Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Redes de Formação - 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre

Nuvem EAD - Professores
by

Nuvem EAD

on 19 July 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Redes de Formação - 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre

Olá,
Professor!

Seja bem-vindo à Nuvem EAD do Programa Redes de Formação para a 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre
Programa integrado de formação para mediadores, professores e público interessado em arte, realizado de maio a novembro de 2013, em diferentes lugares de Porto Alegre, do estado, do país e do Mercosul.
O Programa está estruturado em duas
redes interconectadas:
REDE DA TERRA
REDE DA NUVEM
A Rede da Terra consiste numa série de atividades e ações que terão lugar/participação de caráter PRESENCIAL na estrutura do Redes. Portanto, são aquelas promovidas pela 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre conjuntamente a instituições parceiras e que terão sede em Porto Alegre, região metropolitana e litoral norte do estado.
A Rede da Nuvem consiste numa série de atividades e ações que terão lugar/participação de caráter A DISTÂNCIA na estrutura do Redes. Portanto, são
aquelas promovidas pela 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre conjuntamente a instituições parceiras e que vão além da Região Metropolitana de Porto Alegre, atingindo um público mais amplo, tanto a nível estadual e nacional.
PALESTRAS
Atividades quinzenais, que contarão com a presença de convidados como artistas, curadores, filósofos, acadêmicos, técnicos e trabalhadores que contribuirão com suas áreas de atuação e pesquisa e perspectivas em torno dos temas centrais ao projeto curatorial. Período de realização: maio a novembro de 2013.
RESIDÊNCIAS
Residência dos mediadores em escolas de POA e das cidades sede das Conversas de Campo: Incentivando um espaço de interação e intercâmbio entre mediadores e educadores, a presente proposta consiste na realização de residências por parte dos mediadores que, em duplas, terão uma experiência de cerca de 20h nas escolas. A partir da interação entre mediador, professor e alunos serão desenvolvidos projetos em curto prazo resultando numa ação: oficina, feira de ciências, exposição, expedição, jornal, gincana, etc., a serem realizados no contexto escolar. As atividades acontecerão no mês de agosto
LABs DE MEDIAÇÃO
Atividades semanais, que acontecerão em distintos locais da região metropolitana, tendo como foco as práticas educativas da mediação artística, através da realização de dinâmicas que favoreçam a experiência com temas, situações, culturas, pessoas e locais. Período de realização: maio a setembro de 2013.
MOMENTO PÓLEN
O momento pólen consiste em atividades de curta duração (até 10h), onde os mediadores serão convidados a passar algumas horas em contato com uma nova realidade em termos profissionais, ambientais e/ou sociais. A atividade acontecerá através da articulação com ampla rede de instituições que se disponibilizarão a acolher durante um curto período de tempo (turno ou dia) os mediadores possibilitando o contato (observação e/ou engajamento) destes com as atividades desenvolvidas e o contexto local. Após serem nutridos por uma nova experiência, os mediadores deverão desenvolver um produto final de caráter poético e livre que poderá ser realizado em formatos variados, como texto, vídeo, foto, livro, objeto, ou proposições. Este produto será compartilhado através da plataforma EAD.
CONVERSAS DE CAMPO
O projeto Conversas de campo consiste numa série viagens de estudos para 12 diferentes lugares do estado com vistas na formação de mediadores, professores e público curioso e interessado na 9ª Bienal do Mercosul. Com o objetivo de descentralizar a 9ª Bienal não apenas espacialmente, mas conceitualmente, saindo do campo estrito da arte para entender como processos gerados em outros campos também nos movem e afetam, essas saídas/viagens invertem a lógica apresentada nas últimas edições da Bienal do Mercosul, em que o projeto se dirigia às cidades do interior levando seus métodos e tecnologias com o fim de ‘formar’ educadores de outras comunidades. Na 9ª Bienal, pretende-se o oposto: levar pessoas da capital e região metropolitana a conhecerem as tecnologias (em níveis caseiro e industrial) desenvolvidas em outros lugares do estado.
PROGRAMA MARÉS
Através de encontros presenciais, nos quais os processos educacionais e artísticos ocorrem simultaneamente, o Programa Marés se propõe a abordar temas relativos aos contextos locais de cada cidade (seus territórios sensíveis, seus climas e paisagens naturais e simbólicas) pela ótica e pela evocação do imaginário dos participantes através de maneiras de fazer coletivas que tenham a potência de criar micro-interferências, sutis intervenções na paisagem e no cotidiano.
Disponibiliza diversos tipos de materiais e atividades, tais como:
cronograma, locais e formas de inscrição das atividades;
avisos gerais
transmissão simultânea das palestras quinzenais
registro das atividades presenciais (gravações em vídeo das palestras, imagens e sons produzidos nos laboratórios semanais)
materiais de apoio como textos curatorias, textos indicados por convidados e educadores
atividades de discussão em geral como fóruns e chats
experiências e atividades de reflexão iniciadas pelos mediadores como as Experiências para a Nuvem
reflexões pontuais iniciadas pelos professores como as reverberações do Programa Máres
PLATAFORMA MOODLE BIENAL
Sua senha inicial
Endereço:
Nome de usuário
http://www.fundacaobienal.art.br/ead
seu número de RG
atenção: use apenas os números (letras, espaços ou traços devem ser suprimidos)
12345
mas em seu primeiro acesso o sistema solicitará que você troque-a por uma senha pessoal. Esta nova senha deverá ter ao menos 8 caracteres e no mínimo: 1 número, 1 letra minúscula, 1 letra maiúscula e 1 caracter não alfanumérico (ponto, traço, underline, etc). Lembre-se de anotar sua nova senha.
últimas notícias
acesso à página de login
áreas disponíveis
para acesso após o login
ACESSO AO MOODLE BIENAL
Exemplo:
Nome de usuário: 40634805005
Senha inicial: 12345
Nova Senha: Teste_2014
Após o acesso, é possível escolher a área de interesse
Comece sempre pela área Professores, pois lá você poderá encontrar avisos, discussões e informações especialmente destinadas aos professores.
acessar apresentações e assistir às gravações das palestras anteriores.
entrar discussões iniciadas pelos mediadores presenciais ou a distância
Nas demais áreas, é possível...
ver e baixar materiais de apoio
assistir à transmissão simultânea
Cada professor cadastrado possui um tutor específico que irá lhe acompanhar e auxiliar em todas as atividades.
Para descobrir seu tutor, basta olhar ao lado de seu nome (após conectar, observe o canto superior direito da tela) a sigla do tutor. Ela está entre colchetes após o seu nome. Exemplo: Maria da Silva [PRF] [XX].
Em caso de dúvida, escreva ao seu tutor ou entre no Fórum Geral dos Professores da Nuvem EAD disponível em http://www.fundacaobienal.art.br/ead/mod/forum/view.php?id=164
Acompanhamento
Veja abaixo a lista dos tutores:
Para começar, sugerimos que você faça o seu primeiro acesso, visualize todas as áreas da plataforma e confira os materiais disponíveis.
Seja muitíssimo bem-vindo ao Programa Redes de Formação da 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre.
Estas são apenas algumas informações iniciais para lhe ajudar na exploração de nossa plataforma a distância.

Pergunte, explore, discuta e entre em contato conosco sempre que desejar.
E sinta-se a vontade para entrar em contato com seu tutor ou para entrar nas discussões abertas.
Full transcript