Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Curso Robótica Básica e Educacional - Módulo 02 - Aula 02

Robótica Livre
by

Glauberter Nadson

on 3 October 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Curso Robótica Básica e Educacional - Módulo 02 - Aula 02

AULA 2
MÓDULO II
Robótica Livre
Aplicações
- Uso de elementos não patenteados na construção de kits com elementos Eletrônicos, Mecânicos e de Programação podendo ser usado por qualquer pessoa e replicado para qualquer outro ambiente comercial ou educacional.
- É muito comum projetos de Robótica Livre junto com projetos de Metareciclagem.

METODOLOGIA
Consiste no reuso de materiais que poderiam ser descartados para uma aplicação mais especifica. Devido o auto custo de Kits de Robótica Educacional a Robótica Livre surge para facilitar a lidar com a robótica na educação.
Software Livre
A Robótica Livre também propõe o uso de softwares de código aberto (Softwares Livres). Existem vários software que podem realizar o controle de equipamentos eletrônicos usando a porta serial, porta paralela ou a porta USB. Mas para que esse software possa ser usado para criar um equipamento pela metodologia de Robótica Livre, é necessário que esse software seja livre.
Hardware Livre
O termo é novo, mas se refere a qualquer periférico que possua suas descrições de montagem liberados à qualquer pessoa. Quando o desenho do projeto for compartilhado.
A Robótica Livre é uma metodologia educacional/pedagógica de uso de "sucata eletrônica" e artefatos eletrônicos para ensino de Robótica.

Robolivre
O Projeto Robótica Pedagógica ou Educacional Livre tem uma proposta diferenciada, enquanto a maioria dos projetos de robótica no ambiente escolar é desenvolvida com a utilização de kits padronizados, este projeto parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais.
Propõe o uso de softwares livres (Linux e seus aplicativos) como base para a programação, e utiliza-se da sucata de equipamentos eletroeletrônicos e outros tipos de lixo, para a construção de kits alternativos de robótica pedagógica (kits construídos de acordo com a realidade social de cada escola) e protótipos de artefatos cognitivos (robôs, braços mecânicos, elevadores...).
www.robolivre.org
Baratinha Elétrica
Material necessário:
- Celular antigo
- Escova de dentes usada
- Bateria de relógio
- Fios
- Fita isolante

Ferramentas necessárias:
- Chave de fenda tipo estrela
- Tesoura
- Alicates
- Ferro de solda

Passo-a-passo:

Primeiro, abra o celular com a chave de fenda tipo estrela até localizar o motor do vibracall do celular.
Pequeno Robô Aranha
Este página relata os passos na construção de um pequeno Robô Aranha.

Material Base:

12 servo motores: Modelo HK15178;
Um arduino mega: Com microcontrolador ATmega1280;
Acrílico;
Parafusos, porcas e arruelas;
8 Pilhas AAA;
2 suportes de pilhas AAA;

Corte das peças em acrílico sem furos:

Contato: Heronides Repren­stações - 32221583
Projeto em 2D da perna (tamanho em milímetros):
* Abrir programação
Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source baseado em software livre, é flexível, fácil de usar para o hardware e software. É destinado a artistas, designers, hobbistas e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos.
Dev-C++ é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE - Integrated Development Environment) para programação na linguagem C/C++. Ele usa a porta Mingw do GCC (GNU Compiler Collection) como seu compilador.
O EWB é um simulador eletrônico, que permite construir e simular circuitos eletrônicos dentro da área analógica e digital, sendo de grande utilidade para os estudantes de eletrônica.
Possui uma interface de fácil acesso e compreensão, substituindo com muitas vantagens as experiências em laboratórios convencionais, uma vez que, não existe o risco de danificar equipamentos destinados aos ensaios e medidas de circuitos ou componentes.
EWB Simulador
É um simulador 3D de curcuitos eleetrônicos, muito utilizado por engenheiros, fisicos, eletrônicos e roboticistas.
Sua nova versão Yenka trouxe muitas novas funcionalidades, incluindo uma gama mais ampla de componentes, simulação placa de circuito 3D, uso doméstico gratuito e uma biblioteca on-line das aulas e atividades.
Para aprender sobre eletrônica e controle nas escolas, Yenka Tecnologia é o simulador ideal. Ele permite que você projetar e testar circuitos eletrônicos analógicos e digitais, convertê-los em layouts de PCB, e PIC programa ou microcontroladores PICAXE.
Crocodily Technology
O PSIU Arduino tem por objetivo gerar benefícios em termos gerais às pessoas que querem construir robôs. Para isso, o idealizador do projeto lança mão do protocolo de comunicação PSIU juntamente com as facilidades de programação que o arduino possibilita.

O PSIU-Controle é a ferramenta desenvolvida para uma melhor comunicação com o robô utilizando o protocolo PSIU. A ferramenta atualmente está em sua versão stand-alone em python.

Download

Para baixá-la entre no seguinte repositório:
https://github.com/robolivre/PSIU-controle
Além do uso de kits de robótica, é possível construir robôs com componentes eletrônicos novos ou reaproveitados de outros equipamentos e de sucata. Por isso, este seguimento também é muitas vezes chamado de robótica com sucata.

Para facilitar o processo de construção de robôs, principalmente para principiantes, existem diversos kits de robótica que são usados no âmbito educacional.
Todos os modelos do Kit Alfa utilizam como unidade de controle o MC 2.5 e como ambiente de programação a linguagem LEGAL. A versatilidade do MC 2.5 e a facilidade de uso da linguagem LEGAL torna a construção e a programação de seus projetos uma atividade fácil e divertida.
Usuários mais experientes podem optar pela linguagem +LEGAL e com ela explorar todos os recursos do módulo de controle MC 2.5.
Kit Alfa
VEX robô Starter Kits incluem tudo o necessário para construir um robô de controle pré-programado ou dupla totalmente funcional. Incluído Clawbot Robot Kit vem com instruções passo-a-passo para orientar os usuários na montagem do robô, e como eles aprendem a trabalhar com o sistema de design VEX Robotics.
Kit Vex
LEGO Mindstorms NXT está de volta e melhor do que nunca: os novos modelos, a programação mais personalizada e todas as novas tecnologias! Mindstorms NXT 2.0 combina a versatilidade do sistema de construção LEGO com todas as novas tecnologias, um tijolo microcomputador inteligente e software de programação drag-and-drop intuitiva. O novo kit de ferramentas 2.0 possui tudo que você precisa para criar o seu primeiro robô em 30 minutos e, em seguida, milhares de outras invenções robóticas
Kit Lego
O curumim é um kit que consta de uma plataforma robótica e um ambiente para programação para robôs com o objetivo de promover o desenvolvimento educacional e aprendizado de conceitos nas áreas de lógica digital, controle, programação e robótica para alunos dos cursos técnicos.
Além disso, serve de plataforma para pesquisa e desenvolvimento nas áreas de computação e mecatrônica para alunos de graduação e pós-graduação.
Kit Curumim
Hardware livre é um hardware eletrônico projetado e oferecido da mesma maneira que um software de código livre. O termo foi primeiramente empregado para refletir o lançamento irrestrito de informação sobre o projeto de hardware, tal como um diagrama, estrutura de produtos e dados de layout de uma placa de circuito impresso.
Uma das maiores diferenças entre os dois tipos de desenvolvimento, físico e lógico, é que os resultados do hardware são tangíveis, onde há custos para o protótipo e fabricação.
- Cubieboard Placa mãe lançada em 2012, capaz de rodar Android 4 ICS, Ubuntu 12.04 desktop.
- BeagleBoard Computador de placa única de baixo consumo de energia lançado em 2008.
- HawkBoard Computador de placa única econômico baseado no Texas Instruments OMAP-L138.
- PC532 - um computador pessoal baseado no NS32532 microprocessor, lançado em 1990.
- ECB ATmega32/644 - Computador de placa única baseado no Atmel ATmega32/644 (20 MHz) com capacidade webserver e um consumo de energia um pouco menor que 100mA
- Simputer - computador portátil destinado a países emergentes.
Exemplos de computadores
com hardware livre
* Arduino - Controladora multi-uso
* Projeto RepRap - Uma impressora 3D auto-replicante
* RONJA - Rede óptica sem fio
* Uzebox - Console doméstico
* SAMSA II - Robo de 6 pernas
Elphel - Camera
* Homebrew D-STAR Radio - Rádio Amador
Aurora 224 - 2ch Open Source DJ Mixer
Uze open console (Uzebox, vídeo-game livre)
Ele transmite dados sem fios usando feixes de luz. O Ronja pode ser usado para substituir um segmento de LAN, permitindo que os usuários da rede usufruam de todas as suas atividades como se estivessem conectados diretamente por meio de uma rede Ethernet
A câmara Elphel é um projeto de hardware livre de câmera, desenvolvida por Elphel Inc. para uso voltado principalmente a aplicações científicas, embora, devido ao conceito livre, pode ser facilmente personalizada para muitas aplicações.
O Projeto RepRap é uma iniciativa com a intenção de se criar uma máquina auto-replicadora na qual pode ser usada para prototipagem e fabricação rápidas.
Pesquisar projetos de robótica livre!
- Com imagens, como fazer, definições e programação...
Danillo Cavalcante
danillo.dc@hotmail.com

Glaberter Nadson
glauberty@gmail.com
Full transcript