Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Palográfico

No description
by

Patricia Gomes

on 8 October 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Palográfico

Teste Psicológico: PALOGRÁFICO
Histórico
O que avalia?
Avalia a produtividade (ritmo e qualidade) e características da personalidade. É um teste expressivo da personalidade, medindo o comportamento expressivo (como fazer) do indivíduo.

Quem pode realizar o teste?

Este teste é aplicável em crianças a partir de 8 anos, adolescentes e adultos.

Como é realizado o teste?

O teste consiste em sua realização na produção de traços verticais de 7mm de altura com espaço de 2,5mm entre eles, sendo traçado de cima para baixo.
A duração total é de 5 minutos sendo controlada a cada 1 minuto dizendo a palavra sinal, onde os avaliados devem fazer uma marcação horizontal neste momento mas sem interrupção, (dar continuidade).

Inclinação
Distância entre palos
Refere a expansividade na atividade, ou seja, a necessidade de contato com o exterior ou a de liberdade, de isolamento, de concentração.
Tamanho dos palos
Representa simbólicamente a autoestima, a confiança que o indivíduo tem em seus próprios valores pessoais, ou seja, o grau de valorização ou depreciação de si mesmo.
Direção das linhas ou alinhamento
Distância entre linhas
Simboliza o relacionamento interpessoal, ou seja, a maior ou menor distância que o indivíduo quer manter em relação aos outros.
Margens
Indica a capacidade organizadora do indivíduo e de como ele se adapta ao ambiente. As diferentes margens relacionam-se ao simbolismo do espaço. Em geral a margem esquerda é aquela em que o indivíduo exerce maior controle. A única margem que não é avaliada é a inferior pois em geral, a folha não é preenchida até o final.
Produtividade
É avaliada pelo número de traços executados durante o teste. Ele se refere a quantidade de trabalho que o examinado é capaz de fazer, tanto em termos profissionais quanto em outras atividades.
Superior ou alto
: total maior do que 1038 palos.
Indica rendimento superior no trabalho, capacidade de produzir muito acima da média

Ritmo
O ritmo é avaliado pelo Nível de Oscilação Rítmica (NOR) que verifica a variabilidade da produtividade do trabalho do indivíduo nos diferentes tempos do teste, reproduzindo as possíveis flutuações de produtividade no desenvolvimento das tarefas.
Dra.Vânia Kátia Menegalli Moojen
Psicóloga - CRP12/1613

Criado por Salvador Escala na Espanha sendo bastante utilizado pela medicina em Barcelona. No Brasil foi aplicado por Agostinho Minicucci e publicado em 1976.

Reflete em que medida o indivíduo sente necessidade de contato com os outros. Também se refere a como a pessoa se realciona com os outros e como deseja ser tratada, dominada ou rejeitada.
Relaciona-se à espontaneidade afetiva e ao grau de vínculo que estabelece com os objetos e com as pessoas.
Vertical ou Reta
Reflete atitude vigilante da personalidade, firmeza, estabilidade, constância das atitudes, domínio sobre os desejos, sentimentos e emoções, atitude de reserva e pouca necessidade dos outros nas atividades, frieza e indiferença.
Inclinado para a direita
Significa extroversão, necessidade de contato com as pessoas, pessoa facilmente influenciável, maior necessidade de buscar apoio nos outros.
Muito inclinado para a direita
Característica de indivíduos que valorizam os fatos, as pessoas ou as coisas, conforme elas lhes inspirem simpatia ou repulsa, excesso de subjetivismo. Pode indicar também propensão a acreditar sem pensar, ausência de racionalidade, emotividade.
Inclinado para a esquerda
Indica a repressão ou aversão ás necessidades de contato social e afetivo, narcisismo, atitude vigilante, defensiva e de desconfiança em relação aos contatos afetivos, amorosos ou de demonstração de afeto.

Inclinação oscilante ou mista
: Reflete facilidade de adaptação, possibilidade de sintonizar as próprias necessidades com as dos demais, sem perder a individualidade, diplomacia, mas também pode significar ambivalência. Pode indicar ainda capacidade de compreender os outros, instabilidade, indecisão na realização das atividades.
Mudança de Inclinação
Se a inclinação for inicialmente para a direita e vai se modificando progressivamente até se tornar vertical ou inclinada para a esquerda indica que a espontaneidade inicial foi freiada por algum motivo, isto é, o desejo de entrar em contato com os outros é reprimido posteriormente. Se ocorre o contrário, isto é, inclinação dos palos for inicialmente para a esquerda ou vertical e progressivamente vai mudando para inclinação para a direita, revela reserva inicial que a pessoa vai mudando para busca de contato.
Distância normal ou média
Indica equilíbrio, ponderação, preocupação em alcançar os objetivos, boa capacidade de organização e método.
Distância aumentada ou ampla:

Os espaços aumentados indicam extroversão e necessidade de contatos com as pessoas, expansividade, naturalidade, confiança em si, necessidade de apoio externo, facilidade em desistir das próprias opiniões e de aceitar as dos outros. Pode indicar também falta de prudência, resposta impulsiva aos estímulos, inquietação psicomotora, excitabilidade.
Distância muito aumentada ou muito ampla:
R
evela tendências dispersivas, ausência de pudor, tendência exibicionista, necessidade de chamar a atenção, extravagância e impulsividade.
Distância diminuída ou estreita:

Indica introversão, limitação de sentimentos e de tendências, falta de liberdade para expandir a afetividade, pessoa cuidadosa, econômica e tenaz, tendências egocêntricas e regressivas, atitude reflexiva e cuidadosa, escrupulosidade no cumprimento dos deveres e obrigações.
Distância muito diminuída ou muito estreita:

Significa estreiteza do campo de consciência e dos processos de expansão intelectual, egocentrismo rígido, avareza, desconfiança, ciúme, obsessão por detalhes sem importância, atitude recriminatória.
Distância irregular ou desigual:

Indica insegurança na tomada de decisões. Também revela intuição, sensibilidade, ambivalência, dificuldade em estabelecer critérios. Reflete emotividade desordenada, dificuldade de planejamento em relação ao tempo e á atividade. Também relaciona-se a conflitos internos e a falta de ritmo nas atividades.
Normal ou médio
(4,1 a 9,7 mm)
Significa equilíbrio e ponderação, com domínio da conduta, afetividade estável e adaptação ao meio, ordem, reflexão, constância, atenção.
Aumentado ou grande (9,8 a 12,5 mm)
Indica nobreza, generosidade, lealdade, segurança de si mesmo, confiança no êxito e otimismo (com traços claros, retilíneos), mas também autovalorização, vaidade, exibicionismo, megalomania, ambição desmedida, ausência de sentido crítico, tendência ao autoritarismo, vaidade, tendência a fazer projetos e sonhos impossíveis de se realizarem. É um sinal de excitabilidade e de postura ás vezes inconveniente em relação ao grupo.
Diminuído ou pequeno: (1,3 a 4,0 mm)
Revela redução da capacidade expansiva e das ralações com o ambiente, introversão, concentração, preocupação com detalhes, precaução, capacidade de análise, curiosidade intelectual, capacidade de crítica e de observação, minuciosidade, escrupulosidade.
Tamanhos grandes e pequenos alternados:
S
ignifica insegurança a respeito de seu próprio valor, tentativa de impor a vontade. Ás vezes pode ocorrer em pessoas com dificuldades de adaptação na vida profissional e social, que apresentam um forte conflito entre independência e submissão, entre a hesitação e a necessidade de se impor.
Crescente
: aumento progressivo dos palos- quando os traços são regulares, na inclinação, pressão e outros aspectos indicam franqueza, comportamento alegre e expansivo, espontaneidade, liberdade de expressão. É comum em artistas que mostram, ás vezes, um tipo de comportamento infantil. Se a situação anterior não ocorrer significa falta de tato e firmeza, tendência a entrar em discussões estéreis. Aumento progressivo de tamanho acompanhado de rapidez e manutenção da ordem revela ardor, euforia, entusiasmo, boa vontade, saúde e atividade. Caso contrário pode indicar impaciência e exaltação.
Horizontal ou retilínea (-1,9° a +1,4°)

Reflete harmonia e equilíbrio nas diversas expressões do comportamento, princípios morais estáveis, maturidade nas decisões e na atuação, atitude calma, domínio de si, constância, lealdade, controle dos impulsos, hábito, rotina, frieza.
Horizontal e rígida:
Indica pessoa rigorosa e rígida nas idéias, nos princípios morais e na conduta. Mostra falta de espontaneidade, seriedade, pontualidade, frieza, retidão inflexível. Demonstra formalismo e apego ao dever, ao trabalho e ás tradições. Se além do alinhamento houver distâncias iguais entre os palos e margens excessivamente cuidadas indica obsessividade.
Alinhamento ascendente (máximo de 10°)
Revela ‘’motivação, disposição para o trabalho, ânimo realizador, vitalidade para executar tarefas, otimismo , aspiração profissional, busca de melhores condições e aceitação de tarefas que demandem maior esforço ou tempo de execução.’’
Descendente (-2,0° a -3,5º):

Relaciona-se á depressão, diminuição da capacidade e do rendimento no trabalho, energia e valor moral insuficientes para reagir diante dos obstáculos, contrariedades ou situações difíceis, falta de confiança em si mesmo, desânimo, pessimismo, sentimento de impotência ou de culpa, abatimento, desalento moral e espiritual por causas diversas, cansaço, tendência á fadiga e ressentimento consigo e com os outros.
Côncava:

Significa disposição inicial diante das situações com perda da disposição e da motivação no decorrer da mesma e recuperação do ânimo no final da tarefa. Reflete fadiga muscular, cansaço, estados de angústia que se transformam em agressividade, desalento que depois muda para esforço para recompor-se.
Convexa
revela atitude eufórica no ínicio das obstáculos reais ou problemas, o entusiasmo do primeiro momento perde o impulso e desaparece (fogo de palha), não conclui os projetos iniciados. Significa também instabilidade, falta de constância diante dos obstáculos. É característico de indivíduos com imaginação viva. Baixa capacidade para avaliar a dificuldade da tarefa e a própria motivação, dificuldade de planejamento das atividades, ímpeto inicial que não se mantém.
Revela as flutuações do ânimo, do humor e da vontade.
Relaciona-se à "maturidade e constância da personalidade, dos gostos, das convicções, dos princípios morais e do comportamento.
Normal ou média (2,7 a 8,0 mm):
Revela um relacionamento interpessoal equilibrado, respeitando limites adequados no convívio com os outros. Indica moderação e ponderação no relacionamento com os outros e nas situações de liderança de grupo. Também indica escrúpulos e percepção de limites no contato com os outros.
Aumentada ou afastada (8,1 a 10,7 mm):
Traduz certo distanciamento no contato com outras pessoas, precaução e cautela nas suas relações, o que aumenta a formalidade nos relacionamentos interpessoais. Também reflete escrúpulos exagerados e afastamento acentuado em relação aos outros, bem como atitude acentuadamente respeitosa. Introversão, preferência por atividades que possa realizar sozinho.
Irregular:
R
evela instabilidade nos relacionamentos, com momentos de certa reserva e distância e outros de grande proximidade, o que pode causar dificuldades nos relacionamentos.
Diminuída, estreita ou próxima (0 a 2,6 mm):
Denota falta de escrúpulos e de percepção de limites em relação aos outros, facilidade para estabelecimento de contatos sociais, que muitas vezes podem levar a confiança e intimidade excessivas, tornando-se inconveniente. Eventualmente, poderá tornar-se agressivo, sem limites. Extroversão, proximidade em relação aos outros, preferência por atividades grupais e sociais, em geral, respeita os limites e a intimidade dos demais. Pode também revelar uma visão imediata das coisas.
Margem esquerda normal ou média
: indica adequação na forma de lidar com situações do passado, necessidade de sair de si mesmo, interesse por idéias novas e iniciativas. Revela também ‘’bom gosto estético, equilíbrio, ordem consciente e autocontrole’’.
Margem esquerda aumentada ou larga:
f. grande: de 34,8 a 40,6 mm ou f. pequena: de 11,8 a 13,9 mm- revela extroversão, facilidade na comunicação sem grande responsabilidade ou envolvimento, pessoa amigável, atenciosa, despreocupada com as obrigações.
Margem esquerda diminuída ou estreita:
f. grande: de 16,9 a 22,7 mm ou f. pequena: de 5,2 a 7,3 mm-é sinal de introversão, de timidez, recato, prudência nos contatos, necessidade de reflexão e demora para tomar decisões, falta de espontaneidade, agressividade reduzida nos primeiros contatos. A avaliação desta característica é menos confiável ao usar a folha pequena na aplicação, pois o espaço é muito mais estreito
Margem direita normal
: mostra boa adaptação ao meio social, tendência a enfrentar situações e desafios sem muitos receios ou atitudes agressivas. Denota também autocontrole adequado e boa canalização dos impulsos.
Margem direita aumentada ou larga
: de 8,9 a 12,5 mm- indica temor de situações novas, riscos e iniciativas, receio em relação ao futuro e aos relacionamentos, adaptação difícil ao ambiente e falta de sociabilidade, medo de se expor diante de figuras de autoridade, falta de decisão e de combatividade.
Margem direita diminuída:
abaixo de 2,2 mm - reflete pessoa dinâmica e realizadora, que gosta de atividades novas e desafios. Indica extroversão, sociabilidade, precipitação nas decisões, tentativa de controle de gastos em detrimento do sentido estético.
Médio Superior:
entre 735 e 1038 palos.
Revela rendimento no trabalho acima da média.

Média:
entre 469 e 734 palos.
Reflete rendimento médio no trabalho.

Médio inferior:
entre 321 e 468 palos.
Relaciona-se ao rendimento abaixo da média no trabalho.
Inferior ou lento
:
inferior a 321 palos.
Apresenta rendimento no trabalho muito baixo da média, com capacidade de produção deficiente em relação á média.
Muito alto
: NOR igual ou maior do que 13,2 pontos.
Indica grandes variações no rendimento no trabalho.
Alto:
NOR entre 8,7 e 13,1 pontos. Significa flutuações e instabilidade no desempenho das tarefas.
Médio
: NOR entre 4,2 e 8,6 pontos.
Corresponde a pessoa que, embora apresente instabilidade no ritmo de produção, consegue adaptação adequada ás tarefas rotineiras.
Baixo
: NOR entre 2,2 e 4,1 pontos.
Denota estabilidade no ritmo de produção, que permite desenvolver tarefas com certa uniformidade.
Muito baixo:
NOR entre 0 e 2,1 pontos- revela alta regularidade na realização das atividades, sem oscilação bruscas na produção, tendência á rigidez.
Full transcript