Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Copy of Escola Controlista

Fabio Besta
by

Izabella Almeida

on 9 March 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Copy of Escola Controlista

Escola Controlista *Como surgiu?

*Qual o objetivo? i Estudos Desenvolvidos
pela Escola Controlista Escola Veneziana
ou Controlista Katiusca Fernanda
Marta Catarine
Renato Júnior Equipe Antônio Fernandes Professor Contexto
Histórico Ano 1879
Escola Personalista
X
Escola Controlista Escola Controlista Principais Pensadores
da
Escola Controlista (emérito contador professor)
nasceu em em 1845 em
Teglio, Itália e faleceu em 1922. Principais Pensadores Fábio Besta Carlo Ghidiglia Principais Pensadores Considerado o maior expoente doutrinário da escola de Veneza, nasceu na Toscana, em 1870, tendo dedicado sua vida ao ensino da Contabilidade. Morreu muito jovem aos 43 anos, em 1913. Com pouco mais de 25 anos, esse emériot estudioso já tinha obra publicada e seu nome já se constituía em evidência no campo cultural. Vittorio Alfieri Principais Pensadores Nasceu 1863 em Turim, e morreu em 1930.
Sua obra principal foi a Ragioneria Generale.
Foi considerado por Alfieri o mais valoroso historiador da contabilidade, depois de Fábio Besta. Publicou um trabalho de rara valia sobre a partida dobrada em Veneza, nos séculos XV e XVI. Administração Geral
x
Administração Econômica * A Gestão Propriamente Dita
* A Direção
*A Verificação ou Controle Administração Econômica Três Tarefas: Controle Econômico Funções: Momento que se Efetuam: Natureza: *Antecedentes
*Concomitantes
*Subsequentes *Ordinárias
*Extraordinárias Na visão dos controlistas, os balanços, as contas, os orçamentos, as demonstrações de resultados, etc., representavam uma forma de controle da riqueza dos organismos econômicos. Visão Da Contabilidade Primeiro estabelecer um ponto de partida para tornar possível a análise dos resultados da gestão; em segundo lugar acompanhar a gestão evidenciando os fatos ocorridos que julgar-se o trabalho administrativo e terceira fase demonstrar os resultados finais da administração econômica para a devida aprovação ou rejeição da gestão. Missão Da Contabilidade *Contabilidade Geral
* Contabilidade aplicada Ramos Do Conhecimento Contábil: * Elementares

* Derivadas Contas: Para Besta governar as produções, as trocas, as transformações e o consumo de bens (ou seja, os fenômenos), os negócios de diversas naturezas, as relações entre pessoa que possuem os capitais e as outras, á administrar e, administração, portanto, é a ação de administrar. * A Primeira reação de Fábio Besta, referente ao Personalismo, se engajava mais na preocupação em saber o que significava a conta e qual a sua verdadeira expressão em meio dos estudos contábeis do que com a forma de apresentação da mesma conta, ou seja, preocupava-se com o conteúdo da conta, reagindo contra os postulados de Cerboni.
* Para Cerboni o patrimônio não era apenas os Bens, somando-se a estes os Direitos e as Obrigações; para Besta, o patrimônio é o agregado de valores atribuíveis aos bens, negando o conjunto de direitos e obrigações como conceito. Criticas: Giuseppe Cerboni Fabio Besta 1º AXIOMA - Toda azienda deve ser administrada, todas possuem um ou mais proprietários, e estes não podem conseguir a gestão se não entram em contato com agentes e correspondentes.
2º AXIOMA – Uma coisa é desfrutar a propriedade, e outra é administrar.
3º AXIOMA – Uma coisa é administrar a azienda, e outra é custodiar sua substância e por ela responder materialmente.
4º AXIOMA – Não se pode criar um devedor sem, simultaneamente, criar-se um credor e vice-versa.
5º AXIOMA – O proprietário, administrando ou não a azienda, é, de fato, credor da substância e devedor das passividades pertinentes àquela, ao contrário do que ocorre com os agentes e com os correspondentes.
6º AXIOMA – O débito e o crédito do proprietário não variam senão em razão de perdas ou lucros, ou ainda por acréscimos ou reduções do capital originário. Postulados “A curiosidade é mais importante do que o conhecimento.”

Albert Einstein Duvidas As contribuições desta escola à comunicação contábil foram:
1. o controle significava um melhor estudo substancial das operações da entidade para estabelecer se as mesmas estavam sendo desenvolvidas de acordo com critérios de conveniência econômica que devem guiar a conduta de uma entidade.
2. A informação contábil servia como uma base para a análise da gestão passada e como instrumento de informação para previsões futuras.
3. O desenvolvimento sistemático de princípios que informavam sobre o patrimônio das entidades, sobre seus inventários, avaliações de bens, orçamentos e demonstrações contábeis. Legado: * Contabilidade Geral
* Contabilidade Aplicada
Full transcript