Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Cap. 6 Pensando a Sociedade

No description
by

Fernando Júnior

on 20 March 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Cap. 6 Pensando a Sociedade

Cap. 6 Pensando a Sociedade
Capitalismo e formação do pensamento clássico.
Tudo teve início.
(dããã)
Não foi diferente com a historia da sociedade e todas as historias que a compõem. Para entendermos melhor é só pensar que a construção da sociedade contemporânea se deu por diversos acontecimentos através do tempo. Assim foi com o Capitalismo. Pela inquietação social em descontentamento as regras mercadologicas (monarquicas) vigentes a sociedade opta por, através de arduos embates, pelo regime capitalista sob a premissa de possibilidade de acumolo financeiro por qualquer individuo que pudesse produzir e vender.
Tríade
Weber

Weber se propos a observar a sociedade partindo das ações dos indivíduos, o que ele chamava de Ação Social. Toda e quaquer prática dos sujeitos refletidas na sociedade é uma ação social. Weber diz que a sociedade é, na verdade, um conjunto de ações orientadas por outras ações. Ex. quando decidimos agir em alguma tarefa o fazemos na expectativa de uma outra ação - recompensa, por exemplo - ou motivados por uma ação anterior - uma ordem.
Marx
Obg!
Disponível em:
https://www.facebook.com/Aula-de-Sociologia-1395357657429441/?ref=hl
Prof. Fernando
Sociologia.

Com as novas regras; novos padrões, novas necessidades!
Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber sãoconsiderados os pais da Sociologia. Cada um estudando um aspecto em particular da sociedade.
Primeiro Durkheim.
Este aponta a Coesão social pela Divisão social do trabalho e o conceito de Fato Social. A coesão - estar de acordo com... - ocorre dentre outros motivos pela Divisão social do trabalho que consiste em distribuir as funções sociais, de modo que cria-se uma interdepêndencia entre os individuos mas, por outro lado, possibilita a execussão de outras atividades, uma vez que determinados serviços nos são assegurados por outros profissionais.
Já o Fato Social seria o resultado das relações entre os indivíduos. Quando estabelecemos relações, sejam quais forem, familiares, fraternas, amorosas... estas ocasionam resultados, estes são determiantes em nossa vida social. Atendendo a 3 principios: Coercitividade, exterioridade e generalidade direcionam nosso posicionamento na sociedade.
Weber ainda conceitua o Tipo ideal, que seria um tipo de aproximação por aspectos em comum entre os individuos.
Marx via a sociedade sob uma ótica econômica. Entendia que somos uma sociedade construída com base no conflito de forças. Foi ele que elaborou o conceito de Classe sociais que denota a diferença social entre os individuos a partir de seu poder aquisitivo e/ou poder de influência social.
Essas classes são os Burgueses que são os proprietarios dos meios de proução e os proletarios, no caso, os trabalhadores operarios. Os proletarios, segundo Marx, tem sua Mais valia explorada por seus patrões.
(y)
Full transcript