Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

colonização espanhola

No description
by

Carlos Oliveira

on 9 April 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of colonização espanhola

MODELO DE GOVERNO ESPANHOL


Recebendo o apoio do igreja católica os portugueses começam o processo de colonização das áreas conquistadas.
Para administrar melhor as terras, o governo espanhol dividiu estas em 4 vice-reinos, eram eles: Nova Espanha, Peru, Rio da Prata e Nova Granada.
E em 4 principais capitanias gerais( área de armamento de forte proteção, pois eram regiões que podiam ser atacadas facilmente): Cuba, Guatemala,Venezuela e Chile
Rio da Prata
O Vice-Reino do Rio da Prata , estabelecido em 1776, foi o último e mais curto vice-reino criado pela Espanha durante o período de colonização das Américas.

Os seus limites continham territórios da atual Argentina, Bolívia, Paraguai. Foi criado sobretudo por razões de segurança, no sentido de tentar conter as outras potências como a Grã-Bretanha e, Portugal.
Peru
O Vice-Reino do Peru, foi uma divisão administrativa da Espanha na América do Sul, que no auge de sua maior extensão territorial abrangia grande parte da América do Sul e Central.

Foi instituído pela coroa espanhola como autoridade regional para a administração da parte sul das suas colónias americanas.
Nova Granada
Nova Granada foi o nome dado em 27 de maio de 1717 a um domínio colonial do Reino de Espanhol no noroeste da América do Sul, voltado principalmente aos modernos Panamá, Colômbia, Equador, e Venezuela. Antes das guerras de independência do início do século XIX, o "vice-reino" existiu como uma entidade político-administrativa que estendia sua influência a pequenas porções dos territórios atuais de Guiana, Trindade e Tobago, Brasil e Peru.
Sua capital era a cidade de Santa Fé de Bogotá.
Nova Espanha
A Nova Espanha, foi um vice-reino espanhol que se estendia desde os estados de Arizona e Califórnia até à Costa Rica no centro da América, tendo como capital a Cidade do México.

Existiu de 1535 a 1821. O reino não só administrava as terras que estavam entre os limites mas também o arquipélago das Filipinas na Ásia.
colonização espanhola
GUATEMALA
A Capitania Geral da Guatemala teve seu processo de independência intimante ligado ao mexicano. Provavelmente sua independência um ano antes em relação ao Vice-Reino da Nova Espanha, a Guatemala se juntou ao México livre, para separar-se dele um ano depois.
CUBA
Capitania Geral de Cuba (1607-1898): anexado ao Vice-Reino da Nova Espanha. No leste da América do Norte e Antilhas, correspondendo principalmente aos modernos Cuba, Flórida e Luisiana.
CHILE
Capitania Geral do Chile (1541-1818): anexado ao Vice-Reino do Peru. No sudoeste da América do Sul,
VENEZUELA
Capitania Geral da Venezuela (1777-1821): anexado ao Vice-Reino do Peru. No norte da América do Sul.
ANTES DA COLONIZAÇÃO,
MILHÕES DE ÍNDIOS FORAM MORTOS:
Área
habitantes
América do Norte:
5 837 100
América Central:
870 200
Antilhas:
950 000
Total:
7 657 300

ORGANIZAÇÃO SOCIAL
No topo desta hierarquia social estavam os brancos que representavam a Espanha na América, chamados de chapetones (América do Sul) ou guachupíns (no México).
Depois vinham os descendentes de espanhóis nascidos na América, conhecidos como criollos. Os CRIOLOS formavam uma elite local e ocupavam cargos importantes.
O grupo seguinte era o dos mestiços. (indígenas e espanhóis). Os mestiços ocupavam uma posição inferior na hierarquia social, dedicando-se a tarefas subalternas, como artesãos, feitores, peões, etc. Os mestiços, dependendo da cor da pele poderiam almejar a condição de criollos.
Vivendo em péssimas condições, encontravam-se os índios, que estavam com medo e obrigações pesadas.
A base da hierarquia social era formada pelos escravos trazidos da África, que consistia na mão-de-obra dominante nas terras dos espanhóis. Os negros e indígenas sofriam com extremo preconceito por parte dos espanhóis e das elites locais.
ECONOMIA COLONIAL ESPANHOLA
Plantações de cana-de-açucar eram muito exploradas por ser um produto muito valorizado na Europa, a exploração mineradora foi a atividade econômica mais importante na América Espanhola, na verdade foi a responsável pela colonização efetiva das terras de Espanha, apesar de já haver ocupação anterior, no Caribe e América Central. O ouro na região do México e a prata na região do Peru, foram responsáveis pelo desenvolvimento de uma clara política de exploração por parte da metrópole, que passou a exercer um controle mais rígido sobre seus domínios.
A organização
econômica:
Em alguns lugares como Cuba, Haiti, Jamaica e outras ilhas do Caribe, houve exploração do trabalho escravo negro, porém, de modo geral o sistema de produção na América Espanhola se baseou na exploração do trabalho indígena.

Os indígenas eram arrancados de suas comunidades e forçados ao trabalho temporário nas minas, pelo qual recebiam um salário miserável. Como eram mal alimentados e tratados com violência a maioria dos indígenas morria muito rápido.


A Exploração
do Trabalho:

COLONIZAÇÃO INGLESA
Os ingleses começaram a exploração pela américa do norte ja que a central e a do sul estavam ocupadas pelos espanhóis, porém essa colonização começou tarde no início do século XVII.A ocupação da América do Norte foi marcada por intensos conflitos entre os ingleses e os povos indígenas da região. Um exemplo: o povoado de Jamestown, na Virgínia (1607), primeiro povoado inglês bem-sucedido na América do Norte, foi erguido nas terras tomadas dos índios Powhatan, que foram dizimados pelos ingleses.
Essa colonização foi marcada pela existências de diferentes formas de governo, por isso a exploração do norte da América do Norte, teve base no trabalho familiar e não escravo, ja no sul, existia trabalho escravo nas grandes propriedade rurais.
Ano População
1625 1,980
1641 50,000
1688 200,000
1702 270,000
1715 434,600
1749 1,046,000
1754 1,485,634
1765 2,240,000
1775 2,418,000

>>As Colônias do Norte ou Nova Inglaterra
1- Província de New Hampishire mais tarde o estado de New Hampshire
2- Província da Baía de Massachusetts mais tarde os estados de Massachusetts e Maine
3- Colônia de Rhode Island mais tarde o estado de Rhode Island
4- Colônia de Connecticut mais tarde o estado de Connecticut
>>As Colônias Centrais
5- Província de Nova Iorque mais tarde os estados de Nova Iorque e Vermont1
6- Província de Nova Jérsei mais tarde o estado de Nova Jérsei
7- Província de Pensilvânia mais tarde o estado de Pensilvânia
8- Colônias de Delaware mais tarde o estado de Delaware
>>As Colônias do Sul
9- Província de Maryland mais tarde o estado de Maryland
10- Colônia de Domínio da Virgínia mais tarde os estados de Virgínia, Kentucky e Virgínia do Oeste
11- Província da Carolina do Norte mais tarde os estados de Carolina do Norte e Tennessee
12- Província da Carolina do Sul mais tarde o estado de Carolina do Sul
13- Província da Geórgia mais tarde o estado de Geórgia
o territóri ingles foi dividido em 13 côlonias:
Até 1581, a Holanda pertencia ao Império Espanhol . Nesse ano, depois de uma violenta reação à política opressiva de Felipe II, da Espanha, os holandeses proclamaram sua Independência, constituindo um Estado denominado Províncias Unidas dos Países Baixos. Após anos de guerras, a Espanha reconheceu a independência holandesa, em 1609.
COLONIZAÇÃO HOLANDESA
Os holandeses criaram a Companhia das Índias Orientais (1602 e a Companhia das Índias Ocidentais (1621), para fazer frente às imposições espanholas, principalmente na época da União Ibérica (1580-1640), quando os holandeses foram aliados do comércio do açúcar brasileiro. Essas companhias de comércio, detentoras de privilégios comerciais, organizaram uma grande força militar e, assim passaram a guerriar os domínios ibéricos.
Carlos Venter, César Missio
turma: 201
Porto Alegre, 07 de abril
Full transcript