Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Eventos Culturais _ Patricia Quitero

No description
by

Daniel Rodrigues

on 18 September 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Eventos Culturais _ Patricia Quitero

1 Um evento cultural? O que é 2 Como funciona um evento cultural? 3 como Negócio O Evento Cultural 4 marcas ganham? O que as 5 como aproximação de pessoas com pessoas. Eventos Culturais 6 Grandes Mundiais, Nacionais Eventos 7 Leis de Incentivo A Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991), conhecida também por Lei Rouanet, é a lei que institui politicas públicas para a cultura nacional, como o PRONAC - Programa Nacional de Apoio à Cultura. Lei Goyases: Publicada em 16 de maio de 2000, a Lei n° 13.613 instituiu o Programa
Estadual de Incentivo à Cultura – Goyazes, tendo sido regulamentada em fevereiro de 2001, com a publicação do Decreto n° 5.362.
Verificando seus aspectos gerais, a Lei n° 13.613 determina que são objetivos do Programa Goyazes:

· preservar e divulgar o patrimônio cultural, histórico e artístico do Estado;
· incentivar e apoiar a produção cultural e artística relevante para o Estado de
· democratizar o acesso à cultura e o pleno exercício dos direitos culturais, 8 Marketing Cultural 9 Tecnologias Tendências e 10 Que comece a sabatina! As principais informações sobre Eventos Culturais. Akimatsuri Esta é a festa do outono japonês realizada na cidade de Mogi das Cruzes, São Paulo.
A palavra Akimatsuri pode ser desmembrada em duas: Aki significa Outono e Matsuri corresponde à festa.
Os japoneses têm o costume de praticar oferendas aos deuses para agradecerem pela colheita e bem-estar das pessoas. Para isso, os nikkeis (imigrantes e descendentes de japoneses) realizam uma cerimônia religiosa com o intuito de mostrar a gratidão e pedir proteção contra doenças e o mau tempo. TIM FESTIVAL O TIM Festival é o maior festival musical da América do Sul. Ele reúne um grande público que é atraído por música alternativa, indie, eletrônica, rock e jazz. O festival acontece na cidade do Rio de Janeiro, na Marina da Glória. Algumas das principais atrações se apresentam em outras cidades do Brasil, como Curitiba, Vitória, Belo Horizonte ou São Paulo.
Este tipo de evento tem como objetivo agregar valor à marca, aproximando-a do seu consumidor, mostrando que ela é jovem e que se atenta às necessidades desse grupo. e Regionais De fato, o evento é uma reunião de pessoas que apresentam algum ideal relacionado à temática que ele cogita.

Quando se fala em eventos culturais, há que se considerar uma grande variedade deles: inaugurações, exposições, estréias de filmes, shows, peças de teatro, entre muitos outros.

Os eventos culturais revelam em seus acontecimentos criatividade, costumes, tradições, valores já vividos, expressões populares artísticas e culturais e têm como enfoque nada menos que a própria cultura - difundir manifestações, estimular a criatividade ou promover debates em torno do assunto.

Os eventos surgem através da proposta de realizar investimentos ajustados às suas finalidades, refletindo valores e necessidades de uma determinada época. A soma de ações previamente planejadas com objetivos de alcançar resultados definidos junto ao público-alvo, sua realização proporcionará resultantes de ordens social e cultural que se dimensionarão de acordo com a própria dinâmica do eventos.

Classificando os eventos, temos as reuniões dialogais, que consistem em busca de informação e aplicação do conhecimento (palestras, seminários, congressos...) e as reuniões coloquiais, que buscam a dimensão do entretenimento e do lazer.

Muitas vezes, esses eventos extrapolam o foco cultural em seus objetivos e acabam tendo um forte apelo social e comercial.

Os profissionais de Comunicação podem utilizar ferramentas de comunicação extremamente importantes para tornar o evento uma atividade estratégica, de interesse da organização. Se as ações forem bem planejadas e trabalhadas pode gerar divulgação e mídia espontânea para a organização evidenciando os seus valores e princípios. Visa a democratização das manifestações culturais como: tecnologia, saúde, educação, arte etc.;

Visa anular a desigualdade social.

Portanto, os eventos culturais são de grande importância, pois agregam à população conhecimento, lazer, contribui para a formação intelectual humana, além de fortalecer a identidade pessoal ou organizacional. Os eventos culturais são importantes, pois, fortalecem e agrega valores a identidade organizacional.

Os eventos geram uma imagem positiva para a marca em vista que os públicos enxergam os patrocinitos de forma diferente da propaganda, desenvolvem uma visão positiva.

Além de proporcionar veiculação da marca durante o evento, também é recebe agregação dos valores inerentes ao evento e seu público, uma ótima oportunidade para uma conexão emocional e melhor relacionamento.

Se as ações forem bem planejadas e trabalhadas pode gerar divulgação e mídia espontânea, evidenciando os seus valores e princípios.

Agregam à população conhecimento, lazer e identificação pessoal, contribuindo para a formação intelectual e humana. Alguns benefícios gerados para as organizações:
Acesso a um mercado-alvo específico;
Criação ou melhora da imagem da marca;
Consciência sobre a organização e seus produtos;
identificação do produto com determinado estilo de vida; IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE

REPRESENTANTE LEGAL

APRESENTAÇÃO

OBJETIVO

JUSTIFICATIVA

BENEFÍCIOS A SEREM PRODUZIDOS A PARTIR DA REALIZAÇÃO DO PROJETO

ESTRATÉGIA DE AÇÃO

CONTRAPARTIDAS

PLANILHA DE CUSTOS

CRONOGRAMA Festival de Cannes – Um dos festivais mais aclamados da categoria. Foi criado em 1946 para premiar o cinema mundial. Brazilian Day - Festival de música realizado para reunir os brasileiros que moram em outros países. O Brazilian Day atualmente acontece em Nova York (EUA), Toronto (Canad), Tóquio (Japão), Londres (Inglaterra), Los Angeles (Estados Unidos) e Luanda (Angola). Lollapalooza – Festival de música que reúne bandas de rock, indie, rock alternativo, metal, etc, realizado em várias cidades do mundo. Ele foi criado em 1991 pelo cantor Perry Farrell (Jane’s Addiction). Virada Cultural: São 24 horas ininterruptas de festa, com uma programação que conta com espetáculos musicais, peças de teatro, exposições de arte e história, entre outros. É promovido anualmente pela Prefeitura de São Paulo e é gratuito a toda população. Bienal do Livro de São Paulo: A Bienal reúne as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país. São cerca de 480 expositores participantes que apresentarão várias obras literárias para aproximadamente 800 mil visitantes. SWU (Starts With You): É um festival de caráter musical que reúne artistas de vários gêneros e prega a sustentabilidade no planeta Terra. Foi idealizado e criado por Eduardo Fischer (publicitário). Canto da Primavera: evento tradicional de Pirenópolis que reúne artistas regionais e também de nível nacional para fazerem shows gratuitos a toda população. FICA (Festival Internacional de Cinema Ambiental): realizado na Cidade de Goiás, o FICA vem ganhando espaço por premiar os melhores curtas regionais. Procissão do Fogaréu: evento católico que ocorre na Cidade de Goiás o período da Semana Santa. Este evento é aclamado principalmente pelos católicos. LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO CULTURA
LEI No 1940 DE 31.12.92

Dispõe sobre o incentivo Fiscal para apoio realização de projetos culturais no âmbito
do Município.
I - Música e Dança;
II - Teatro e Circo;
III - Cinema, Fotografia e Vídeo;
IV - Artes plásticas;
V - Literatura;
VI - Folclore e Artesanato;
VII - Preservação e Restauração do acervo cultural e natural classificado pelos órgãos competentes;
VIII - Museus, Bibliotecas e Centros culturais. Objetivos principais
Aproximação com público/ relacionamento
Gerar novos negócios por meio de parcerias e realizações
Promover experiências
Valorizar Público
Consolidar marcas
Comunicar/Reafirmar reposicionamento
Buzz No entanto é preciso transformar o evento em um acontecimento, através do uso das seguintes forças:

Planejamento.
Por que realizar o evento? Definição clara do objetivo. Que mensagem deve ser transmitida? É o momento certo da empresa para realizar este evento?

Definição do Target
Definir background de demanda sócio cultural, saber exatamente o que o público espera do evento, suas expectativas, como inserir minha mensagens institucional dentro de um ambiente totalmente lúdico e cultural.

Pesquisa
Análise de cases relacionados. Em que momentos seriam estratégicos para impactar meu público? De que forma irei inserir meu institucional de maneira que não seja invasiva e seja pertinente. Formas de “impactância” dentro e fora do evento a fim de gerar engajamento.

Conceito
Que conceitos de minha marca o evento deverá levar, qual a mensagem? O que o Evento tem haver com minha marca? Criar momentos
Pontos altos cruciais que gerem lembrança e aproximação com marca.

Amarrações
Se estou me inserindo em um evento de público maior, que ira gerar uma visualização enorme de minha marca, como criar relacionamento e ações que irão me aproximar, e falar a língua deste público que almejo atingir?

Cuidado com os detalhes
Pequenos gestos fazem a diferença quando tentamos criar relacionamento.

ROI
(Ponderar custos x Retorno em publicidade, engajamento, ou mesmo em arrecadação do montante final)
Residual e pós-evento. Aproveitar buzz gerado fundamentando relacionamento, estreitando relações.
E no final o que ficou? Cases Rock in Rio
Parceria recém-formada entre Medina e Eike Batista. Holywood Rock
Um dos primeiros eventos culturais apadrinhados por marcas. A nova força que irá ditar as tendências, e irão influenciar o futuro dos eventos culturais. RFID ("Radio-Frequency Identification”)
Coca cola Projeção Mapping
Roger Waters “The Wall”
Audi BE>Marlboro Hologramas
Yamaha / Hatsune Miko
Snoop Dog e Tupac Tour Representa uma coleção de interesses e parceiros que devem estar focados no ínico objetivo do sucesso;
Escolher quais os parceiros a satisfazer pode afetar profundamente a natureza e o sucesso do Evento.
O Gestor de Evento de Sucesso precisa ser capaz de identificar e gerir uma série de expectativas dos parceiros.
“Nos últimos tempos, as iniciativas dos patrocinadores têm tido significativos aumentos. Esta constatação deve-se à percepção que os patrocinadores têm da importância da promoção das suas marcas através de Eventos. Estes servem de impulsionadores de venda, fornecendo também importante oportunidade para a intensificação do relacionamento entre anfitriões e clientes.” (Rita Tavares Veloso)

Patrocínio não somente como ferramenta de relações públicas capaz de gerar boa vontade na comunidade para se considerado como um importante componente do “mix de marketing”.
O organizador do evento procura:
Investimento financeiro
Exposição aos medias
Serviços gratuito
O Négocio procura:
Melhoria da imagem
Testagem do produto
Oportunidade de vendas
Skol Sensation
Relacionamento e fortalecimento de marca com público jovem através de sensações principalmente baseadas em Cyber Cultura.
Full transcript