do governo central.
A causa foi a insatisfação popular com as condições sociais e o descontentamento político da classe média e os fazendeiros autônomos .
Primeira Constituição
Em 1823, durante a elaboração da primeira Constituição brasileira, os políticos tentaram limitar os poderes do imperador.
Neste mesmo ano, o imperador, insatisfeito com a Assembleia Constituinte, ordenou que as forças armadas fechassem a Assembleia. Alguns deputados foram presos.
Primeiro Reinado
O Primeiro Reinado é a fase da História do Brasil que corresponde ao governo de D. Pedro I. Tem início em 7 de setembro de 1822, com a Independência do Brasil e termina em 7 de abril de 1831, com a abdicação de D. Pedro I.
O governo de D. Pedro I enfrentou muitas dificuldades para consolidar a independência, pois no Primeiro Reinado ocorrem muitas revoltas regionais, oposições políticas internas.
Dom Pedro I
Foi o primeiro imperador do Brasil. Nasceu na cidade portuguesa de Queluz em 12 de outubro de 1798. Chegou ao Brasil em 1808. Aos 22 anos, assumiu o governo brasileiro na condição de príncipe regente.
A Crise do Primeiro Reinado e a Abdicação de Dom Pedro I
Desgaste e a Crise do Governo de D. Pedro I
Nove anos após a Independência do Brasil, o governo de D.Pedro I estava extremamente desgastado. O descontentamento popular era grande. O autoritarismo do imperador deixava grande parte da elite política infeliz. A derrota na Guerra da Cisplatina só gerou prejuízos. Além disso, as revoltas e movimentos sociais de oposição foram desgastando, aos poucos, o governo imperial.
A impopularidade de Dom Pedro I, também tem origem de uma possível relação com o assassinato do jornalista e escritor Libero Badaró
Abdicação
Sentindo a forte oposição ao seu governo e o crescente descontentamento popular, D.Pedro I percebeu que não tinha mais autoridade e forças políticas para se manter no poder.
Em 7 de abril de 1831, D.Pedro I abdicou em favor de seu filho Pedro de Alcântara, então com apenas 5 anos de idade. Logo ao deixar o poder viajou para a Europa.
Full transcript