Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Arranjo físico Celular

No description
by

Melissa Lima

on 3 November 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Arranjo físico Celular

Arranjo físico Celular
O arranjo físico do tipo celular procura unir as vantagens do arranjo físico por processo, com as vantagens do arranjo físico por produto.
A célula de manufatura consiste em arranjar em um só local, conhecido como célula, máquinas diferentes que possam fabricar o produto inteiro.
O material se desloca dentro da célula buscando os processos necessários, porém o deslocamento ocorre em linha.
Alguns gerentes de produção que se referem ao arranjo celular como “mini linhas de produção”.
Arranjos físicos do tipo celular podem ser encontrados em vários tipos de organizações, não se restringindo apenas à área industrial.
Os exemplos a seguir se referem a diversas
aplicações do arranjo celular:
Lanchonete de supermercado, Shopping de lojas de fábrica, Feiras e exposições etc...
Este tipo de arranjo físico apresenta as seguintes vantagens:
Aumento da flexibilidade quanto ao tamanho de lotes por produto : quando as máquinas são posicionadas em células , destinadas a uma família de produtos , o tempo de set-up acaba por se reduzir , uma vez que menos tipos e famílias de produtos serão produzidos nestas células .
Diminuição do transporte de material : as distâncias percorridas pelo material em uma célula de produção são , geralmente , menores que o caminho percorrido pelo material em um arranjo físico por produto ou por processo .

- A proximidade das máquinas e equipamentos na célula faz com que a necessidade de movimentação seja reduzida .

- Na maioria das vezes , isto elimina a necessidade de equipamentos de movimentação dispendiosos entre um processo e outro .trecho maior
Diminuição dos estoques : a diminuição dos lotes mínimos de fabricação , por si só , reduz o estoque médio do produto fabricado .

- Além disto , há a redução dos estoques em processo , em conseqüência da redução do tempo de espera dos itens em processamento entre uma estação de trabalho e outra , quando comparado ao arranjo físico por processo;
Maior satisfação no trabalho : talvez uma das principais contribuições do arranjo celular esteja ligada ao ambiente de trabalho .

- É mais fácil organizar o entrosamento entre os funcionários de uma mesma célula , tanto pela proximidade física que acontece nas mini linhas de produção , como pela facilidade de treinamento e rotação de tarefas entre os trabalhadores .

- Isto torna o trabalho mais interessante e faz com que os funcionários se sintam mais responsáveis pelo processo e valorizados pela empresa .
Dentre as desvantagens do arranjo físico celular estão:
Específico para uma família de produtos : via de regra , uma célula é preparada para um único tipo ou família de produto .

- A célula e seus equipamentos tendem a ficarem ociosos quando não há programação de produção para aquela célula especifica , mesmo que existam recursos produtivos na célula que pudessem estar sendo utilizados;
Full transcript