Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Tipos de concreto

No description
by

Aiman B. M. Tassa

on 4 November 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Tipos de concreto

Tipos de concreto
Resfriado e Translucido

Neste trabalho, visa-se discorrer sobre dois tipos de concreto existentes, o concreto resfriado e o concreto translúcido. Durante o desenvolvimento será possível identificar as vantagens e as desvantagens, as aplicações, do que são compostos e as características e propriedades de ambos.

Concreto Resfriado

Possuí a temperatura de lançamento reduzida através da adição de gelo ou nitrogênio líquido. A temperatura inicial de lançamento é definida por técnicos e deve ser controlada durante toda a concretagem. Após o lançamento, a temperatura interna das peças é monitorada através de termopares introduzidos na estrutura. A razão do uso do gelo e de outros mecanismos de redução da temperatura inicial de lançamento é explicada pela necessidade de se reduzir as tensões de origem térmica internas em uma peça concretada, de modo a evitar sua elevação a uma intensidade que ultrapasse o limite da capacidade resistente, e resulte em trincas ou rachaduras de magnitudes que comprometam a integridade estrutural.


Vantagem
Redução das tensões térmicas, através da diminuição do calor de hidratação nas primeiras horas
Desvantagem
Necessidade de se cuidar rigorosamente da temperatura em que ele se encontra, pois gelo deve ser moído e ficar a disposição da central dosadora em caminhões frigoríficos, sendo que o concreto resfiado só deve ser colocado no caminhão betoneira momentos antes da carga.
Principais aplicações
É utilizado principalmente em estruturas de grandes dimensões, ou seja, barragens, blocos de fundações, bases para máquinas e blocos com alto consumo de cimento.
Estudo do comportamento térmico
Se trata de processo bastante complexo e envolvem variáveis como o calor de hidratação do cimento e a sua elevação ao longo do tempo, assim como o calor específico dos agregados, difusividade e condutividade térmica do concreto. Tudo isso esta associado ainda à: aplicação das dimensões das peças; a um modelo matemático com o método de elementos finitos; e ao comportamento do ganho de resistência à tração do concreto ao longo do tempo.
Concreto Translúcido
O concreto translúcido se caracteriza por sua luminosidade e transparência, características dadas pela mistura da fibra óptica com o concreto, o que aumenta o custo do metro quadrado do material (no Brasil, o metro quadrado chega a 2.400 reais).
Por esse motivo, a produção industrial desse material em nosso território ainda não é viável, porém, é algo inovador e que merece muito estudo para poder se consolidar no mercado.
Vantagens
Proporciona modernidade e conforto ao ambiente, além de apresentar uma proposta ambiental muito interessante, pois permite a passagem de luz, o que acaba resultando em uma possível redução da luz artificial e uma baixa no consumo de energia. Outra vantagem concedida pelas fibras óticas é a alta impermeabilidade e maleabilidade do material.
Aplicações
Em Estocolmo, Suécia, o concreto translúcido é utilizado em lombadas, as quais recebem uma luz de led em seu interior para sinalizar o motorista durante a noite. Fora isso, o material ainda concede uma estética diferenciada para o ambiente.
Conclusão
O concreto translúcido, ainda está em desenvolvimento e é usado em obras mais ousadas, nas quais se visa a sua aparência e não suas propriedades físicas. Já o concreto resfriado tem uma função bem específica e é apenas utilizado em obras de grande porte. Pelo fato de terem um custo mais alto, esses tipos de concreto não seriam usados, por exemplo, na construção de casas ou pontes, cujas estruturas demandam algo mais simples e barato, como o concreto convencional, no caso das casas; e algo mais resistente e duradouro, como o concreto CAD, no caso das pontes.
AIMAN BASSAM MOHAMEDI EL TASSA
CAROLINA ARAUJO D ORNELLAS
EMANUEL AFONSO LUGLI
JESSICA LEINDORF DE ALMEIDA
VICTOR ENZO PIERIN

Equipe:
Full transcript