Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Relações internacionais no mercosul nos séculos xx e xxi

No description
by

Táclida Rodrigues

on 27 March 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Relações internacionais no mercosul nos séculos xx e xxi

Problemas no século XX
No final de 1999, o Mercosul foi duramente atingido pelas mudanças introduzidas na política cambial brasileira. No mesmo ano, as importações brasileiras no Mercosul sofreram uma queda superior a 20%, enquanto as exportações do Brasil para a Argentina sofreram o mesmo tipo de descida. Pela primeira vez, a diplomacia presidencial mostrou-se inoperante, tendo em vista o impacto das novas medidas sobre as economias de ambos os países, agravado pelas respectivas conjunturas políticas.
Relações internacionais no mercosul nos séculos xx e xxi
Característiscas no século XX
Durante a década de 1970, obstáculos de natureza política e econômica inviabilizaram o aprofundamento do processo de integração na América Latina. Foi a criação da ALADI, em substituição à ALALC (Associação Latino-Americana de Livre Comércio), em 1980, que gerou as condições necessárias à promoção, em bases mais realistas, do aprofundamento do processo de integração latino-americana. A extinção da "cláusula de nação mais favorecida regional", adotada pela ALALC, permitiu a outorga de preferências tarifárias entre dois ou mais países da ALADI, sem a extensão automática das mesmas a todos os membros da Associação, o que viabilizou o surgimento de esquemas sub-regionais de integração
Formação Original do Mercosul
Sugestões de Solução dos atuais problemas
O futuro do Mercosul dependerá da decisão política de seus governos e da convicção de seus povos de que unidos seremos capazes de forjar um futuro melhor para todos nós. Os instrumentos fundamentais para o aprofundamento e a ampliação de nosso processo de integração estão criados e funcionando. A tarefa é agora aperfeiçoá-los e desenvolvê-los. Somente com a ampla participação da sociedade de cada um de nossos países poderemos chegar a um estágio superior de integração, produto da consciência plena de uma identidade e de um destino comuns, e construído de maneira legítima e democrática.
O que é o mercosul? com qual intuito foi fundado?
O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um bloco econômico constituído para realizar a liberação de comércio de bens e de serviços e livre circulação de pessoas e capitais entre os países associados. A união visa à ampliação dos mercados nacionais e ao desenvolvimento econômico com justiça social dos parceiros.

A Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai formam o MERCOSUL e são os membros do bloco. Já o Chile e Bolívia se tornaram sócios, conseguindo tarifas preferenciais para venda e compra de produtos como os membros do MERCOSUL.

Problemas no século XXI
Após atravessar o seu pior momento, o Mercosul iniciou em 2000 uma nova etapa rotulada de «relançamento». Entretanto, o seu impacto positivo foi esvaziado por duas circunstâncias, uma interna e outra externa, do processo associativo. A primeira refere-se ao quadro prolongado de recessão econômica da Argentina, agravada pelos problemas de governabilidade com que se depararam os novos dirigentes deste país. A segunda diz respeito ao início de um processo negociador entre os Estados Unidos e o Chile com vista a um acordo de livre comércio
Características do século XXI
Podemos perceber um grande fomento à expansão das atividades do bloco sejam elas no campo da política bem como também na economia. E o Brasil se apresenta nesse contexto como um porta-voz, se comunicando com outras grandes economias em nome do Mercosul, sejam elas na figura de países como também de outros blocos econômicos.
Entrada da Venezuela no Mercosul
Full transcript