Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Aspectos socioambientais da litosfera e hidrosfera.

No description
by

heloisa batista

on 19 August 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Aspectos socioambientais da litosfera e hidrosfera.

Aspectos socioambientais da litosfera e hidrosfera.
Carlos nº3; Caroline nº4; Heloisa nº10; Marina nº25
O “aspecto” é definido pela como “...elementos das atividades, produtos e serviços de uma organização que podem interagir com o meio ambiente”. O aspecto tanto pode ser uma máquina ou equipamento como uma atividade executada por ela ou por alguém que produzam (ou possam produzir) algum efeito sobre o meio ambiente. Chamamos de “aspecto ambiental significativo” àquele aspecto que tem um impacto ambiental significativo.
Aspectos socioambientais
Composta por grande quantidade de minerais.
Também denominada crosta terrestre, a litosfera possui espessura de 72 km abaixo dos continentes, o que leva o nome de crosta continental, e espessura de 8 km abaixo dos oceanos, o que leva o nome de crosta oceânica, que é mais densa por causa da grande quantidade de ferro que contém.
As rochas que constituem a litosfera podem ser:
Rochas magmáticas: Também conhecidas como rochas ígneas, são formadas pelo magma localizado abaixo das rochas que se solidificam.
Rochas sedimentares: São formadas pela falta de detritos provocados por ações erosivas.
Rochas metamórficas: São formadas por rochas magmáticas e sedimentares que sofreram alterações.
Definição de litosfera.
A poluição do solo, ou seja, a camada superficial da crosta terrestre, ocorre devido os malefícios diretos e indiretos como: o acúmulo de lixo sólido, como embalagens de plástico, papel e metal, e de produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas. Exemplo: o vidro, que leva mais de cinco mil anos para se decompor.
As soluções usadas para reduzir o acúmulo de lixo, como a incineração e a deposição em aterros, também têm efeito poluidor, pois emitem fumaça tóxica, no primeiro caso, ou produzem fluidos tóxicos que se infiltram no solo e contaminam os lençóis de água.
A melhor forma de amenizar o problema, na opinião de especialistas, é investir nos processos de reciclagem e também no uso de materiais biodegradáveis ou não descartáveis.

Poluição do solo
A hidrosfera corresponde a toda composição de água da Terra, envolvendo lagos, rios, mares, oceanos, águas subterrâneas, umidade de ar e outros elementos. Ela apresenta-se nos estados sólido, líquido e gasoso e pode ser subdividida em água salgada e água doce, essa última mais propícia para consumo a depender do seu estado de conservação.
Definição de hidrosfera

IMPACTOS AMBIENTAIS PROVOCADOS PELA EXPLORAÇÃO MINERAL

Ao longo de muitas décadas a extração mineral(Pedreiras, lavras e mineradoras), têm aumentado muito, principalmente em áreas onde não há desenvolvimente, porém é uma atividade que causa muito impacto ambiental.
Pois é uma atividade não sustentável, ou seja, o que foi extraído nunca mais será reposto esses efeitos ambientais estão associados, de modo geral, às diversas fases de exploração dos bens minerais, como à abertura da cava, (retirada da vegetação, escavações, movimentação de terra e modificação da paisagem local), ao uso de explosivos no desmonte de rocha (sobrepressão atmosférica, vibração do terreno, ultralançamento de fragmentos, fumos, gases, poeira, ruído), ao transporte e beneficiamento do minério (geração de poeira e ruído), afetando os meios como água, solo e ar, além da população local.
IMPACTOS AMBIENTAIS PROVOCADOS PELA EXPLORAÇÃO MINERAL

• alterações dos cursos d'água;
• aumento do teor do material sedimentado em suspensão, promovendo assoreamento,
• desmatamento;
• descaracterização do relevo;
• formação das cavas;
• assoreamento de cursos d'água, presentes;
• destruição de áreas de preservação permanente;
• destruição da flora e fauna.
• Alteração do meio atmosférico ( aumento da quantidade de poeira em suspensão no ar);
• Alteração dos processos geológicos (erosão, voçorocas, hidrogeologia), entre outros.

Consequências da má gestão dos recursos hídricos

Devido à má gestão dos recursos hídricos surgem problemas como: a falta da quantidade e qualidade mínima para a sobrevivência humana, o que causa em muitos países, uma taxa enorme de mortalidade por desidratação. O consumo excessivo de água o que pode fazer com que esta, um recurso natural limitado, um dia se escasse. A poluição hídrica também é um fator que preojudica o consumo de água.


A poluição dos cursos de água doce e dos mares tem consequências nos organismos vivos que habitam esses ambientes.
A ação nefasta da poluição da água sobre o homem faz-se sentir diretamente, quando consome os alimentos desses meios e indiretamente quando os seres vivos dos locais afectados morrem causando uma perda de uma das partes deste ecossistema global. Certas substâncias tóxicas resultantes de atividades antrópicas podem ser absorvidas e armazenadas em determinados tecidos e órgãos dos seres vivos e atingir nesses organismos concentrações muito elevadas, ocorrendo, por isso, um processo de bioacumulação. O processo de bioacumulação pode originar, ao longo de vários níveis trópicos de uma cadeia alimentar, o aumento dos valores de concentração de um dado poluente, verificando-se o fenómeno de bioampliação.
A concentração de matéria orgânica nos rios proveniente dos esgotos provoca um aumento de decompositores que consome o oxigénio dissolvido na água acabando por matar os respectivos animais aquáticos.
Poluição hídrica
Full transcript