Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Gravitação Universal

No description
by

Sergio Antonio

on 12 February 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Gravitação Universal

Gravitação Universal
Modelo dos Gregos
No século IV. a.C. os gregos estabeleceram um modelo no qual a Terra era situada no centro do Universo (Teoria Geocêntrica) e os planetas, bem como o Sol, a Lua e as estrelas, estariam incrustadas em esferas que giravam em torno da Terra.

(Geo = Terra)
O Sistema de Ptolomeu
Astrônomo e Matemático, Claudio Ptolomeu (87 - 150) viveu em Alexandria. Ele supunha que os planetas moviam-se em círculos, cujos centros giravam em torno da Terra. Com isto, além de apresentar um modelo mais simples do que os gregos, conseguiu um melhor ajuste aos movimentos observados no Céu, em sua obra Almagesto (O Grande Tratado). Tendo essa obra vida longa, questionado apenas a partir do século XVI.

O Sistema Geocêntrico teve um forte adepto: a Igreja Católica.
1ª Lei de Kepler - Qualquer planeta gira em torno do Sol, descrevendo uma órbita elíptica, da qual o Sol ocupa um dos focos. Lei das Trajetórias.
2ª Lei de Kepler - A reta que une um planeta ao Sol "varre" áreas iguais em tempos iguais A1 = A2. Lei das áreas.
A figura ilustra o movimento de um planeta em torno do Sol. Se A1=A2=A3, e o tempo que o planeta leva de A até B é de 1 ano. Qual o tempo que ele leva para percorrer os outros arcos, CD e EF?
Teoria Geocêntica
Modelo dos Gregos: Os planetas, o Sol, a Lua e as estrelas, estariam incrustadas em esferas e giravam em torno da Terra.

Sistema de Ptolomeu: Os Planetas, O Sol, a Lua e as estrelas moviam-se em torno da Terra num movimento circular.
Para você pensar e resolver

Se a Lei da gravitação universal vale para todos os corpos do Universo, por que não se observa a atração entre os corpos de nossa vida diária? Por que um lápis não atrai uma borracha, por exemplo?
Lei da Gravitação Universal
Isaac Newton
Em quaquer lugar do Universo, duas partículas sempre se atraem com forças exercidas na reta que passa por elas, cujo módulo é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcionla ao quadrado da distância que as separa.

Matematicamente

F = G.m.M/r²
G
Constante Universal
A constante Universal G foi determinada experimentalmente há pouco mais de 100 anos, depois de ter sido enunciada a lei da gravitação Universal.

Não confundir com a aceleração da gravidade g.


G = 6,67.10¹¹ N.m²/Kg²
O Sistema de Copérnico
Nicolau Copérnico (1473 - 1543) astrônomo polonês, apresentou um modelo mais simples. Homem de profunda fé religiosa, acreditava que Deus não faria um mundo tão complicado quanto o de Ptolomeu. No modelo de Copérnico, o Sol estaria em repouso e os planetas, inclusive a Terra, girariam em torno dele em órbitas circulares. (Teoria Heliocêntrica - hélio = Sol). Morreu antes de defender sua tese.

Foi Galielu Galilei, que através de observações concordou com Copérnico. Foi perseguido pela igreja Católica e preso, negando as teses que defendia.

As Leis de Kepler: Johannes Kepler (1571 - 1630), astrônomo alemão, publicou sua primeira obra em 1596, adepto das idéias heliocentricas de Copérnico. Utilizou-se de dados observados e tabelados por Tycho Brahe em seu laboratório muito bem equipado para aquela época.
Introdução
A Astronomia é a mais antiga das ciências.

A necessidade de se estabelecer as épocas de plantios e colheitas e sua relação com as posições do Sol, da Lua e das estrelas, levou os astrônomos da antiguidade a coletar um grande número de dados sobre os movimentos desses astros.

Nome: Sergio Antonio
Local: Angra dos Reis
Conteúdo: Física - 1º Ano Ensino Médio
Sistema de Ptolomeu
3ª Lei de Kepler - Lei dos Períodos
O quadrado do período de revolução T² de cada planeta em torno do Sol é diretamente proporcional ao cubo da distância média R³ desse planeta ao Sol.

Matematicamente T²/R³ = K (constante)

Para pensar e fazer:

O raio médio da órbita de Netuno é, aproximadamente, 30 vezes maior que o raio médio da órbita da Terra. Qual é, em anos terrestres, o período de revolução de Netuno?
periélio
afélio
Gravitação Universal
Full transcript