Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Igreja do Convento de São Francisco

No description

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Igreja do Convento de São Francisco

Interior
A Igreja Conventual Franciscana de Salvador, inspirada na Igreja de São Francisco, em Porto, Portugal, possui três naves, sendo que as laterais são baixas, estreitas e cobertas por uma galeria, e funcionam como um ambulatório entre as capelas secundárias. Além da capela-mor, a igreja possui oito capelas secundárias, duas delas nos braços do transepto. A nave central, cortada por outra menor, forma um partido de cruz latina.
Duas seções de arcadas separam os corredores laterais da nave, e sobre estas foram dispostas tribunas. Ao fundo, encontra-se a capela-mor separada da nave pelo arco cruzeiro, ladeada por dois retábulos. Nas extremidades dos braços que cruzam transversalmente a nave central(transsepto) localizam-se dois monumentais retábulos (retábulos do transsepto)

Fachada
Planta Baixa
http://www.chocolate-fish.net/img_-4097
Localização
A Igreja do Convento de São Francisco em Salvador foi fundada pelos franciscanos no ano de 1807,em frente à Praça do Largo do Cruzeiro, que se conecta à um dos lados do Terreiro de Jesus, atual praça 15 de novembro.
Fachada principal da Igreja
Linha do tempo:os franciscanos e os primórdios do complexo.
1585: a primeira igreja é erguida pelos franciscanos,juntamente com o convento.
1686: reconstrução do convento,
que foi parcialmente destruído
pelos holandeses.
1708: Inicia-se a reconstrução
da Igreja,que foi inteiramente
destruída pelos holandeses.
1723: Finalização das obras
de reconstrução da Igreja
de São Francisco
1782: Finalização das
obras de ornamentação
da igreja.
A Ordem dos Franciscanos, também conhecida como Ordem dos Frades Menores ou ainda Ordem de São Francisco é uma ordem religiosa fundada por São Francisco de Assis na Itália, no ano de 1209. São conhecidos por abdicarem de todos os bens materiais, vivendo uma vida simples, em pregação, dando exemplos de humildade e devoção.
Os franciscanos não são monges, mas sim religiosos: realizam voto de pobreza, castidade e obediência. Vivem em fraternidades, que se designam por conventos e não como abadias ou mosteiros. Os seus conventos são tradicionalmente dentro das cidades ou junto a elas. Os princípios da Ordem são: humildade, simplicidade e justiça.
Apresenta a típica configuração dos conjuntos arquitetônicos franciscanos: igreja precedida por uma praça, onde se encontra um cruzeiro de pedra.
http://coisasdaarquitetura.wordpress.com/2012/05/09/morfologia-das-igrejas-barrocas-ii/
A composição da fachada se destaca seguindo o modelo de Serlio, no Libro Quinto: com um par de altas torres maciças, totalmente retangulares e arrematadas por pirâmides, que emolduram e realçam o frontispício quadrado com três arcos, coroado por um alto frontão, no qual formas em curvas e volutas reduzem a angulosidade predominante.
Outra diferença é a ausência da típica tipologia barroca cenográfica, com frontispícios triangulares sobre galilé de cinco arcadas,com campanário solitário e imponente, recuado do plano frontal; isso porque na capital adotaram um estilo mais condizente com o ambiente urbano: dois campários altos, no plano da fachada,denominando uma composição hierática, completada com ornamentos barrocos,mas de um modo mais enfático e bem sucedido.
Em lugar do galilé, a porta central aparece ladeada por duas outras menores, lembrando edifícios renascentistas e sendo semelhante ao arco de Septimius, em Roma; com simetria, aberturas em arco pleno, pilastras, cornijas marcando horizontalmente a parte inferior da fachada; porém o frontispício com volutas que representam o começo da liberdade barroca quanto aos padrões rigorosos da arquitetura do final do renascimento, bem como a solução da fachada dividida em cinco partes, tanto no sentido vertical quanto horizontal resultam em uma composição bem mais movimentada e barroca, onde se destaca o jogo de volutas que compõem o frontão, tornando assim, a fachada essencialmente maneirista.


Atrás da sóbria fachada encontramos o interior todo reluzente, a chamada “igreja toda de ouro”

http://pt.wikipedia.org/wiki/Salvador_(Bahia)
http://www.brazil-travel.net/bahia-travel-guide/salvador-bahia/3050-salvador.html
Google Maps
http://www.flickr.com/photos/jurandir_lima/6003938747/ - perspectiva
http://mundoemfoco.viajeblog.com.br/1043067/IGREJA-DE-SAO-FRANCISCO-SALVADOR/
http://www.pbase.com/alexuchoa/image/52730938
http://tarsilagiraoarquitetura.blogspot.com.br/2012/08/livro-de-arquitetura-desvenda-salvador.html
A Igreja do Convento de São Francisco se localiza no bairro do Pelourinho,próximo ao centro de Salvador, na Bahia. A igreja está localizada na parte histórica da cidade, que composta também por outras igrejas importantes, como a da Ordem Terceira de São Francisco e a Catedral de Salvador.
O convento
http://www.carlamaryoliveira.pro.br/barroco_no_brasil_gasparini.html
http://othaudoblog.blogspot.com.br/2013/03/igreja-e-convento-de-sao-francisco.html
http://allmagazine.it/lospedale-degli-innocenti-di-firenze-quando-lamore-fa-da-cemento/#!prettyPhoto/0/
O claustro do convento franciscano é considerado a obra prima da arquitetura colonial brasileira. As galerias do térreo com arcadas e abóbadas lembram o Hospital dos Inocentes, em Florença, Itália, feito por Brunelleschi. No andar superior há uma galeria aberta (loggia) com vigas aparentes e um telhado inclinado. A impressão de harmonia é realçada pela decoração com azulejos presentes nas paredes dos dois níveis superiores, mostrando motivos mitológicos de caça, pesca e paisagens.
Naturam Minerva Perficit
O primeiro painel, representando a "Mãe Natureza", envolve o simbolismo das origens do homem. A natureza abrange toda uma vida em manisfestações desenfreadas. Por isso, a Razão, instruída pela Ciência, simbolizada pela deusa Minerva, deve ser seu elemento moderador.
Incipiendum Aliquando
Um homem, em uma atitude de indecisão, se começa ou não começa, deve abrir os olhos para a advertência de que o tempo, como as águas de um riacho, passam e não mais retornam.
http://viajarbom.blogspot.com.br/2013/01/igreja-de-sao-francisco-salvador-bahia.html
Fotos obtidas através do tour virtual, disponível em: http://www.onzeonze.com.br/blog/?p=56
BURY, John. Arquitetura e Arte no Brasil Colonial. Pg. 177
BURY, John. Arquitetura e Arte no Brasil Colonial. Pg. 177
BAZIN, Germain. A arquitetura Religiosa Barroca no Brasil. Pg. 172
BAZIN, Germain. A arquitetura Religiosa Barroca no Brasil. Pg. 175
http://www.carlamaryoliveira.pro.br/barroco_no_brasil_gasparini.html
Full transcript