Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A Fuga das Galinhas: uma teoria Marxista.

No description
by

Letícia Guedes Oliveira

on 10 August 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A Fuga das Galinhas: uma teoria Marxista.

A Fuga das Galinhas: uma teoria Marxista.
Divisão de Clases
Chega-se a um momento em que alguns se encontram com mais poder econômico do que outros e tal status ganha importância na sociedade por possuir poder sobre outros, quando damos entrada ao processo do empregado assalariado.

Para Karl Marx, existe em toda sociedade caracterizada por um capitalismo desenvolvido, a classe dominante e a classe dominada, como consequência desta divisão, a humanidade presenciou várias lutas de classes, ou seja, cada uma tentando impor o seu jeito e sua maneira de viver para tentar superar e dominar as demais.

No filme as galinhas (trabalhadores) não possuem poder econômico suficiente para ocupar tal posição na sociedade então vendem sua força de trabalho para sobreviverem ( novamente a questão da subsistência de Marx) e acabam sendo oprimidas pela dona da granja a mesma sempre subestimou as galinhas o que fica evidenciado em sua fala : “Elas são galinhas; não pensam, não tramam e não são organizadas!” (14 min)
Assim como as outras galinhas, encontra-se alienadas por uma forma de falsa consciência que as faz acreditar que contentar-se é melhor do que tentar melhorar de vida.
Sra. Tweedy tem como principal objetivo o LUCRO, encontrou um novo meio de aumentar seu capital sem depender da produção das galinhas. Comprou uma máquina de fabricação de tortas.
Para Babs é inimaginável a vida sem a presença de um representante ditando as regras, pensa que as galinhas pegas por baixo rendimento são bonificadas com férias, não consegue enxergar a realidade e além disso não reconhece assim como as outras galinhas mais o valor de seu trabalho, permitindo-as serem exploradas e receberem literalmente migalhas em troca, o que Marx chama de mais valia.
Conclusion
Filme : Introdução

O filme, aborda a história de galinhas pertencentes à Granja dos Tweedy, pequena propriedade rural, as quais são semanalmente avaliadas quanto à colocação de ovos em busca sempre de aumentar a lucratividade, e se não aprovadas no teste servem de comida no jantar.
Momento de Rebelião
Com a máquina já pronta o processo de fabricação das tortas tem início, entretanto Ginger e Rocky se arriscam e fazem um boicote na máquina e conseguem paralisá-la por um tempo, o que remete ao movimento Ludista, chamado também de “quebra máquinas”, na Inglaterra durante a Revolução Industrial.
Processo de Revolução
Há momentos aonde a confusão se instaura na granja, aonde todos arrumam brigas com todos, o que confirma a teoria de Marx, que durante o processo de revolução é necessário um representante maior que posso guiar os outros em suas atitudes, para não causar um caos social.
Pensador : Karl Marx
Karl Marx, intelectual proveniente da Alemanha, baseia seu pensamento na necessidade mais básica do homem a subsistência, para ele esta é sanada ao retirar da natureza sua sobrevivência em questões essenciais como alimentação por exemplo.
Para Marx era necessário normatizar a natureza, eis que vos surge a base que determina o pensamento marxista: a Economia.
Industrialização
Suprimindo inúmeros fatores que servem de ilustração da história, a máquina representa perfeitamente a era da industrialização e o desaparecimento de muitos cargos
Exemplo de revolucionária
• Na visão de Marx: personagem caracteriza-se como uma intelectual tem o compromisso ético para com as galinhas- ela deve esclarecer a mente das outras que encontram-se alienadas e alertá-las para o fato de serem uma “classe em si”, que independem da situação imposta naquele local e que devem se organizar visando uma “classe para si”
Personagem : Bunty
Personagem: Babs
Sra. Twedy
O deslumbre pelo enriquecimento e a lucratividade, também serve de objeto de estudo para Marx e torna-se evidente na opinião da Sra. Tweedy quando a mesma diz que vai “tirar da era das trevas para a produção automática e em grande escala!” (13 min.).
Enfim, as galinhas conseguem chegar ao lugar utópico que tanto sonharam, além das montanhas, este lugar maravilhoso, é o qual Marx chama de Comunismo, onde a sociedade não está segmentada em classes e que todos são comuns a todos; não há diferenciação, partidos nem outro tipo de superioridade; uma sociedade governada pelo proletariado.
Full transcript