Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Atuação do enfermeiro comunitário na assistência ao cliente

No description
by

António Chá-Chá

on 2 January 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Atuação do enfermeiro comunitário na assistência ao cliente

Ecomapa da Família Lopes
Caso
O Sr. Manuel tem 57 anos é casado com a Sr.ª Maria de 55 anos e têm 2 filhos, o João de 33 anos e a Joana de 27 anos, ambos casados e já com as suas famílias constituídas. O Sr. Manuel estudou até ao 7º ano de escolaridade e era mecânico mas, atualmente está na reforma antecipada uma vez que sofre de retinopatia diabética, no entanto, a patologia só foi diagnosticada há cerca de um ano. Desde então tem frequentado a consulta de enfermagem mensalmente mas, apresenta dificuldades em controlar os seus níveis de glicemia que têm variado, neste último ano, entre os 220 mg/dl e os 300 mg/dl. Os valores da tensão arterial também têm oscilado entre os 137/85 mmHg e os 160/90 mmHg. Está medicado para controlar a diabetes e anualmente vai à consulta de oftalmologia.
Por vezes, quando vai à consulta de enfermagem, faz-se acompanhar da esposa que nem sempre pode estar com o Sr. Manuel, uma vez que é professora do ensino primário e tem o tempo ocupado.
Atualmente o Sr. Manuel adquiriu um aparelho para medir a glicemia capilar e aguarda consulta de enfermagem para ensino do manuseamento do mesmo.
Consulta de Enfermagem
Prevenção Primária:
atividades delineadas para prevenir o aparecimento da doença; reduzir a probabilidade de ocorrência de uma doença específica, incluindo proteção ativa contra ameaças ou fatores de tensão desnecessários, isto é, atividades de promoção da saúde.

Prevenção Secundária:
diagnóstico precoce e tratamento imediato; inclui atividades de prevenção da doença, como por exemplo a diabetes e a hipertensão.

Prevenção Terciária:
tratamento, cuidados e reabilitação no sentido de prevenir a progressão da doença.
A Srª. Maria, como esposa do Sr. Manuel, acompanha-o de vez em quando à consulta de enfermagem, por isso é necessário o enfermeiro tomar isto em conta, e deve:
Referências Bibliográficas
Atuação do enfermeiro comunitário na assistência ao cliente e família e na articulação de recursos através de Medidas Preventivas ao Longo da História Natural da Doença.
Genograma da Família Lopes
Enfermeiro Comunitário
A enfermagem comunitária e de saúde pública desenvolve uma prática globalizante centrada na comunidade (...) O enfermeiro especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública, fruto do seu conhecimento e experiência clínica, assume um entendimento profundo sobre as respostas humanas aos processos de vida e aos problemas de saúde e uma elevada capacidade para responder de forma adequada às necessidades dos diferentes clientes (pessoas, grupos ou comunidade), proporcionando efectivos ganhos em saúde.
Ordem dos Enfermeiros 2010
-Estabelecer, com base na metodologia do planeamento em saúde, a avaliação do estado de saúde de uma comunidade;

-Contribuir para o processo de capacitação de grupos e comunidades;

-Integrar a coordenação dos Programas de Saúde de âmbito comunitário e na consecução dos objectivos do Plano Nacional de Saúde;

-Realizar e cooperar na vigilância epidemiológica de âmbito geodemográfico.
Ordem dos Enfermeiros 2010
Competências do enfermeiro comunitário
O genograma é o registo gráfico da composição da família, contendo pelo menos três gerações seguidas ou sequenciais. O simbolismo adoptado é o preconizado pelo modelo de Calgary.
Genograma
O ecomapa é a representação gráfica dos relacionamentos da família com os sistemas mais amplos (vizinhos, Instituições e serviços da comunidade, Escola, Trabalho…)
Ecomapa
Obrigado Pela Vossa Atenção!!
GONÇALVES, Doroteia, ROSA, Conceição, DUARTE, Fátima, FERREIRA, Sandra & LIVRAMENTO, SUSANA, (2006); Manual de Cuidados de Enfermagem à Família; Funchal; SERVIÇO REGIONAL DE SAÚDE, E.P.E; pp. 37-40

Stanhope, M; Lancaster, J. Enfermagem Comunitária: Promoção da Saúde de Grupos, Famílias e Indivíduos. 4ª Edição. Lusociência: Edições Técnicas e Científicas Lda, 1999.

MATA, Ádala N. de S., SILVA, Magna M. Pereira da & NOGUEIRA, Maria I. dos S., (2012); A TEORIA DO AUTOCUIDADO E SUA APLICABILIDADE PARA A ENFERMAGEM NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF); Disponível em: http://www.convibra.com.br/upload/paper/2012/70/2012_70_4028.pdf

ORDEM DOS ENFERMEIROS, (2010); REGULAMENTO DAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DO ENFERMEIRO ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM COMUNITÁRIA E DE SAÚDE PÚBLICA; Disponível em: http://www.ordemenfermeiros.pt/legislacao/Documents/LegislacaoOE/RegulamentoCompetenciasComunitariaSaude%20Publica_aprovadoAG_20Nov2010.pdf

http://www.sesaram.pt


Full transcript