Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Ásia: aspectos físico, econômico e populacional.

No description
by

Lois Lenne

on 24 October 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Ásia: aspectos físico, econômico e populacional.

Aspectos físicos e populacional
A Ásia apresenta uma elevada variação climática, geomorfológica, demográfica, cultural e territorial.
O continente asiático corresponde a um terço das terras emersas do planeta, seus habitantes correspondem a 61% da população mundial, com cerca de 4,299 bilhões de pessoas.
Apresenta o país mais populoso do mundo atualmente se encontra na Ásia: a China, com aproximadamente 1 bilhão e 400 milhões de habitantes.
O relevo da Ásia abriga todas as formas existentes.
Aspectos econômicos
Desigualdade de riquezas naturais.
Ocupacao de grande parte dos trabalhadores no setor primário.
O arroz constitui o alimento básico da Ásia das monções, onde também se plantam o milho, o algodão, o chá e a juta.

Os rios siberianos e da zona de monções destacam-se pelo potencial hidreletrico, além das enormes reservas de petróleo, de gás natural (Sibéria) e de carvão (China e Sibéria).
Industrialmente, as zonas mais desenvolvidas do continente são o Japão, a Sibéria ocidental (Iekaterimburgo, Novossibirsk, Irkutsk, na Rússia) e Israel.
Os dois principais blocos econômicos da Ásia são a CEI (Comunidade dos Estados Independentes) e a APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico).
Tigres Asiáticos
Os Tigres Asiáticos se refere a quatro países da Ásia (Hong Kong, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan), que a partir da década de 1970 alcançaram um acelerado desenvolvimento industrial e econômico.
Os Tigres Asiáticos, com exceção da Coreia do Sul, adotaram uma política de incentivos para atrair as indústrias transnacionais.
Criacao Zonas de Processamento de Exportações (ZPE), com doações de terrenos e isenção de impostos pelo Estado.
Ásia setentrional
Possui a maior área territorial das regiões asiáticas, o Norte da Ásia ou Ásia Setentrional é composta por um país apenas: a Rússia.
Atualmente a Federação Russa representa como grande nação do mundo, em todos os sentidos, pois já fez frente com os Estados Unidos na questão econômica e militar.
Climas e bacias hidrograáficas
Tipos climáticos: Equatorial, Mediterrâneo, Tropical Úmido, Tropical, Subtropical, Semiárido, Desértico, Frio, Frio de Montanha e Polar.

As principais bacias hidrográficas asiáticas são:
Ganges;
Thar;
Bangladesh;
Rio amarelo
Ásia: aspectos físico, econômico e populacional.

Ásia Central
A Ásia Central é uma região que compreende as estepes,
montanhas e desertos entre o leste do mar Cáspio e o centro-oeste daChina, entre o norte do Irão e Afeganistão, e o sul da Sibéria, porém nunca houve uma demarcação oficial da área.
Mudanças climáticas constantes.
Esta região também é conhecida como Turquistão“terra dos turcos”.
Ásia oriental
A Ásia Oriental abrange uma área de aproximadamente 12 000 000 km² e ocupa cerca de 32% do continente asiático.
Com mais de 1522 milhões de habitantes, cerca de um quinto da população mundial.
A densidade populacional do lugar é de 131 habitantes por km², ou seja, cerca de 3 vezes a média mundial (de 45 habitantes/km²).
Sudeste asiático

O Sudeste Asiático é uma região da Ásia Cerca de 70% da população do Sudeste Asiático vive na zona rural, mostrando uma forte ligação com as atividades primárias.
as bases da economia dos países desta região são a agropecuária e o extrativismo.
No setor industrial, em geral, a produção é restrita, devido à atividade primária ser a mais difundida e dos países ainda não terem ingressado em um processo de industrialização efetiva.




Ásia meridional

A Ásia Meridional, ou Subcontinente Indiano caracteriza-se por abrigar povos indianos e indochineses.
A população indiana ultrapassa 1,1 bilhão de habitantes, mas cerca de 500 milhões vivem na pobreza ou na miséria, com menos de 2 dólares por dia.
Em importantes centros urbanos, como Délhi e Calcutá, e polos de alta tecnologia, como Bangalore, a renda per capita anual é de cerca de 13 mil dólares. 

Oriente médio
A região que compreende o Oriente Médio está localizada na porção oeste do continente asiático, conhecida como Ásia ocidental.
É composta por 15 países: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia.
O petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente Médio.

ATUALIDADES
As principais bolsas asiáticas fecharam na maioria em queda nesta sexta-feira, em meio ao cenário global de aversão ao risco entre os investidores. No Japão, o índice Nikkei caiu 1,40%, para 14.532,51 pontos na Bolsa de Tóquio.
 
Hong Kong: grupos antiprotesto entram em confronto com manifestantes.
Confrontos ocorreram depois que policiais iniciaram a retirada de barricadas em áreas centrais. Manifestantes apontam presença de criminosos entre os que combatem o movimento

Hong Kong registrou novos confrontos entre manifestantes pró-democracia e grupos contrários ao movimento. Centenas de pessoas, algumas usando máscaras e armadas com pés de cabra e objetos cortantes derrubaram barreiras no distrito comercial.
 

China envia droga experimental contra ebola à África.
A China está planejando realizar testes clínicos no continente para combater a doença
Uma farmacêutica chinesa com laços militares enviou à África uma droga experimental contra o ebola para utilização dos trabalhadores humanitários chineses e está planejando realizar ensaios clínicos no continente para combater a doença, disseram os executivos da empresa à Reuters .
A Sihuan Pharmaceutical Group Holdings Ltd enviou vários milhares de doses de seu medicamento JK-05 para a região, disse seu diretor de operações, Jia Zhongxin. Mais doses poderão ser enviadas, se necessário, disse Jia.
O surto de ebola na África Ocidental, o pior já registrado, matou mais de 4 mil pessoas.
 
China cresce 7,3% no 3º trimestre, pior índice desde 2009
Mesmo assim, resultado do PIB entre julho e setembro superou a previsão de analistas. Governo chinês espera que economia do país avance 7,5% em 2014.

O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 7,3% no terceiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, em um ritmo menor do que o de 7,5% registrado entre abril e junho, informou o Escritório Nacional de Estatísticas do país.


 
Tropas das duas Coreias trocam tiros na fronteira
O confronto aconteceu depois que uma patrulha sul-coreana avistou tropas norte-coreanas se aproximando da linha de demarcação
 Tropas das duas Coreias travaram um rápido confronto armado neste domingo na zona desmilitarizada que divide a península, anunciou o Ministério sul-coreano da Defesa.
A troca de tiros foi o segundo incidente desse tipo na fronteira no mês. O primeiro havia ocorrido com artilharia pesada em 10 de outubro.
Uma autoridade do Ministério da Defesa disse que o incidente ocorreu quando uma patrulha sul-coreana avistou tropas norte-coreanas se aproximando da linha de demarcação, que passa pelo centro da zona desmilitarizada situada na fronteira.
(UNIP) A Ásia Monçônica, o litoral do Japão e a Planície Chinesa, são áreas da Ásia que têm em comum:

a) a forte concentração industrial;
b) a grande exploração de petróleo;
c) o intenso aproveitamento de riquezas minerais;
d) a alta densidade populacional;
e) uma economia exclusivamente agrícola.
 

QUESTÕES DE VESTIBULAR

(MACK) O Japão tem necessidade de importar a maior parte das matérias-primas, determinando o intenso movimento comercial com diversos países. O Brasil exporta para esse país grandes quantidades de:
                                 
a) urânio
b) bauxita
c) ferro
d) cobre
e) carvão

(UNITAU) Apesar das críticas, nos últimos tempos, alguns países superaram o subdesenvolvimento. São os NIC (Newly Industrialized Countries), também conhecidos como os "tigres asiáticos". São eles:
 
a) China, Coréia, Hong Kong e Cingapura;
b) Coréia do Sul, Hong Kong, Formosa e Cingapura;
c) Hong Kong, Formosa, China e Coréia do Sul;
d) Coréia do Sul, Coréia do Norte, China e Formosa;
Full transcript