Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Espiral do século XVIII

No description
by

Natália Carreras

on 17 September 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Espiral do século XVIII

CONTINENTE AFRICANO
CONTINENTE EUROPEU
CONTINENTE AMERICANO
Espiral do século XVIII

Revolução Industrial
No século XVIII, cientistas e filósofos iluministas buscavam pelo conhecimento em patamares nunca antes observados, levando ao desenvolvimento de novas máquinas e instrumentos desenvolvidos na Inglaterra, chamado de Revolução Industrial. Com isso, foi substituido do trabalho artesanal pelo assalariado e com máquinas. A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial por possuir uma rica burguesia, por possuir uma importante zona de livre comércio e o êxodo rural.
Inconfidência Mineira
O século XVIII ficou conhecido como o "Século do Ouro", pois o Brasil era o maior comercializador de ouro e diamante conhecido por Inconfidência Mineira. Com isso, os portugueses aumentavam os impostos e passaram a carimbar o seu ouro, mas o ouro acabou se acabando.
Iluminismo
Em meados do século XVIII, a Europa passou por uma importante transformação, a ideologia burguesa culta propagou-se por toda a Europa, sobretudo na França, impulsionando as idéias dos enciclopedistas Diderot, Montesquieu e Voltaire que eram defensores de Rousseau ao desenvolvimento das ciências valorizando a razao do processo cultural e social. Com isso, o ministro D. José I expulsou os jesuitas e fundaram escolas e academias.
Revolução Francesa
A revolução francesa teve relevante papel nas bases da sociedade de uma época, além de ter sido um marco divisório da história dando início a idade contemporânea. A população era dividida em trê estados. O clero e a nobreza eram privilegiados. A França passou por uma crise econômica que levou o terceiro estado a roubar. A assembleia dos Estados Gerais foi convocada, cada estado tinha um voto, mas o clero sempre ganhava. Em 1789 foi convocada a Assembleia no palácio de Versalhes que se contia em exercer o voto individual.
A Guerra dos Sete Anos
A Guerra dos Sete Anos foi um conflito entre diversas monarquias nacionais européias em torno do controle de regiões de exploração comercial. O iníio da guerra teve com a invasão francesa à ilha britânica em 1756. Os ingleses conseguiram derrubar o controle frances. A derrota dos franceses foi completada com a entrada da Espanha, tornando a Inglaterra os vencedores.
Independência dos
Estados Unidos
Em 1776, os colonos se reuniram no segundo congresso com o objetivo maior conquistar a independencia. Durante o congresso, Thomas Jefferson redigiu a Declaração da Independencia dos Estados Unidos, porém a Inglaterra recusou e declarou guerra. A Guerra da Independencia ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos americanos com ajuda da Espanha e da França.
Conjuração baiana
Em 1798, ocorreu a cnjuração baiana, que exigia a independencia do dominio portugues. Quando Salvador deixou de ser a capital brasileira, a população baiana acabou sofrendo com a crise econômica do estado. A violência aumentava cada vez mais com o constantre saqueamento de propriedades privadas e mercadorias. Se juntaram um grupo de pessoas querendo aderir a revolução. Ela é considerada uma importante revolta popular. Muito além da pretensão de derrubar a monarquia e deu impulso das primeiras campanhas abolicionistas do país.
Guerra dos Emboabas
Entre 1707 e 1709, Minas Gerais acabou se transformano em palco de um conflito que acabou conhecido como a Guerra dos Emboabas. Os emboabas organizaram diversas expedições em busca de enfraquecer a hegemonia do paulistas nas regiões mineradoras. No ano 1709, a Coroa Portuguesa separou os territórios dando fim a guerra.
Batalha das Pirâmides
Napoleão Bonaparte deu início a batalha com o objetivo de conquistar o território egípcio e proporcionar o contato de sábios influenciados pelo iluminismo europeu com a cultura do Antigo Egito. O objetivo militar e político dessa batalha era cortar a ligação do império inglês com as rotas comerciais que chegava à India buscando enfraquecer econômicamente os ingleses e seu controle sobre o Mediterrâneo. Por causa da tecnologia das armas de fogo dos franceses, liderados por Bonaparte, eles venceram a batalha.
Tráfico Negreiro
O tráfico negreiro ocorreu em todo o oceano Atlântico, entre os séculos XVI e XIX. A maior parte dos escravos transportados pela rota do comércio triangular eram da África Ocidental, vendidos por outros africanos ocidentais. As estimativas são de que mais de 12 milhões de escravos foram enviados através do Atlântico, principalmente para os impérios português, britânico, frances e espanhol, além dos Estados Unidos.
Encontramento da
Pedra da Roseta
Essa pedra é um fragmento de uma estela. Pesan cerca de 3/4 de tonelada, medindo 118cm de altura, sendo a sua composição de granito negro. Seu nome é em homenagem da cidade de Roseta, que foi descoberta pelo exército de Napoleão em 1799. As inscrições da pedra são de 196 a.c.. A pedra fala sobre as mudanças do governo ocorridos durante o período freco-romano no Egito.

Procura da Nascente do
Rio Nilo Azul
Em 14 de novembro de 1770, James Bruce encontrou um pequeno pântano com um monte de terra no centro, declarando ser a Nascente do Rio Nilo Azul. O rio Nilo Azul está localizado na região nordeste da África e possui aproximadamente 1370 km de comprimento. O rio Nilo Azul possui uma usina produtora de irrigação e hidroeletricidade no Sudão.
Natália Carreras 23 8C
Full transcript