Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Mercados com Informações Assimétricas

Trabalho de Economia do Setor Público
by

Paula Batista

on 12 March 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Mercados com Informações Assimétricas

Mercados com Informações
Assimétricas Incerteza quanto à qualidade e o mercado de produtos de qualidade duvidosa Sinalização de Mercado Risco Moral O problema da relação
Agente-Principal Incentivos aos administradores de uma empresa integrada Informações assimétricas no Mercado de Trabalho gratificação com base no lucro operacional
perguntar aos administradores quais são seus custos e capacidades e calcular a gratificação de cada um com base nas respostas Como os vendedores podem convencer os compradores quanto à qualidade de seus produtos e serviços?
Criando uma reputação!

Lojas de varejo
Lojas de raridades
Telhadores, encanadores e eletricistas Exemplos:
Mercado de automóveis usados
Mercado de seguros
seguro saúde
seguro acidente Solução para a seleção
adversa: agrupar riscos! Seleção adversa:

“Surge quando produtos de qualidades distintas são vendidos ao mesmo preço, porque compradores e vendedores não são suficientemente informados para determinar a qualidade real do produto no momento da compra. Como resultado, muitos produtos de baixa qualidade e poucos de alta são vendidos no mercado.” Para minimizar o problema da incerteza sobre a qualidade: padronização!

Restaurantes
Hotéis Exemplo: Mercado de Trabalho
Sinal fraco: vestir-se bem para entrevista inicial
Sinal forte: Educação Um sinal forte deve ser transmitido mais facilmente por pessoas de alta produtividade do que por indivíduos de baixa produtividade, de tal modo que possa ser encontrado mais frequentemente entre indivíduos de alta produtividade. Certificados e Garantias sinalizam de forma eficaz a qualidade de um produto
Exemplo: Mercado de Bens duráveis

Os consumidores tomam, corretamente, a garantia ampla como um sinal de alta qualidade, estando dispostos a pagar mais pelos produtos que oferecem. Outro importante processo de solução do problema das informações assimétricas!!! Processo pelo qual os vendedores enviam sinais aos compradores, transmitindo informações a respeito da qualidade dos produtos Mostrar como a Teoria do Salário de Eficiência pode explicar a presença do desemprego e da discriminação de remuneração Uma remuneração mais alta (Salário de Eficiência) do que a do mercado competitivo aumenta a produtividade dos trabalhadores ao desencorajar a “enrolação” no desempenho de suas funções. Os modelos de salário de eficiência reconhecem que a produtividade da mão de obra também depende da remuneração. Possibilidade de que o comportamento individual possa ser alterado após a contratação do seguro é um exemplo de um problema conhecido como risco moral. Aplica-se à trabalhadores cujo desempenho se dá abaixo de suas potencialidades, quando os empregadores não são capazes de monitorar seu comportamento. Em geral o risco moral ocorre quando as ações de uma parte, que não podem ser monitoradas por outra parte, influem na probabilidade ou na magnitude de um pagamento. Dada a existência de risco moral, as companhias seguradoras podem se ver forçadas a aumentar o prêmio que cobram de seus clientes ou até mesmo a deixar de oferecer determinada modalidade de seguro. Risco moral não é apenas um problema de companhias de seguro: ele também altera a capacidade de os mercados alocarem recursos eficientemente. O risco moral não apenas altera o comportamento dos indivíduos, mas também cria ineficiência econômica. Surge quando os agentes perseguem suas próprias metas em vez das metas dos principais.
De que maneira as informações incompletas e a monitoração dispendiosa influenciam o modo de ação dos agentes?
Quais mecanismos podem dar aos administradores o estímulo para que operem em sintonia com os interesses do proprietário? Examinaremos:
1) O problema da relação entre proprietário e administrador dentro de empresas privadas e públicas.
2) Abordaremos os meios pelos quais os proprietários podem utilizar acertos contratuais com seus funcionários para enfrentar os problemas da relação agente-principal. Os meios de que dispõe os acionistas para controlar os administradores são limitados e imperfeitos.
Fato: os acionistas não tem sido capazes de controlar adequadamente o comportamento dos administradores.
Mas... o que pode ser feito?
Teoricamente a resposta é simples: é só encontrar mecanismos que alinhem melhor os interesses de administradores e acionistas!
Mas na prática... isso é tarefa difícil.
Sugestões:
autoridade a diretores externos independentes.
vincular a remuneração ao desempenho ao longo prazo. Os administradores podem estar interessados em: poder, gratificações, objetivos que podem ser alcançados expandido -se o órgão para além de seu nível “eficiente”.
Podem ser monitorados. Ana Paula Garcia
Fabíola Carvalho
Paula Batista
Full transcript