Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Júri simulado

No description
by

Leticia Moraes

on 1 October 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Júri simulado

Uma estratégia de ensino crítico Júri Simulado A partir de um problema, questão ou fato, são apresentados argumentos de defesa e de acusação, simulando um julgamento. O que é? Possibilita a análise e avaliação do fato proposto, com objetividade e realismo.
Desenvolve o senso crítico, estimulando a tomada de decisão e posicionamento do aluno.
Exercita a expressão, o raciocínio e o poder de argumentação. Por que utilizar essa estratégia? O professor deve escolher um assunto relevante e, de preferência, atual.
A turma é dividida em grupos, cada um com uma função específica a ser desenvolvida. Como utilizar o Júri na sala de aula? No primeiro momento, é apresentada à turma a seguinte problemática: “Camada Pré-Sal: Investir ou não?”. Nesse momento o professor faria uma tempestade cerebral, tendo como finalidade avaliar os conhecimentos prévios da turma.
Em seguida, é solicitado aos alunos que elaborem textos se posicionando a respeito do problema, com base no que o já sabem e no que foi discutido anteriormente com a turma. Se necessário, os alunos podem utilizar textos sobre o petróleo, levados pelo professor, para embasar os seus argumentos. Proposta de atividade Juiz: Dirige e coordena o andamento do júri.
Advogado de acusação: Formula as acusações contra o réu ou ré.
Advogado de defesa: Defende o réu ou ré e responde às acusações formuladas pelo advogado de acusação.
Testemunhas: Falam a favor ou contra o réu ou ré, de acordo com o que tiver sido combinado, pondo em evidência as contradições e enfatizando os argumentos fundamentais.
Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota: Culpado ou inocente, definindo a pena. A quantidade do corpo de jurados deve ser constituido por número impar:(3, 5 ou 7)
Público: Dividido em dois grupos da defesa e da acusação, ajudam seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa. Durante o juri, acompanham em silêncio. Conteúdo

O Júri Simulado estimula os alunos a pesquisarem sobre o tema discutido, buscando o conhecimento de forma autônoma e crítica. Criatividade

No Júri podem ser utilizados aparatos para caracterizar ainda mais o julgamento, (como vestimentas e cenário) fazendo assim com que haja uma intensa mobilização por parte dos alunos.
O uso de personagens para a defesa e a acusação também aguça a criatividade dos alunos, que precisam dramatizar essas figuras. Posteriormente, a turma é divida em grupos de no máximo 6 componentes e lhes é proposto a elaboração de vídeos sobre o petróleo, contendo os seguintes itens:
•O que é o petróleo? (aspectos químicos, biológicos e geológicos)
•O que é Pré-Sal?
•Como se extrai petróleo?
•Refino: produtos provenientes do petróleo.
•Vantagens e desvantagens (aspectos sociais, econômicos, ambientais, políticos, etc.)
•Contexto/histórico no Brasil e no mundo. Os vídeos devem ter duração entre 5 a 7 minutos, e serão avaliados quanto a qualidade do conteúdo e criatividade. A produção dos mesmos será realizada fora dos períodos de aula, sob responsabilidade dos alunos, sem intervenção do professor.
Na aula seguinte (combinar o tempo necessário para a elaboração dos vídeos) serão apresentados todos os vídeos, realizando, ao final de todas as apresentações, uma discussão e montagem de um mapa conceitual, pelos alunos, com orientação do professor. Em seguida, será proposto a realização de um “Júri Simulado”, para discutir a mesma problemática sugerida na primeira aula.
Os alunos serão então divididos nos seguintes cargos:
•Juiz: 1 aluno
•Escrivão: 1 aluno
•Jurados: 10 alunos
•Promotoria: 5 alunos, sendo estes divididos em 5 personagens: ambientalista, político, agricultor, cientista e um cidadão comum sem título.
•Defesa: 5 alunos, sendo estes divididos em 5 personagens: presidente de petrolífera, político, economista, engenheiro e um cidadão comum sem título.
•Plenário: os demais alunos. Os alunos serão então divididos nos seguintes cargos:
•Juiz: 1 aluno
•Escrivão: 1 aluno
•Jurados: 10 alunos
•Promotoria: 5 alunos, sendo estes divididos em 5 personagens: ambientalista, político, agricultor, cientista e um cidadão comum sem título.
•Defesa: 5 alunos, sendo estes divididos em 5 personagens: presidente de petrolífera, político, economista, engenheiro e um cidadão comum sem título.
•Plenário: os demais alunos. Na aula seguinte, será desenvolvido o Júri Simulado. O juiz manterá a ordem dos trabalhos e formulará os quesitos ao conselho de sentença. O escrivão tem a responsabilidade de fazer o relatório dos trabalhos, e para isso deve ser disponibilizado um computador à ele no momento da atividade. A defesa e a promotoria deverão argumentar, tendo cada personagem o tempo mínimo de 1 minuto para argumentação (todos os personagens deverão participar). O conselho de sentença (jurados), após ouvir os argumentos da defesa e da promotoria, apresenta sua decisão final, indicando se é a favor ou contra os investimentos na camada pré-sal no Brasil e o porquê de sua posição. O plenário será encarregado de observar o desempenho da promotoria e da defesa e fazer uma apreciação final sobre sua desenvoltura, levantando os aspectos positivos e negativos de cada parte envolvida. A avaliação do professor será feita ao longo de toda a atividade, observando o envolvimento, participação e dedicação dos alunos, desde a busca de argumentação até a atuação no julgamento. Enquetes propostas para o Blog:
•Na sua opinião, o Brasil deve ou não investir na extração de petróleo da camada Pré-Sal?
•Na sua opinião, qual dos vídeos postados pela turma é merecedor do prêmio principal, levando em conta o conteúdo e a criatividade?
Full transcript