Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Biotecnologia da Reprodução

No description
by

Anita Flores

on 29 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Biotecnologia da Reprodução

Biotecnologia da Reprodução Inseminação artificial Fertilização in vitro ICSI Para quê? Para os casos em que os espermatozóides não conseguem atingir as trompas. Consiste em transferir para a cavidade uterina os espermatozóides previamente recolhidos e tratados após a seleção dos espermatozoides morfologicamente mais normais e móveis. O que é? Como? 1- Recolha do esperma
2- O esperma é introduzido diretamente no colo uterino da mulher
3- Todo o resto da gravidez se processa naturalmente. O que é? Colocação, em ambiente laboratorial (in vitro), de um número significativo de espermatozóides ao redor de cada oócito II, procurando obter embriões de boa qualidade que serão transferidos, posteriormente, para a cavidade uterina. Para quê? Esta técnica é utilizada em casos em que:

- a mulher possui uma disfunção ovárica grave
- há obstrução das trompas de falópio
- um dos membros do casal possui uma doença de transmissão sexual incurável e as relações sexuais sem preservativo podem contaminar o parceiro Como? 1. Recolha do esperma do pai e dos ovócitos da mãe Como? Para quê? O que é? É utilizada quando grande parte dos espermatozóides apresentam anomalias que os tornam inadequados para a fecundação. É uma técnica de grande precisão realizada a microscópio.
1- É escolhido um espermatozoide normal, com boa mobilidade, que é aspirado com uma micropipeta;
2- A micropipeta contendo o espermatozoide aproxima-se do oócito II e penetra no citoplasma do oócito, empurrando o espermatozoide para o interior do citoplasma Injeção intracitoplasmática de um espermatozoide ICSI Intracytoplasmic sperm injection 2. Numa proveta, cada oócito é posto em contacto com espermatozóides. Ocorre a fecundação.
Desenvolvem-se vários embriões. 3.
Em cerca de 10 embriões criados, 1 a 3 são transferidos para o útero da mãe com a ajuda de uma cânula fina

A gravidez prossegue normalmente, a menos que haja complicações, muitas vezes ligadas a uma gravidez múltipla
congelados, a fim de serem transferidos mais tarde,
se os seus pais desejarem ter um novo filho se não têm suficiente qualidade para serem colocados no útero materno se têm qualidade suficiente para serem colocados no útero materno O que se faz aos embriões concebidos, mas não transferidos destruídos utilizados para efeitos de investigação validade de 3 anos doar os embriões utilizar os embriões para investigação descongelar os embriões (= destruir) -são praticados estímulos hormonais com FSH de síntese
-aplica-se uma injeção de LH de síntese
-aspiração dos oócitos
- no mesmo dia ocorre a colheita dos espermatozóides Reflexões éticas Sobre o embrião... Perguntas frequentes sobre a PMA Estudos estatísticos evidenciam que cobaias retiradas da congelação apresentavam alterações genéticas devidas ao frio. Sobre a Procriação medicamente assistida... Um filho a qualquer preço? A criança não pode ser considerada como um objeto à disposição de outrem.
A criança não é um direito.

O médico deveria procurar curar a esterilidade dos pais em vez de os substituir. Proteger da manipulação os gâmetas e a procriação A manipulação de gâmetas não é ética porque dissocia a procriação da sexualidade e transforma os gâmetas em material de laboratório. A FIV e a seleção de embriões O embrião não é apenas um amontoado de células? Pode-se falar de embrião "excedentário"? Pode-se dizer que algum ser humano está a mais?
Conhece algum adulto "excedentário"?
O embrião sem projeto parental torna-se um "objeto" do qual se dispõe e cujo destino está nas nossas mãos. Congelar embriões humanos? Só em França, existem mais de 16500 embriões congelados. São seres humanos.
Ocorreria a alguém a ideia de congelar o próprio filho à espera de ter tempo para cuidar dele? Usar embriões para investigação? A investigação instrumentaliza e mata os embriões.
São seres humanos e não há direito de dispor da vida de um ser humano, ainda que seja para salvar outra vida. Eu tenho 5 pais e tu? O embrião é um ser humano desde a fecundação? Não é somente pela aparência que se reconhece um ser humano.

O mesmo indivíduo apresenta ao longo da vida diferentes aparências.
O embrião tem a aparência humana da sua idade. Se o embrião não tem forma humana, será verdadeiramente um ser humano? Na realidade somos todos dependentes, em todos os estados da vida humana.

O embrião distingue-se do corpo da mãe em todas as suas células. Como qualquer ser vivo, o embrião tem necessidade de um ambiente adequado para se desenvolver. O embrião está completamente dependente da mãe. Será ele um ser humano por inteiro? Hoje em dia sabe-se que o feto sente dor, desde o segundo trimestre da gravidez, e até mesmo antes. O embrião ou feto sentem dor? Reconhecer o embrião como um ser humano, é uma questão de opinião? Aceitar que a fecundação marca o ínicio de um novo ser humano não é uma questão de gosto ou de opinião, é reconhecer uma realidade biológica.

Todos os livros de medicina - ainda hoje e nos vários países do ocidente - consideram que a VIDA humana começa na conceção. Não poderiam fazer de outro modo sem violar gravemente a ciência. O embrião é um ser humano, mas será uma pessoa? Sim, visto que o património genético único de cada pessoa fica definido nesse preciso momento.
Se o ser humano não começa na fecundação, então não começa nunca, pois de onde lhe viria uma nova informação? "amontoado" de células = organismo
Desde o início, o embrião é um ser vivo, organizado de modo a desenvolver-se por si próprio de forma contínua. A investigação em embriões deriva directamente das FIV. Sem esta técnica, seria impossível dispor de embriões "utilizavéis" para a investigação. Qual é a ligação entre a FIV e a investigação em embriões? Nos casos de esterilidade não existe alternativa senão a PMA? A PMA nao cura a infertilidade, apenas a contorna. Existem riscos físicos para a mulher? As mulheres que se submetem a colheita de oócitos podem sofrer do síndrome de hiperestimulação ovárica que exige uma hospitalização da mulher e, raramente, provoca a morte.

Existem também casos de tromboses arteriais e venosas. Pode haver consequências para o casal? Devido à intromissão médica na intimidade do casal: interrogatório sobre a vida íntima, fecundação do ovócito, transferência e inseminação da mulher pelo médico em vez do cônjugue , à congelação e a destruição dos embriões as PMA tornam-se são psicologicamente muito exigentes para o casal. As crianças nascidas por FIV com dádiva de gâmetas podem sofrer dos mesmos problemas que crianças adoptadas. Além do risco acrescido de nascimento prematuro, os estudos científicos evocam um aumento das malformações em crianças concebidas por FIV relativamente às crianças concebidas naturalmente. Pode haver consequências físicas numa criança concebida in vitro? Pode haver consequências psicológicas numa criança concebida por dádiva de gâmetas? A congelação provoca danos no embrião? O método de Billings fornece um melhor conhecimento dos ciclos de fecundidade A NaProTecnologia serve-se de todas as tecnologias referentes à procriação e apresenta taxas de sucesso superiores à PMA. (tratamento da infertilidade) http://www.rcog.org.uk/files/rcog-corp/uploaded-files/GT5ManagementOvarianHyperstimulation.pdf http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17115516# A questão é que alguns consideram que, embora sendo vida humana, não dever ter a mesma protecção legal que um ser adulto.

Ou seja, terá um valor que não é absoluto, mas relativo e que pode levar à sua eliminação em caso de conflito de interesses. Eugenismo - Conjunto dos métodos que visam melhorar o património genético de grupos humanos A Biotecnologia da Reprodução baseia-se em métodos de Procriação Medicamente Assistida (PMA) que visam contornar a infertilidade. «Eu nasci de uma FIV efetuada com o esperma de um homem, o meu pai biológico, e o oócito de uma dadora, a minha mãe biológica.
Depois cresci no corpo de uma mãe de aluguer.
Agora vivo com os meus pais adotivos.
Quem são os meus pais?» Por tentativa de fecundação in vitro, concebem-se cerca de 6 a 10 embriões e tranferem-se 1 a 3 para o útero materno.

Como se escolhem estes embriões?









1ª seleção 2ª seleção Trabalho elaborado por: Biologia 2012/13 - Carina Martins
- Joana Rocha
- Maria Ana Santos
- Marta Lima 12º CT1 Professora Ernestina Morais Escola Secundária Martins Sarmento Bibliografia: «Manual de Bioética para Jovens» - http://www.cgrabarros.pt/alternativas.htm edição portuguesa pela ADAV e Associação Famílias (2012), original Fondation Jérôme Lejeune Versão digital disponível para download: http://pt.scribd.com/doc/106499805/Manual-de-Bioe%CC%81tica-Versa%CC%83o-PT-WEB - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17115516# - http://www.rcog.org.uk/files/rcog-corp/uploaded-files/GT5ManagementOvarianHyperstimulation.pdf - http://www.macierzynstwoizycie.pl/
Full transcript