Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Fisiologia Do Futsal

No description
by

Beatriz Herckert

on 25 March 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Fisiologia Do Futsal

O LACTATO
O lactato é um composto orgânico produzido pelo organismo, utilizado como fonte de energia. Geralmente, o lactato não é nocivo para o organismo, porém, quando produzido em excesso nos músculos, provoca câimbras e paralisa o musculo onde há o acumulo. É em função do nível de lactato que se descobre o real limite físico dos jogadores ou esportistas, levando em consideração que quanto mais lactato o musculo aguentar absorver sem “falhar”, mais resistente ele é

Fisiologia Do Futsal





Considerações Finais
O que é a fisiologia do esporte

O termo fisiologia vem do grego "physis" = natureza, função ou funcionamento e "logos" = palavra ou estudo. A fisiologia caracteriza-se por ser um ramo que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas dos seres vivos, procurando explicar como ocorrem as funções vitais e adaptações físicas de um indivíduo durante um exercício físico, estudando os efeitos agudos e crônicos sobre a estrutura e a função dos diversos sistemas orgânicos.




Alexia Fernandes
Beatriz Herckert
Cristina Silva
Giulia Bettio
Lara Oliveira
Pâmela Rocha
Tamira Leal

3°D
O PORQUÊ DO ESTUDO FISIOLÓGICO

Dentro da fisiologia do esporte, realiza-se o estudo da respiração, circulação, reprodução, regulação hormonal, digestão, metabolismo, coagulação sanguínea, imunidade e regulação da temperatura, e todos estes estudos se dão para que possa haver uma melhor administração do corpo humano e principalmente dos atletas, para que os mesmos possam ser suplementados e exigidos fisicamente dentro de seus limites corporais.

Efeitos Fisiológicos Agudos Imediatos

Ocorrem nos períodos imediatos ao exercício e podem ser exemplificados pelo aumento de frequência cardíaca (FC), ventilação pulmonar e sudorese, associados ao esforço.


Efeitos Fisiológicos Crônicos



São os efeitos resultados da prática frequente e regular do exercício, representando os aspectos morfofuncionais que diferem um indivíduo fisicamente treinado, de um indivíduo sedentário. Dentre os efeitos crônicos do exercício físicos estão a hipertrofia muscular e o aumento do consumo máximo de oxigênio.
Efeitos Fisiológicos Agudos Tardios


São os efeitos fisiológicos observados ao longo das primeiras 24 horas que se seguem a uma sessão de exercícios e podem ser exemplificados na redução dos níveis tensionais, especialmente, nos hipertensos, e no aumento do número de receptores de insulina nas membranas das células musculares.



O futsal é um esporte caracterizado por atividades intermitentes, onde há uma intercalação entre esforços de elevada intensidade e períodos de recuperação. Ele exige grande demanda física, o que requer elevado grau de habilidade técnica, força, velocidade e agilidade. Trata-se de um jogo com bastante trabalho anaeróbico e aeróbicos.
O Futsal na fisiologia
O futsal é um esporte que possui uma grande quantidade de movimentações variadas e inconstantes, dependendo do número e duração das atividades e dos intervalos, ocorrem nos atletas grande acúmulo de lactato nos membros inferiores e no sangue.
Avaliação de Lactato nos jogadores
Foram avaliadas durante as partidas, as respostas de frequência cardíaca e lactato sangüíneo em 30 indivíduos onde os mesmos foram subdivididos de acordo com seu posicionamento e ações táticas, classificados como Ala, Fixo e Pivô.
Resultados

As respostas fisiológicas mostraram que as partidas exigiram independentemente das funções táticas uma predominância dos sistemas anaeróbios de fornecimento de energia, onde a mesma foi mais acentuada na posição ala em relação as outras posições. Estes dados podem contribuir na elaboração de um programa de treinamento específico, assim como auxiliar nas decisões táticas durante as partidas.



Características
Características Gerais
A velocidade, a força, a potência de membros inferiores, a resistência principalmente anaeróbia, a agilidade e uma boa composição corporal são indispensáveis para a prática, no alto rendimento, do futsal.
Características
Metabólicas
O futsal é uma modalidade com característica mista, , em uma fase inicial há predominância anaeróbia alática, (Nesse sistema o corpo fornece cerca de 10 segundos de energia ATP e de CP (Creatina Fosfato). produz energia rápida para o músculo, que não dura mais de 3 a 4 segundos, então entra a CP (Creatina Fosfato) que ressintetiza a ATP dando mais energia para o músculo.)
Ao transcorrer do jogo com a ocorrência das ações intermitentes e da não definição de intervalos completos, que possibilitem a ressíntese completa de CP (creatina fosfato), o tornam de característica anaeróbia lática. A força, a potência anaeróbia e o índice de fadiga são qualidades físicas essenciais no que diz respeito o futsal, devido a este possuir esforços intensos para defender e atacar.A potência aeróbia é necessária para auxiliar na recuperação dos esforços e dar a base ncessária como preparação física geral
Característica Antropométrica
No futsal um indivíduo que possui uma grande quantidade de massa magra aliado a um baixo percentual de gordura, estaria próximo a uma condição ideal para realizar suas movimentações, disputar a bola através dos contatos físicos,favorecer a potência necessária para desenvolver grandes acelerações e agilidade características inerentes ao futsal.
Conclui-se que o estudo fisiológico é de extrema importância não só para o futsal, mas para todos os outros exercícios físicos, para que se possa alcançar a excelência esportiva através de treinos adequados e sistematizados que envolvam aspectos técnicos, táticos e físicos específicos do futsal, sem mencionar para que haja uma boa suplementação individual de cada jogador.
Principais Fontes De Energia
As principais fontes de energia corporal são as proteínas (nutriente indispensável para a manutenção do nosso organismo e para a nossa saúde, pois elas possuem enzimas e hormônios que são substâncias essências para o bom funcionamento do organismo) e os carboidratos (principal fonte de energia para o cérebro e o sistema nervoso central).
Full transcript