Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Usinas Hidrelétricas

Usinas Hidrelétricas
by

Paulo Rocha

on 5 July 2010

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Usinas Hidrelétricas

Definição Uma usina hidrelétrica tem como finalidade a geração de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio e de um conjunto de obras e aparelhos a energia elétrica que transformarão esse potencial na energia elétrica que muitos recebem em suas casas. O potencial hidráulico é proporcionado pela vazão hidráulica e pelos desníveis existentes ao longo do percurso do rio, sejam eles naturais ou artificiais. Basicamente uma usina hidrelétrica compõe-se das seguintes partes:
Barragem
Sistema de captação e adução de água
Casa de força
Sistema de restituiçao de água ao leito natural do rio Funcionamento A água captada no lago formado pela barragem é conduzida até a casa de força através de canais, túneis e/ou condutos metálicos. Após passar pela turbina hidráulica, na casa de força, a água é restituída ao leito natural do rio, através do canal de fuga. Dessa forma, a potência hidráulica é transformada em potência mecânica quando a água passa pela turbina, fazendo com que esta gire, e, no gerador - que também gira acoplado mecanicamente à turbina - a potência mecânica é transformada em potência elétrica.

A energia assim gerada é levada através de cabos ou barras condutoras dos terminais do gerador até o transformador elevador, onde tem sua tensão (voltagem) elevada para adequada condução, através de linhas de transmissão, até os centros de consumo.

Daí, através de transformadores abaixadores, a energia tem sua tensão levada a níveis adequados para utilização pelos consumidores. Curiosidades!!! A maior usina do mundo em funcionamento é a de Itaipu, aqui no Paraná A construção da Usina das Três Gargantas foi iniciada em 1993. Até fins de 2004, quatro turbinas entraram em funcionamento. Em 2009, com 26 turbinas instaladas, a capacidade concebida da barragem deverá ser de 18 200 megawatts, ultrapassando a potência de Itaipu Mas por causa do rio que abastece a usina de Três gargantas, o Yang-Tsé, faz com que, mesmo com maior tamanho, terá menor capacidade de produção de energia que Itaipu. Vantagens
e
Desvantagens. Vantagens Energia limpa
Renovável
Custo baixo de Kw/H
Tempo útil de operação muito longo
Podem ser aproveitadas sua instalações para desenvolver projetos complementares de desenvolvimento regional como navegação, psicultura e turismo. Desvantagens Custo elevado da obra
tempo longo para entrar em operação
Causam impactos ambientais no ecossistema local pelo represamento
Vunerável à variações climáticas
Não podem ser construídas em qualquer lugar e exigem altos investimentos em linhas de transmissão Obrigado pela atenção!
Geovani
Rodrigo
Lucas C.
Paulo
Arthur
Mateus H.
Hiago
Matheus Augusto
Carlos
Murilo
:D Usina Hidrelétrica
Full transcript