Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Futurismo

No description
by

Lucas Alves S

on 3 August 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Futurismo

Lucas Dorneles
Kauã Lima
Moisés Teza
Arilson Gavlinski
Tiago Estrazulas
Lucas Alves
Futurismo no Brasil

No Brasil, o futurismo teve grande influência na produção artística de artistas ligados ao movimento modernista. Anita Malfatti e Oswald de Andrade entraram em contato com Marinetti e seu Manifesto Futurista. Muitas ideias e conceitos futuristas foram incorporados às obras destes modernistas brasileiros. Pode-se observar estas influências na Semana de Arte Moderna de 1922.
Integrantes
Características
Futurismo na Rússia

O movimento futurista russo recebeu forte influência do socialismo, principalmente após a Revolução Russa de 1917. O grande expoente da poesia futurista russa foi o poeta Vladimir Maiakovski, que fez uma ligação entre a arte e o povo.
Futurismo na Itália

Foi em território italiano que o futurismo ganhou grande notoriedade. O fascismo italiano teve grande influência neste movimento artístico na Itália.Os principais artistas plásticos futuristas italianos foram Luigi Russolo, Umberto Boccioni e Carlo Carrá.

- Desvalorização da tradição e do moralismo;

- Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;

- Propaganda como principal forma de comunicação;

- Uso de onomatopéias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias;

- Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a ideia de velocidade;

- Exalta a vida moderna.

- Culto da máquina e da velocidade.


Quinta-feira, Junho 12, 2014
Literatura, Turma: 302
Futurismo
- Lançado por Marinetti no manifesto “Le Futurisme”, 1909.

- Surge entre o Simbolismo e a 1ª Guerra Mundial.

- Destruição de códigos e valores cristalizados, arte agressiva.

- “ É preciso destruir a sintaxe, dispondo os substantivos ao acaso, como nascem”. (Manifesto Futurista, 1912)

- O futurismo foi, em linhas gerais, um movimento estético mais de manifestos que de obras.


Fases do Futurismo


1ª - 1909 e a Primeira Grande Guerra: formação e definição do movimento em Itália, e divulgação pela Europa, nomeadamente na Rússia (Futurismo Russo e Raionismo), e Inglaterra (Vorticismo);

2ª - Entre as Grandes Guerras (1918-1944): alargamento do Futurismo a outras modalidades plásticas, como o design industrial, o estilismo e o cinema. Mussolini aproveitou os ideais dinâmicos e revolucionários para propagar o regime;


Dinamismo de um automóvel, Luigi Russolo
Esta imagem de Luigi Russolo intitulada de “Dinamismo de um automóvel” está inserida num movimento Futurista, onde encontramos alguns elementos a este movimento vinculados, mais precisamente, elementos dinâmicos.
Podemos identificar o elemento movimento, pois a imagem de Luigi dá-nos a sensação que centra-se num automóvel e que move-se para a esquerda, o que origina também alguma tensão, graças às linhas que indicam-nos essa mesma direcção. Aliado a isso está também presente algum ritmo, ou seja, alguma temporalidade nos elementos gráficos presentes nesta imagem.
O Funeral do Anarquista Galli (dell'anarchico Galli) de Funeralli (1911) é uma pintura futurista do italiano Carlo Carrà. Está exposta atualmente no museu de arte moderna de Nova York. O assunto do trabalho é o funeral do anarquista Angelo Galli da Itália, morto por policiais durante uma batida geral em 1904.
O estado italiano temeu que o funeral pudesse se transformar em uma demonstração política e recusou a entrada de anarquistas. Mas os anarquistas resistiram e os policiais responderam com violência. Carlo Carrà presenciou tudo. Seu trabalho retrata a tensão e o caos da cena: o movimento dos corpos, o confronto entre os anarquistas e a polícia, as bandeiras pretas de simbolismo anarquista que voam no ar.
Pinturas com uso de cores vivas e contrastes; sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a ideia de movimento e dinamismo.

Devido a sua importância histórica, o futurismo é considerado o primeiro movimento organizado da poesia visual.


Manifestação intervencionista, Carlo Carrà
Funerais do anarquista Galli, Carlo Carrà
Inicialmente, a forma parece ser abstrata, mas o vulto de um homem e de uma bicicleta podem ser discernidos. Boccioni captura não apenas a velocidade, mas também o processo de uma reação física constante.
De acordo com a própria Pintura Futurista, "para pintar uma figura humana, não se deve pintá-la, mas, sim, representar toda a atmosfera que a circunda... Os pintores nos mostraram os objetos e as pessoas à nossa frente. De agora em diante, deve-se pôr o espectador no centro do quadro".
A carga dos lanceiros, Umberto Boccioni
Uma seleção dos produtos que caracterizam a obra-prima "carga do futurista de Umberto o Boccioni dos lanceiros". Umberto Boccioni era um pintor e um escultor do futurista da área de Calabria de Italia. Muitas das pinturas de Boccioni eram retratos abstratos do movimento, da velocidade e da tecnologia. Suas pinturas foram comparadas àquelas do expressionista alemão Franz Marc.
Retrato de Marinetti, Carlo Carrà
Esta obra-prima do gênero do futurismo intitulada, tirando após "estados de ânimo: Os adeuses" foram feitos por Umberto Boccioni que usa a tinta na técnica de papel. Umberto Boccioni passou muito de 1911 que trabalham em uma trilogia das pinturas intituladas o d'animo de Stati, que expressou a partida e a chegada em uma estação de estrada de ferro - os adeuses, aqueles que vão, e aqueles que permanecem.
Dinamismo de um ciclista, Umberto Boccioni
O que foi o Futurismo?
É um movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.
Full transcript