Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

ANATOMIA E FISIOLOGIA DO TATO

No description
by

Luiza Candido Malburg

on 16 September 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of ANATOMIA E FISIOLOGIA DO TATO

INTRODUÇÃO
O tato é um dos nossos cinco sentidos.
O órgão responsável por esse sentido é o maior órgão do corpo humano: a pele.
A nossa pele nos permite perceber a textura dos diferentes materiais, assim como a temperatura dos objetos, pelas diferenças de pressão, captando as variações da energia térmica e ainda as sensações de dor.

TATO

Estruturas da Pele
A pele é o maior e mais extenso órgão do nosso corpo, no adulto possui cerca de 2m² de comprimento e pesa aproximadamente 5kg. Este manto protetor está dividido em três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme.

EPIDERME
A epiderme é uma das três porções epiteliais que recobre a superfície do corpo, sendo a que está localizada externamente. É diferenciada em pele fina e pele espessa, dependendo de sua espessura. A pele espessa é encontrada na palma das mãos e na planta dos pés; a pele fina protege todo o resto do corpo.
CAMADA CÓRNEA
Esta camada é constituída por células mortas, sem núcleo e completamente achatadas em forma de lâminas. Estas lâminas se sobrepõem formando uma estrutura rígida e hidrófila exercendo as funções de proteção contra agentes físicos, químicos e biológicos além de impedir a evaporação de água.
CAMADA LÚCIDA
É mais evidente na pele espessa e é formada por uma fina camada de células achatadas, eosinofílicas e translúcidas, cujos núcleos e organelas foram digeridos por enzimas dos lisossomos e desapareceram.
CAMADA GRANULOSA
Possui apenas 3-5 fileiras de células poligonais achatadas, núcleo central e citoplasma carregado de grânulos basófilos, conhecidos como grânulos queratino-hialina, que contém diversas proteínas.
CAMADA ESPINHOSA
Estão localizadas acima da camada basal, é formada por 4 a 10 fileiras de células cuboides ou ligeiramente achatadas, com núcleo central e pequenas expansões no citoplasma que dá o aspecto espinhoso.

CAMADA BASAL

DERME

ELISA MERLIN - 10
JADE GIACOBBO - 20
JOÃO MARCELO - 21
LUIZA MALBURG - 27
VICTOR NICOLAS - 36
VINÍCIUS SCHANCOSKY - 39
WILLIAM FURTADO - 42

2 ANO C - BIOLOGIA
A camada basal é a mais profunda e é constituída por uma só camada de células cúbicas que se dispõem por cima da união dermo-epidérmica
É onde ocorre intensa divisão celular, responsável pela renovação da epiderme, fornecendo células para substituir as que são perdidas na camada córnea
É a camada intermediária da pele, responsável por sua sustentação e nutrição. Constituída por fibras de colágeno, elastina e glisaminoglicanos (gel coloidal) que garantem a firmeza, a elasticidade e o equilíbrio da pele.
É nela que encontramos as glândulas sebáceas, produtoras de sebo que formam parte da emulsão natural que protege a pele de irritações e evita o seu ressecamento. A derme é a segunda camada da pele, sendo responsável por sua sustentação e nutrição.
HIPODERME
É a camada mais profunda da pele, formada basicamente por vasos sangüíneos e células de gordura que funcionam como um isolante térmico e dão forma ao contorno do corpo.
MECANISMOS DO
TATO
A pele é repleta de terminações nervosas capazes de captar estímulos térmicos, mecânicos ou dolorosos. Cada terminação nervosa ou receptor cutâneo é especializado na recepção de estímulos específicos, sendo que cada receptor tem um axônio e, com exceção das terminações nervosas livres, todos eles fazem associação com tecidos não neurais.
ALUNOS
TOQUE
O tato caracteriza-se pela ação de um corpo sobre a pele, durante um curto período de tempo e com uma pequena intensidade. Os corpúsculos de Meissner

são os receptores específicos do tacto e encontram-se concentrados na polpa dos dedos, nas mamas e nos órgãos genitais.
PRESSÃO
Quando este toque tem uma maior duração e intensidade, denomina-se pressão. Os corpúsculos de Pacini são os receptores específicos da pressão e encontram-se principalmente na palma das mãos e na planta dos pés.
SENSACÕES
TÉRMICAS
Os receptores específicos do frio, que existem em maior quantidade, denominam-se corpúsculos de Krause
Os corpúsculos de Ruffini são os receptores específicos do calor e existem em menor número
SENSACÃO DE
DOR
A dor é a única sensação que necessariamente origina uma resposta, física ou emocional, por parte do organismo. É considerada uma sensação negativa, uma vez que lhe é associada um sinal de aviso ou de ameaça.
As estruturas responsáveis pela sensação dolorosa denominam-se terminações nervosas livres e situam-se, sobretudo, na epiderme.
MELANINA
A coloração da pele humana é relacionada
ao número, tamanho, tipo e distribuição de partículas citoplasmáticas pigmentadas, denominadas melanossomas, que contêm um biocromo marrom, a melanina. Estas organelas especializadas são o produto de glândulas unicelulares exócrinas, os melanócitos, que são encontrados na membrana basal e projetam seus dendritos dentro da epiderme.
DOENÇAS
Câncer de pele
: é um tumor formado por células da pele que sofreram alterações e multiplicaram-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido, a neoplasia. Entre as causas que predispõem ao início desta transformação celular aparece como principal agente a exposição prolongada e repetida à radiação ultravioleta do Sol.
Acne
: é uma doença da pele. A sua frequência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hormônios sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros principalmente no rosto, costas, peito e ombros.
DOENÇAS
Pênfigos
: São doenças que causam o aparecimento de bolhas na pele e, algumas vezes, nas mucosas. Eles têm, como característica comum, a localização das bolhas na camada mais superficial da pele, a epiderme
Assaduras: são inflamações cutâneas (também conhecidas como dermatites) bastante comuns em bebês. Os sintomas são ardência, sensação de queimadura, irritação, coceira e dor
BRAILLE
Braille ou braile é um sistema de leitura com o tato, para cegos, inventado pelo francês Louis Braille no ano de 1827 em Paris.
O Braille é um alfabeto convencional cujos carateres se indicam por pontos em alto-relevo. O deficiente visual distingue por meio do tato. A partir dos seis pontos relevantes, é possível fazer 63 combinações que podem representar letras simples e acentuadas, pontuações, números, sinais matemáticos e notas musicais.
TATO NOS ANIMAIS
O ornitorrinco é o único mamífero que possui eletrorrecepção. Assim, quando está em águas turvas, ele utiliza os sensores no seu bico para detectar impulsos elétricos enviados pelas presas
Os elefantes são extremamente sensíveis á vibrações. Eles utilizam a atividade sísmica gerada pelas suas trombas e patas para se comunicar com outros elefantes e avisar sobre perigos, territórios ou parceiros
A toupeira-nariz-de-estrela tem 22 pequenas trombas que somam cerca de cem mil fibras nervosas (seis vezes mais receptores táteis do que o encontrado em uma mão humana). E cada um dos pequenos tentáculos se move com uma velocidade maior do que os nossos olhos podem detectar
Os bigodes de todos os felinos (vibrissas), são pelos sensoriais de orientação. Têm a capacidade de auxiliar no tato e na movimentação do animal, alertando-o sobre eventuais perigos no caminho e sua perda poderia afetar na hora de caçar ou fugir de um predador.
Curiosidades
Mao Bionica
Foram implantados eletrodos diretamente em dois nervos do paciente. Sensores instalados na mão artificial detectam o nível de força que ele exerce enquanto segura um objeto. Essa informação é decodificada por um software e enviada aos eletrodos em forma de sinais elétricos passíveis de serem interpretados pelos nervos. Dessa forma, o paciente é capaz de controlar sua força em tempo real para se adequar às características do objeto.

Capacidade Discriminativa
O tamanho do campo de recepção varia conforme a região do nosso corpo: nas mãos e na face, são pequenos e numerosos em relação a outras partes do corpo que são grandes.
Uma conseqüência disso é o cérebro possuir uma representação do nosso corpo de forma distorcida. Essa região do cérebro é o córtex somatossensorial.
Adaptacao dos Sensores
Há receptores que respondem apenas a estímulos passageiros(Pacini e de Meissner), ou seja, só quando o estimulo está sendo aplicado ou removido ou variando constantemente. Esses são conhecidos como receptores de adaptação rápida pois se o estimulo perdurar, teremos a sensação de que o estimulo está ausente. Assim como, há receptores (Merkel e de Ruffini) respondem continuamente à presença de estímulos, por isso, são chamados de receptores de adaptação lenta.
AGUCANDO O TATO
Para aprimorar o tato, tente observar e concentrar o olhar em algo com que esteja interagindo fisicamente. Pesquisas indicam que as percepções táteis estão ligadas à visão.
ANESTESIA
É um procedimento médico que visa bloquear temporariamente a capacidade do cérebro de reconhecer um estímulo doloroso
Anestesia Geral Anestesia Local
O paciente fica inconsciente, incapaz de se mover e intubado e acoplado a um respirador artificial. Indicada para as cirurgias mais complexas e de grande porte.
É o procedimento anestésico mais comum, sendo usado para bloquear a dor em pequenas regiões do corpo. Bloqueia os receptores de dor na pele e os nervos mais superficiais

Anestesia Regional
Usado em cirurgias mais simples, onde o paciente pode permanecer acordado. Bloqueia a dor em apenas uma determinada região do corpo
Raquidiana
Peridural
Aplicada no espaço peridural da coluna vertebral, que fica ao redor do canal espinhal.
Comumente usada durante o parto normal
É inserida nas costas, de modo a atingir o espaço subaracnoide, dentro da coluna espinhal.
Usada para procedimentos ortopédicos de membros inferiores e para cesarianas.
Full transcript