Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Islamismo

No description
by

Luciane Rodrigues

on 15 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Islamismo

ISLAMISMO O QUE É O ISLAMISMO? O Islamismo é uma religião monoteísta fundada no ano de 622, na região da Arábia, atual ÁRABIA SAUDITA. Ela é baseada nos ensinamentos religiosos do profeta MAOMÉ (Muhammad) que reuniu a base da fé islâmica num conjunto de versos conhecido como ALCORÃO - segundo ele, as escrituras foram reveladas a ele por Deus por intermédio do ANJO GABRIEL. O Islão é visto pelos seus aderentes como um modo de vida que inclui instruções que se relacionam com todos os aspectos da atividade humana, sejam eles politicos,
sociais, militares ou interpessoais.
Em um único Deus;
Nos anjos, seres criados por Deus;
Nos livros sagrados, entre os quais se encontram a Torá, os Salmos e o Evangelho. O Alcorão é o principal e mais completo livro sagrado, constituindo a colectânea dos ensinamentos revelados por Deus ao profeta Maomé;
Em vários profetas enviados à humanidade, dos quais Maomé é o último;
No dia do Julgamento Final, no qual as ações de cada pessoa serão avaliadas;
Na predestinação: Deus tudo sabe e possui o poder de decidir sobre o que acontece a cada pessoa. CRENÇAS O Islão estabelece que cada muçulmano deve pagar anualmente uma certa quantia, calculada a partir dos seus rendimentos, que será distribuída pelos pobres ou por outros beneficiários definidos pelo Alcorão (prisioneiros, viajantes, endividados). Essa contribuição é encarada como uma forma de purificação e de culto. A quantia corresponde a 2,5% do valor dos bens em dinheiro, ouro e prata, mas o valor pode variar se se tratar, por exemplo, de produtos agrícolas (nesse caso a contribuição pode chegar a 10% da colheita agrícola) A ORAÇÃO
(SALUT) A profissão de fé consiste numa frase - que deve ser dita com a máxima sinceridade - através da qual cada muçulmano atesta que "não há outro Deus além de Alá e Maomé é seu servo e mensageiro." A PROFISSÃO DE FÉ (CHAHADA) Alcorão Realizar cinco orações obrigatórias durante cada dia, no ritual chamado "salat". As orações servem como uma ligação direta com Deus. Como não há autoridades hierárquicas, como padres ou pastores, um membro da comunidade com grande conhecimento do Corão dirige as orações. Os versos são recitados em árabe, e as súplicas pessoais são feitas no idioma de escolha do muçulmano. MESQUITAS A palavra mesquita é usada para se referir a todos os tipos de edifícios dedicados ao CULTO muçulmano.
Há dezenas de milhares de mesquitas no mundo, e elas vão desde as construções mais esplendorosas, com arquitetura riquíssima, às mais modestas, adaptadas dentro de outras estruturas.
A mesquita de CAABA, em MECA, é uma das mais famosas, pois é o centro da peregrinação do "HAJ". A mesquita de AL-AQSA, em JERUSALÉM, também é um local muito visitado pelos muçulmanos de todo o mundo - ela abrigaria a pedra de onde MAOMÉ "ascendeu ao céu". ISLAMISMO
PELO MUNDO Cerca de 13% de muçulmanos vivem na Indonésia, o maior país muçulmano do mundo;
25% vivem no Sul da Ásia;
20% no Oriente Médio;
2% na Ásia Central;
4% nos restantes países do Sudeste Asiático e 15% na África Subsaariana;
Comunidades islâmicas significativas também são encontradas na China, na Rússia e em partes da Europa.
Comunidades convertidas e de imigrantes são encontradas em quase todas as partes do mundo.
1. É proibido às mulheres andar nas ruas sem a companhia de um mahram (pai, irmão ou marido).

2. É proibido serem tratadas por médicos homens,pois não é permitido que mulheres trabalhem fora de casa, a não ser as estrangeiras das missões humanitárias que são sistematicamente impedidas de entrar no país)

3. É permitido chicotear, bater ou agredir verbalmente as mulheres que não estiverem usando roupas adequadas (a burqa), ou que estiverem agindo contra o que os Taliban querem.

4. É proibido qualquer tipo de maquiagem.

5. É proibido à mulher rir alto (nenhum estranho pode sequer ouvir a voz da mulher).

6.É proibido usar saltos altos que possam produzir sons enquanto andam

7. É proibido o uso de roupas que sejam coloridas. "Regras" do Regime Taliban INTEGRANTES

Os Sunitas consideram os sucessores diretos do profeta Maomé, já os Xiitas não concordam, para eles o sucessor deveria ser Ali, genro do profeta. OS CINCO PILARES
DA RELIGIÃO A contribuição de purificação (Zakat) O Islão estabelece que cada muçulmano deve pagar ANUALMENTE uma certa quantia, calculada a partir dos seus rendimentos, que será distribuída pelos pobres ou por outros beneficiários definidos pelo ALCORÃO (prisioneiros, viajantes, endividados). Essa contribuição é encarada como uma forma de purificação e de culto.
Pode haver doações expontâneas, este ato deve ser sincero sem ser motivado por vaidade, de preferência em SEGREDO. A peregrinação (Hajj) A peregrinação a MECA, obrigatória pelo menos uma vez na vida para que todos tenham de saúde e disponham de meios financeiros. Ocorre durante o décimo segundo mês do calendário islâmico. Usam um traje especial todo branco, para que todos estejam igualmente vestidos e não haja distinção de classes. Depois de praticarem sete voltas em torno da KAABA, os peregrinos correm entre as duas
colinas de SAFA e MARWA. Na última parte
do Hajj, os muçulmanos devem passar
uma tarde na planície de ARAFAT,
onde Maomé disse o seu "Último
Sermão". Os rituais chegam
ao fim com o sacrifício
de carneiros e bodes. RAMOS DO ISLAMISMO
(Sunitas e Xiitas) O jejum no mês do Ramadão (Saum) No 9° MÊS do calendário islâmico, cada muçulmano adulto deve abster-se de alimento, de bebida, de fumar e de ter relações sexuais, desde o nascer até ao pôr-do-sol.
O JEJUM é interpretado como uma forma de purificação, de aprendizagem do auto-controle de desenvolvimento da empatia por aqueles que passam fome ou outras necessidades.
O mês de Ramadão termina com o dia de celebração conhecido como EID UL-FTIR ISLAMISMO NO BRASIL O Islamismo era praticado na África e foi trazido para o Brasil através dos escravos africanos. - esses escravos diferenciavam-se dos demais, pois não aceitavam as imposições dos seus senhores.
Em 1835 ocorreu a Revolução de Malês (Bahia) muçulmanos contra a escravidão. Gabriela Lopes
Luciane Rodrigues
Pietra Prestes
Taiane Moura
Ussumane Djalo
Virginia Miranda INTEGRANTES Os SUNITAS correspondem a 85% de todos os adeptos da região islâmica do mundo, com uma grande maioria em países como Arábia Saudita, Egito e Indonésia, no entanto, os XIITAS predominam em países como Irã e Iraque. Embora no Iraque 60% sejam Xiitas, são os Sunitas que compõem o governo e exercem perseguições e repressões à maioria. O Alcorão também contém exortações éticas e morais, histórias relacionadas com os profetas anteriores a Muhammad, avisos sobre a chegada do dia do Juízo Final, bem como regras relacionadas com aspectos da vida diária, como o casamento e o divórcio. Alcorão ou Corão (em árabe "a recitação") é o livro sagrado do Islã. Os muçulmanos creem que o Alcorão é a palavra literal de Deus (Alá) revelada ao profeta Maomé (Muhammad) ao longo de um período de vinte e três anos.
O Alcorão está estruturado em 114 capítulos chamados suras. Cada sura está por sua vez subdividida em versículos chamados ayat.
Full transcript