Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Identidade Brasileira

Quem é o brasileiro?? Muitos se perguntam se realmente existe uma etnia brasileira...
by

Marcela Pereira

on 29 October 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Identidade Brasileira

Quem são os
BRASILEIROS?

"A sociedade e a cultura brasileiras
são conformadas como variantes da versão lusitana da tradição civilizatória européia ocidental, diferenciadas por coloridos herdados dos índios americanos e dos negros africanos. O Brasil emerge, assim, como um renovo mutante, remarcado de características próprias, mas atado genesicamente à matriz portuguesa cujas potencialidades insuspeitadas de ser e de crescer só aqui se realizariam plenamente.
"JESUS PASSOU AQUI E DISSE "HI"

Darcy Ribeiro
"Todos nós, brasileiros, somos carne daqueles negros e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possessa que os supliciou. A douçura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós sentida e sofrida que somos e a gente insensível e brutal, que também somos. Como descendentes de escravos e de senhores de escravos seremos sempre servos da maldade destiladae insatilada em nós, tanto pelo sentimento da dor intencionalmente produzida para doer mais, quanto pelo exercício da brutalidade sobre homens, sobre mulheres, sobre crianças convertidas em pasto de nossa fúria."
Darcy Ribeiro
"Os brasileiros se sabem, se sentem e se comportam como uma só gente, pertencente a uma mesma etnia. Essa unidade não significa porém nenhum uniformidade. O homem se adaptou ao meio ambiente e criou modos de vida diferentes. A urbanização contribuiu para uniformizar os brasileiros, sem eliminar suas diferenças. Fala-se em todo o país uma mesma língua, só diferenciada por sotaques regionais. Mais do que uma simples etnia, o Brasil é um povo nação, assentado num território próprio para nele viver seu destino."
Darcy Ribeiro
Portugueses: língua portuguesa, catoliscismo, carnaval, festa junina,
seres do folclore (cuca, bicho-papão e lobisomem), cantigas de roda, cachaça, bacalhoada, introduziram a jaca e a manga.
Indígenas: rede, palvras do vocabulário em Tupi-guarani (jaguar, capivara, ipê, jacarandá, etc), seres do folclore (curupira, saci-pererê, boitatá e iara), mandioca, erva-mate, açaí, jabuticaba, etc)
Africanos: candomblé, umbanda, dendezeiro, azeite-de-dendê, vatapá, caruru, acarajé, lundum, maxixe, samba, choro, bossa-nova, berimbau, afoxé, agogô, capoeira.
Herança dos
povos colonizadores
O Brasil herdou a cultura de vários povos, mas principalmente
da cultura lusitana. É justamente essa herança cultural lusa que compõe a unidade do Brasil: apesar do povo brasileiro ser uma mistura, todos falam a mesma língua e, a maioria é cristão. O que é raro para um país grande como o Brasil. O Brasil também teve forte influência das culturas indígenas, africanas, italianas e alemães. Os estados do norte têm muita influência indígena e
os do nordeste africana. Já os estados do Sul foram
influenciados pelos italianos e alemães.
Formação da
identidade
A cultura brasileira é uma mistura da influência de vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. Não existe uma cultura brasileira perfeitamente homogênea. A caracte´ristica fundamental dos brasileiros é a sua ligação com a Rebública Federativa do Brasil.Não existe uma etnia brasileira. No período da descoberta do Brasil, o vocábulo "brasileiro" foi dado aos comerciantes portugueses de pau-brasil. Muito antes da indenpêndencia, tanto no Brasil quanto em Portugal, já era comum atribuir o
gentílico "brasileiro" a uma pessoa.
G
R
U
P
O
S

Skinheads


Punks
D
E

F
O
R
A
Jeitinho

Brasileiro
O Brasil é o país do “jeitinho.” Somos famosos mundialmente por “dar um jeitinho para tudo” e pela nossa malandragem. O potencial brasileiro para a improvisação e para a criatividade, características centrais do jeitinho, é ao mesmo tempo algo que podemos sentir orgulho e vergonha, pois ao mesmo tempo que o jeitinho se refere a uma habilidade refinada para a resolução criativa de problemas, também se refere à nossa capacidade engenhosa de agir corruptamente para obter benefícios pessoais de maneira criativa.
O "jeitinho brasileiro" é ilustrado pelo malandro personagem de desenho, Zé Carioca. As três principais características do “jeitinho”: a criatividade, a corrupção e a quebra de normas. A criatividade está relacionada à resolução criativa e inovadora de problemas sem violar normas.
Full transcript