Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Logosofia e as Teorias da Orgiem da Vida

No description
by

Kelly Vaver

on 21 November 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Logosofia e as Teorias da Orgiem da Vida

Logosofia e as Teorias da Origem da Vida
Criacionismo
- A vida seria fruto da ação consciente de um Criador.

- Baseia-se na fé e nos textos bíblicos.

- Ponto de vista religioso.

- Pensamento fixista.




Origem da Vida segundo Gênesis
- Narra a origem do mundo e do homem com metáforas.
- A narrativa explicando sobre a origem da vida se encontra nos dois primeiros capítulos do livro.
- O homem foi criado por Deus, logo após a gênese (criação) dos céus e da terra.
- O primeiro ser vivo foi modelados no barro ganha a vida através do sopro divino, exalado em suas narinas.
Evolucionismo
- Conceito básico de evolução: de numerosas espécies de seres vivos, atualmente existentes, descendem de espécies precursoras, por modificações destas.
- Fruto de pesquisas iniciadas pelo cientista inglês Charles Robert Darwin e pelo naturalista britânico Alfred Russel Wallace.
- Livro “A origem das Espécies”.
- Seus estudos e observações sobre a flora e a fauna tiveram inicio em sua viagem a diversos locais do planeta.
- Enquanto lia o livro “Ensaio sobre o princípio da população” de Thomas Malthus que lhe ocorreu uma explicação para a formação de novas espécies.

Logosofia
- Ciência que irá conduzir o homem ao conhecimento de si mesmo, de Deus, do Universo e de suas leis eternas, por meio do processo de evolução consciente.
- Carlos Bernardo Gonzáles Pecotche.
- Veio humanizar o homem, dar-lhe uma nova e ampla visão de sua existência e coloca-lo no caminho de grandes realizações.
- Método para que o homem conheça a si mesmo, o mundo mental e as leis universais.
- Deus é o criador da ciência universal.

As cinco vias de prova
- O filósofo São Tomás de Aquino escreveu “as cincos vias de prova” para demonstrar a existência de Deus:
-1ª via -> Argumento do movimento. Ele diz que tudo que se move é movido por outra coisa, logo Deus é o motor que move tudo sem ser movido.
-2ª via -> Argumento da causa eficiente. Ele diz que há um momento em que algo deve ser sua própria causa e a causa das outras coisas, por isso é necessário que se tenha uma causa eficiente primeiro que é Deus.
-3ª via -> Argumento cosmológico. Ele diz que é necessário haver o Ser necessário, criador do universo e produtor da necessidade que seria Deus.
-4ª via -> Argumento dos graus existentes das coisas. Ele diz que deve existir um termo perfeito de onde parta uma comparação para as demais coisas, e o termo perfeito seria Deus.
-5ª via -> Argumento teológico. Ele diz que a natureza deve ter uma finalidade e Deus é a causa inteligente dessa determinação.


A seleção natural
- Darwin criou sua teoria baseando-se em:
-> As populações tem potencial reprodutivo muito grande. Uma população com suprimento alimentar ilimitado e sem ação de predadores poderia encher a Terra inteira com sua espécie;
-> Mas isso não acontece. Nem o suprimento alimentar é ilimitado, nem há ausência de predadores na natureza. Desse modo, o número de indivíduos de uma população se mantém constante em cada geração;
-> Deve haver, portanto, uma luta continua pela existência entre indivíduos de uma espécie que competem pelo mesmo alimento;
-> Todos os organismos apresentam variações. Não há dois indivíduos iguais em uma mesma espécie;
-> Algumas variações podem ser favoráveis a um organismo em determinado ambiente. Indivíduos dotados de variações então mais capacitados a sobreviver e deixar um maior número de descendentes. Esse processo chama-se seleção natural;
-> Com o tempo as diferenças vão se acumulando até que por fim uma espécie evolui a partir de outra.
- Assim, a seleção natural é feita pelo ambiente, os indivíduos mais bem adaptados às condições do ambiente são selecionados, ou seja, tem maior capacidade se sobrevivência.

Oposição ao fixismo
- A teoria evolucionista se opõe a do fixismo, pois enquanto o fixismo diz que os seres vivos são fixos e não sofrem alterações o evolucionismo diz que os seres vivos sofrem alterações.
- Heráclito de Éfeso -> "tudo flui"
-> "o mundo é uma mudança permanente de todas as coisas, tudo passa, tudo se move e se transforma sem cessar".

“A crença de que as espécies eram produtos imutáveis era quase inevitável enquanto se considerou ser de curta duração a história do mundo [...] A principal causa de nossa relutância a admitir que uma espécie originou espécies claras e distintas é que sempre somos lentos para admitir grandes mudanças as quais não vemos as etapas”. (Charles Darwin, A origem das espécies)

“Tudo o que é fixo é ilusão.” (Heráclito de Éfeso).

Para que foi criada?
- Foi criada para remediar a atual cultura que está apresentando indícios de decadência, e com isso levando a humanidade para a desorientação e pessimismo, pois esta falha pela base

- A Logosofia irá guiar o entendimento humano, levando-o a encontrar soluções dentro de si mesmo para, depois, contribuir com seus semelhantes, para resolver os complexos e tortuosos problemas que afligem a humanidade.
Objetivos
- A Evolução Consciente do Homem
- O conhecimento de si mesmo
- A integração do espírito
- O Conhecimento das leis universais
- O Conhecimento do mundo mental
- A edificação de uma nova vida e de um destino melhor
- O desenvolvimento e o domínio profundo das funções de estudar, de aprender, de ensinar, de pensar e de realizar.

Tese
- "A ciência sem religião é manca, a religião sem a ciência é cega" (Albert Einstein). Com está frase pode-se ver a relação de dependência entre a religião e a ciência, provando assim que para realmente entender a Origem da Vida é necessário juntar ambas as ideias.


Conclusão
Os primeiros seres vivos (o macho e a fêmea) vieram a Terra por criação divina, tendo São Tomás de Aquino provado a existência de Deus por suas “cinco vias de prova”. Estes seres vivos se reproduziram dando origem a sua prole, e com o passar do tempo somente as espécies mais adaptadas ao ambiente onde vivem vão sobreviver, para que haja o controle populacional, e de com tais diferenças uma espécie poderá dar origem a outra, provando que Heráclito de Éfeso estava certo ao afirmar que “tudo sofre mudanças e nada permanece estático”. E, atualmente, temos a ciência logosófica que irá conduzir o homem ao conhecimento de si mesmo para que evolua conscientemente, humanizando-o e dando-lhe uma nova visão de sua existência, e faz com que reconheça que Deus é o criador da ciência universal, pois a ciência criada pelo homem foi inspirada em Sua ciência e verdade absoluta.
Full transcript