Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Sustentabilidade de empresas e aquecimento global

No description
by

Larissa Mendonça

on 20 October 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Sustentabilidade de empresas e aquecimento global

Aquecimento global :
Principais conceitos
sobre o tema:

-Sustentabilidade
empresarial
-Aquecimento global
Causas relacionadas à indústria e produção
-Emissão de gases ( CO2,CH4,N2O)
-Desmatamento
-Desperdício de água

Consequências do aquecimento global
-Degelo das calotas polares;
-Problemas ambientais de ordem ecológica;
-Elevação do nivel dos oceanos;
-Aumento das temperaturas;
-Extinção de espécies;

Sustentabilidade de empresas e aquecimento global
Texto I
Sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Logo, para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico (sem isso ela não sobrevive) sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade.
Além de respeitar o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores. Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado nas últimas décadas, os consumidores ficaram mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente. Cada vez mais os consumidores vão buscar produtos e serviços de empresas sustentáveis.
Vale apena ressaltar que, sustentabilidade empresarial não são atitudes superficiais que visem o marketing, aproveitando a chamada “onda ambiental”. As práticas adotadas por uma empresa devem apresentar resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo

TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO III
Texto II
O aumento crescente das discussões internacionais em paralelo à poluição e aos desastres ambientais criou mecanismos de mitigação como forma de frear a degradação ambiental, migrando gradativamente para o que se chama de desenvolvimento sustentável. Visto que, o vigente sistema econômico sustentado por uma sociedade de consumo dependente de energia fóssil está emitindo os chamados gases de efeito estufa que além de modificar o sistema climático, está elevando a temperatura global.
A partir deste enfoque teórico e do aumento da conscientização mundial, surgiu um movimento de amparo às necessidades ambientais, sociais e econômicas que visa tanto promover o bem-estar global como a manutenção do meio ambiente, a favor de um crescimento econômico sustentável, que possui as mais distintas interpretações.
Uma das práticas mais consolidadas internacionalmente é o Inventário de Gases de Efeito Estufa e a compensação destes, através da compra de crédito de carbono ou plantio de árvores. O protocolo mais utilizado é o GHG (desenvolvido pelo IPCC da ONU), que busca assegurar que o inventário reflita, com exatidão, as emissões da empresa e que sirva às necessidades de decisão dos utilizadores – tanto no nível interno como no externo à empresa.
Desta forma, a sustentabilidade se transformou no carro chefe desse processo de institucionalização que insere o meio ambiente na agenda política internacional, e assim sendo, podemos evidenciar que um dos principais resultados da disputa política pela definição da sustentabilidade foi um claro predomínio da economia na determinação do que devam ser a teoria e a prática do desenvolvimento sustentável.

Filmes, livros relacionados
Livro: A EMPRESA VERDE
Elisabeth Laville,2009
Filme: O DIA DEPOIS DE AMANHÃ
Direção-Roland Emmerich,2004
''Sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações que uma empresa toma,visando respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade."
- Aumento das temperaturas médias do planeta ao longo do tempo;
-Causado também por práticas humanas;
- Intensificação do efeito estufa;
PLANO DE TEXTO

REDAÇÃO
Introdução
- Atividade Industrial
-Práticas inadequadas e não sustentáveis feitas pelo homem
-Apostar na necessidade de políticas sustentáveis
Desenvolvimento 1
-A relação do desequilíbrio climático e a ação do homem no processo de degradação da natureza
-Necessidade de mudanças nas empresas
Desenvolvimento 2

'' A inteligencia é a habilidade das espécies em harmonia com o meio ambiente.'' -Paul Watson
Proposta de intervenção
-Medidas sustentáveis e quem irá implantá-las
-Conscientização como iniciativa do governo para as empresas
Com a acentuada atividade industrial e o crescente desenvolvimento das empresas no mercado, a economia sobrepõe a natureza de modo que o reflexo negativo desse aspecto está associado à degradação do meio ambiente e aos impactos ambientais. A utilização de fontes de energia não renováveis, o descarte inadequado do lixo, desmatamento, poluição das águas e a emissão de gases, provenientes das indústrias intensificam o efeito estufa e consequentemente o processo de aquecimento global. Diante disso, é plausível afirmar a necessidade existente da adoção de políticas sustentáveis visando aos resultados que acompanham a presença ou a ausência de tais medidas relacionadas ao meio ambiente, preservação e aquecimento global.
Existe uma conexão direta entre as empresas e os fenômenos de mudança de temperatura da Terra, uma vez que o desequilíbrio climático é influenciado pela ação antrópica de degradação do meio. Por exemplo, a queima de combustíveis fósseis, a pecuária, aterros controlados, combustão da biomassa, contribui para a difusão de gases poluentes que comprometem camadas da atmosfera e são prejudiciais à saúde, fator preocupante, pois a incidência de absorção de gases pela vegetação reduziu, já que essa encontra-se desmatada, também para fins comerciais. Como supracitado, a situação vigente exige a mudança de postura das empresas garantindo às gerações futuras os recursos utilizados no momento.
Diante disso, a sustentabilidade empresarial na economia sem agredir o meio aplica-se por intermédio de medidas simples e eficientes. As indústrias devem aderir ao uso de filtros para a retenção de gases poluentes e reciclar o lixo. É imprescindível a racionalização de água e energia, essa que também pode ser alternada por fontes renováveis e limpas, como a energia eólica, maremotriz, solar. É fundamental que as empresas implantem sistemas de tratamento e reaproveitamento da água, captação da agua pluvial, além de não descartarem esgotos industriais em rios ou córregos evitando a poluição de tal recurso. Por fim é necessário a fiscalização sobre a eficiência do cumprimento da lei de reflorestamento obrigatório, punindo com multas as empresas em desacordo com o Código visando a preservação da cobertura florestal. Tal medida deve ser assegurada pelo governo e complementada com campanhas de conscientização em defesa da natureza relacionada à sustentabilidade e redução dos impactos ambientais.
Segundo Paul Watson: “A inteligência é a habilidade das espécies em harmonia com o meio ambiente” conduzindo o homem a executar sua capacidade de inovação perante o funcionamento sustentável de uma empresa característica que traz consigo a imagem positiva da instituição no mercado, a economia nos custos de produção, melhoria nas condições ambientais, além do proveitoso marketing e da visão do consumidor ao optar por uma empresa que presta serviços e produtos através de práticas sustentáveis e engajadas que apresentam resultados para o meio e a sociedade como um todo.
Full transcript