Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

cartas argumentativas no Vest-Ufes

No description
by

Joelson Rocha

on 19 August 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of cartas argumentativas no Vest-Ufes

Cartas argumentativas no Vest-Ufes
Tipos de cartas argumentativas
Carta de reclamação
Vila Velha, 5 de novembro de 2010

Ao Plano de Assistência à Saúde do Aposentado da Vale

Se recorro a esta ferramenta de comunicação, faço-o depois de esgotadas as possibilidades de resolução, nas instâncias inferiores, do problema que motivou esta escrita. Também pela urgência imposta por um problema de saúde de uma das minhas filhas, que foi impedida de fazer uso dos serviços dessa empresa. Por fim, pelo sentimento de injustiça que nos toma diante da situação.

Fiz parte dos quadros de funcionários da CVRD – Companhia Vale do Rio Doce – entre 1975 e 1991, ano em que me aposentei. Por isso, há mais de vinte anos, mantenho com o Pasa um contrato de prestação de serviços de saúde que inclui duas de minhas filhas, XXX e YYY. Observe que a adesão ao plano se efetivou enquanto ainda estava na ativa, decorrendo disso uma relação comercial de mais de duas décadas de consolidação. Durante esse tempo, as mensalidades desse plano foram descontadas em folha.

No dia 25 de outubro, porém, a minha filha, YYY, ao buscar acesso aos serviços do plano, recebeu de uma atendente a notícia de que ela não mais estava protegida pelo Pasa, pois o contrato que garantia esses serviços fora revogado. Isso gerou em toda a família grande surpresa, já que nem eu, tampouco nenhum dos meus filhos, tínhamos conhecimento disso.

Procuramos imediatamente por respostas junto ao Pasa. Ouvimos dessa empresa que a revogação do contrato fora comunicada a mim por uma correspondência. No entanto, reafirmo que NUNCA recebi esse tipo de comunicado. Sequer havia percebido a inexistência da cobrança nos contracheques.

É preciso reforçar que outras comunicações, tanto da CVRD, quanto outras pessoais, chegam à minha residência. Algumas com algum atraso, é verdade, mas sempre chegam. Por isso o nosso espanto.

Diante de toda essa situação, peço a reintegração imediata de minhas filhas ao plano, nas mesmas condições do contrato antigo, já que nunca tive a intenção de revogá-lo. Se a revogação ocorreu, deu-se inadvertidamente, apenas com a concordância de uma das partes, o que é inadmissível em um acordo comercial. Ainda mais quando se trata de saúde. Mais ainda quando essa relação comercial perdura já há mais de vinte anos.

Por fim, espero que esse desagravo seja resolvido e que seja restabelecida a tranquilidade de ter a minha família com assistência médica, razão maior pela qual há vinte anos permito o débito, em folha, do valor das mensalidades.

Aguardo respostas imediatas, pela urgência da necessidade de tratamento médico.

AAAA



Estrutura das cartas de reclamação
A dosagem do "tom" de acordo como propósito:
Carta de solicitação:
A carta de reclamação no Vest-Ufes
O desafio da carta argumentativa propriamente dita
As denúncias de que os Estados Unidos estariam espionando pessoas em todo o mundo, inclusive as do Brasil, provocou grande preocupação de setores da sociedade. Redija uma carta argumentativa à Presidente Dima Rousseff, mostrando seus posicionamentos a respeito do caso.
Reclamação
Demissão
Apresentação
Renúncia
Sugestão
Denúncia
Carta de leitor
Solicitação
Carta-manifesto
Carta aberta
Tipos de
cartas argumentativas
A omissão da despedida faz com que se feche bruscamente o canal de comunicação. Isso amplia o tom de indignação, de intolerância do emissor.
Identificação
Atenção aos pronomes de tratamento!
Vocativo ou endereçamento
Corpo
Local e data
+
+
Motivo da carta
Relato das ocorrências
Exigência de resolução
Assinatura
Carta de reclamação:
O brasileiro tem feito muitas reclamações relacionadas à prestação de serviços, tanto públicos como privados. Redija uma carta ao departamento de vendas de uma empresa de plano de saúde ou de telefonia, apresentando seu pedido de desligamento em decorrência de sua insatisfação com os serviços prestados.

A carta de solicitação no Vest-Ufes
Com o objetivo de conseguir um cartão bancário do Bradesco, Mário Jr. escreveu, no facebook, um pedido em forma de poema, para o qual obteve, também em versos, uma resposta:
Redija um pedido de segunda via de cartão bancário ao banco de sua preferência, em que seja usado o modelo de carta em prosa. Faça constar, nessa carta, as seguintes informações: identificação pessoal, providências tomadas em decorrência da perda do cartão e justificativa para o pedido. Lembre-se de que um banco é uma instituição e, por isso, o texto deve ser elaborado em linguagem formal.
Algumas informações importantes:
Página informativa: http://www.tecmundo.com.br/politica/41800-espionagem-americana-no-brasil-o-que-e-preciso-saber-.htm
Fonte: http://www.thrive.com.br/illuminati/ue-pede-explicacoes-aos-eua-sobre-caso-de-espionagem-da-nsa/
Fonte: http://amarildocharge.wordpress.com/2013/07/13/mercosul-repudia-espionagem-americana/
Full transcript