Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A importância dos metais na Sociedade atual

No description
by

Pedro Alexandre

on 9 December 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A importância dos metais na Sociedade atual

Minerais Tabela Períodica
e os seus elementos A importância dos metais na sociedade atual Recapitulação das características:


* Condutibilidades térmica e elétrica;

* Elevada densidade e dureza;

* Altos pontos de ebulição e fusão;

* Cor brilhante;

* Maleabilidade;

* Ductibilidade;



Ligação metalica A metalurgia é um ramo da engenharia, que constitui atualmente a Ciência e Tecnologia dos Materiais, encarregue de estudar os processos de extração, transformação e aplicação dos materiais metálicos. Esta tem-se vindo a desenvolver muito ao longo dos tempos devido à importância que os metais ganharam na sociedade, nomeamente ao nível das suas utilizações industriais, e também ao facto de possibilitar a reciclagem de metais. Trabalho realizado por: Elisabete Freitas n. 8

Pedro Alexandre n. 24 Metalurgia Foi apenas a partir de 4500aC que o metal passou a ser derretido, em algumas civilizações, nascendo assim a metalurgia. Foi esta nova técnica que permitiu, mais tarde, o aparecimento das ligas metálicas Conclusão Aplicações dos metais História da Ciência
e da Tecnologia

"Os metais" O que são metais? Um metal (do grego antigo, métalon) é um elemento, substância ou liga caracterizado por: Um alto ponto de fusão e ebulição Uma elevada dureza Brilho metálico Os metais constituem 80% da tabela periódica e a maior parte destes encontram-se na Natureza combinados com outros elementos como, por exemplo, o Oxigénio. 2500 a.C. 1500 a.C. 1900 2000 1800 a.C. 12º ano
Cct Volume XL Todas estas propriedades têm por base o modelo de ligação metálica. Ductibilidade e maleabilidade Boa condutividade eléctrica e térmica Idade do aço Séc. XIX / XX Pensa-se que tenha sido por acaso que ocorreu a primeira mistura de carvão (Carbono - C ) com ferro (Fe), ocorrendo durante o trabalho do ferro que terá contactado com carvão em brasa. O Homem, quando se deu esta junção acidental por volta de 1500 a. C., descobriu um metal mais resistente e leve que o Ferro (Fe), o que permitia construção de ferramentas e objectos de forma mais fácil, conferindo aos objectos propriedades que anteriormente não tinham devido ao alto teor de composição em Ferro (Fe). Desde os nossos utensílios de cozinha às grandes pontes, o aço está presente na grande maioria dos objectos do nosso dia-a-dia. A idade do ferro é o período em que o bronze foi substituido pelo ferro devido à sua superioridade em termos de dureza e abundância de jazidas. A metalurgia do ferro foi importada do Oriente a partir da emigração de tribos a partir de 1200 a.C. 1200 a.C Idade do Bronze Idade do Ferro O primeiro ferro deverá ter tido origem nos meteoritos (liga de Ferro e Níquel), sendo usado muitos séculos antes da idade do ferro, na Palestina. Após a descoberta do cobre, e de todas as vantagens que a utilização dos metais trazia, o Homem pré-histórico tenta, então, encontrar um metal que superasse o último.
Nesta altura,na Mesopotâmia, o bronze começou a ser utilizado. Este continha estanho (Sn) que era mais resistente e cujo processo de formação da liga era mais facilmente controlado.
O bronze é uma liga de estanho (Sn - 10%) e de cobre (Cu - 90%).
É resistente, não se corrói e tem um ponto de ebulição baixo. É bom condutor de calor e de electricidade, melhor do que a maior parte dos aços.No entanto,atualmente, é mais caro produzir bronze do que aço. Perspectiva Histórica da utilização dos Metais Pode ser utilizado para vários objectivos, o que mostra que as suas propriedades físicas e químicas são versáteis. Com a descoberta do bronze veio a descoberta de novas e mais resistentes armas, ferramentas e materiais de construções. A idade do bronze ficou compreendida entre o final da idade do cobre (1800 a.C.) e o inicio da idade do ferro (cerca de 1200 a.C.). Idade do Cobre O objeto de cobre mais antigo conhecido é um pingente oval procedente de Shanidar (Irão), datado de 10000 a.C. 2500a.C.-1800a.C. Sendo o primeiro metal a ser utilizado como uma ferramenta(era moldado a frio usando pedras, através de martelamento), este constituiu um passo bastante importante para a evolução do Homem. Idade da Pedra até 2500 a.C. Historicamente o fim da Idade da Pedra e início da Idade dos Metais aconteceu por volta 2500 aC, quando começaram a ser utilizados os primeiros utensílios de metal. Estes novos objectos constituíam uma vantagem tecnológica, já que as armas e ferramentas de metal eram mais resistentes e mais sofisticadas, o que levou a uma melhoria na qualidade de vida dos povos que as usavam. Novos Materiais Outro tipo de novos materiais utilizados, são as ligas com memória de forma. Estas têm a capacidade de recuperar a sua forma inicial adquirida a altas temperaturas, por simples aquecimento.
Apesar de terem sido descobertas em 1930, devido ao custo, só mais tarde começaram a ser usadas. As primeiras ligas a ser utilizadas foram as de níquel-titânio, para a construção de mangas de junção para aviões. Valorização do Ferro devido às dificuldades na sua produção. Lewis Hine/Library of Congress via pingnews Textile mill workers with spinning machinery, Georgia, United States, 1909 January 19 A Idade da Pedra é o período da Pré-História durante o qual os seres humanos criaram ferramentas de pedra, sendo a tecnologia mais avançada naquele momento .
A madeira, os ossos e outros materiais também foram utilizados (cornos, cestos, cordas, couro...). armas de corte armas de percussão Mas este metal era frágil (dúctil e maleável), e desgastava-se ao fim de pouco tempo, o que levou o Homem pré-histórico a procurar outros metais para satisfazer as suas necessidades. A idade do cobre (Cu) compreende assim o intervalo de tempo em que o cobre foi o material mais utilizado para criação de ferramentas e outros artefactos.

Entre 2500 a.C. e 1800 a.C.. 1800a.C. - 1200a.C. Primeiro Metal Talvez tenha sido o ouro, o primeiro metal a ser utilizado pelo ser humano, seguido pela prata e pelo cobre, este ultimo muito mais ambundante na Natureza. Foram encontrados alguns objectos de ferro, datados de 2000 a.C., diferentes do ferro meteorico devido à ausência de níquel. Estes eram pequenos objectos como pontas de lanças, anéis ou missangas. A substituição do bronze pelo ferro foi lenta e progressiva, pois era difícil produzir peças de ferro: localizar o mineral, extraí-lo, proceder a sua fundição a temperaturas altas e depois forjá-lo. Eras dos metais:

Era do Bronze
Era do Cobre
Era do Ferro
Era do Aço
Novos Materiais Aplicações:

Aluminio - aeronaves
Ferro - Automoveis
Cobre - Cabos electricos
Estanho - Folhas de Flandres Vantagens

- Rentabilidade Económica
- As suas características principais (Dureza, Meabilidade, etc)


Desvantagens

- Corrosão
- Problemas Ambientais Poucos são os metais que no estado puro servem para combater as necessidades existentes, por isso recorresse às ligas metálicas.
Para além das vantagens económicas, ao alterar-se a percentagem dos constituintes, podemos obter ligas metálicas com propriedades diferentes.
Actualmente, as ligas mais comuns que se utilizam a indústria são as de ferro, cobre, magnésio, alumínio, chumbo, titânio, lítio, níquel e ouro. Também, há ligas com efeito de memória dupla, tanto a altas temperaturas como a baixas tem uma forma específica, adquiridas por arrefecimento ou aquecimento da liga. Têm sido utilizados em medicina, engenharia e na indústria de brinquedos. Actualmente começam a ser desenvolvidos outros materiais, com novas propriedades
tais como os semi-condutores (sólidos cristalinos com uma condutividade térmica entre
os condutores e os isolantes, muito usados em electrónica), o Kevlar (um polímero sete
vezes mais resistente que o aço e muito leve usado em coletes a prova de bala, aviões,
cordas, entre outros) os nanomateriais (materiais desenhados à escala atómica), entre outros. Exemplos da utilização dos metais: O aço é conhecido desde a antiguidade (o aço mais antigo provém de Riaz, África, e data de 1400Ac). Mas só se tornou verdadeiramente importante depois de 1857. Foi o ano em que Henry Bessemer desenvolveu um novo método de produção que permitiu baixar muito o custo do material.
Full transcript