Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

História da Tabela Periodica

No description
by

Helena Faria

on 16 October 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of História da Tabela Periodica

História
da Tabela Periódica Já eram conhecidos elementos como o ouro, a prata, o estanho, o cobre, o chumbo e o mercúrio Aristóteles Antoine Lavoisier Johann Döbereiner Jakob Berzelius Dmitri Mendeleev Glenn Seaborg Henry Moseley No ano 300 a.C. Aristóteles propôs a Teoria dos Quatro Elementos, sugerindo que tudo o que existia era formado pelas "combinações" dos 4 elementos: fogo, água, terra e ar 1773-1774 Carl Wilhelm Scheele e Joseph Priestly conseguiram "isolar" o oxigénio. Estava descoberto mais um elemento. Elaborou uma lista, contendo 33 elementos onde os distinguia entre metais e não metais.
Isto possibilitou a antecipação das propriedades de outros elementos, determinando assim, se seriam ou não metálicos. 1789 sadfa Desenvolveu uma tabela de acordo com as massas atómicas e foi o primeiro a atribuir letras como símbolos para os elementos. Em 1828, Döbereiner reparou que alguns elementos tinham propriedades semelhantes e agrupou-os em grupos de 3, a que chamou tríades. John Newlands Em 1865, classificou os 56 elementos em 11 grupos, de acordo com as suas propriedades físicas. Mendeleev criou uma tabela baseada nas massas atómicas, dispostas periodicamente, organizando 66 elementos.
Mendeleev deixou espaços por preencher. Estes destinavam-se a elementos cujas propriedades ele previa, mas que ainda nao tinham sido descobertos. William Ramsay Descobriu os gases nobres em 1894, sendo o primeiro o Árgon. Em 1913, descobriu que o número de protões no núcleo de um determinado átomo era sempre o mesmo.

Moseley usou essa ideia para o número atómico. Seaborg synthesised transuranic elements, which are the elements after Uranium, in the periodic table. A primeira descoberta científica de um elemento, ocorreu em 1649, quando o alquimista Henning Brand descobriu o fósforo. Em 1661 Robert Boyle apresentou uma definição para "elemento". Elemento: Substância que não pode ser dividida em partes mais pequenas por meio de reações químicas. Algumas tríades eram:

- Cloro, Bromo, Iodo
- Cálcio, Estrôncio, Bário
- Enxofre, Selénio, Telúrio
- Lítio, Sódio, Potássio

Nestes grupos, a massa atómica do 2º elemento era praticamente igual à média das massas do 1º e 3º elemento. Lei das Oitavas O último elemento que ocorre na natureza a ser descoberto, em 1925, foi o rénio.

A última maior troca na tabela, resultou do trabalho de Glenn Seaborg, na década de 1950.

Reconfigurou a tabela periódica colocando a série dos actinídeos abaixo da série dos lantanídios. Aristóteles. Teoria dos 4 elementos: terra, fogo, água e ar 300 a.C. Lavoisier classifica 33 elementos como metais ou não-metais 1789 12 elements conhecidos: ferro, ouro, cobre, zinco, prata, platina, estanho, mercúrio, arsénio, chumbo e enxofre 1700 Mendeleev organiza os elementos numa tabela de acordo com a mass atómica. Reparou que as semelhanças nas propriedades ocorriam periodicamente. Previu elementos que deveriam existir Ramsey descobre os gases nobres Moseley apresenta a "Lei Periódica": As propriedades químicas e físicas dos elementos são funções periódicas do seu número atómico 1913 1894 1869 Dobereiner. Lei das Tríades.
A massa atómica do elemento central da tríade, era a média das massas do primeiro e terceiro membros. Newlands. Lei das Oitavas. Os elementos poderiam ser arranjados como uma escala musical. Como existe uma repetição das notas a cada oitava, os elementos químicos teriam uma repetição periódica. 1828 1865 Helena Faria
Leonor Neves
Sofia Encarnação Lei das Tríades "Pai" da Tabela Periódica Lei das Oitavas Conceito de "elemento" Símbolos para
os elementos Mendeleev Boyle Berzelius Newlands Döbereiner
Full transcript