Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS (OGM)

No description
by

DEYSE GRACELLI

on 8 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS (OGM)

Organismos Geneticamente
Modificados (OGM) Integrantes Ana Carolina Gonçalves
Ana Carolina Gontijo
Deyse Nâmera Figueiredo Gracelli
Gabriel Amore Palma
Glaucimar Alex Passos de Rezende Organismos Genéticamente Modificados (OGM) é todo o organismo cujo o material genético foi manipulado de modo a favorecer alguma característica desejada. Definição Um transgênico é um organismo genéticamente modificado, mas o um organismo geneticamente modificado não é obrigatoriamente um transgênico.

Um organismo geneticamente modificado só é considerado um transgénico se for introduzido no seu material genético parte de material genético de um organismo distinto. OGM x Transgênicos Biotecnologia x Sistema Convencial de Melhoramento Genético. Ambos possuem o mesmo objeto, ou seja, manipulação do genoma para melhoramento e incrementação.

Biotecnologia: Permite a manipulação de genes determinados. Transferências de características especificas entre organismos distintos.

Sistema Convencional de Melhoramento Genética: Cruzamento entre todo o genoma, não sendo possivel o cruzamento entre organismos distintos devido a incompadibilidade sexual interespecífica. Técnicas de Manipulação Genética A Engenharia Genética permite manipular diretamente os genes de determinados organismos, assim possibilitando isolar e transferir genes responsáveis pela produção de certas substâncias, para outros seres vivos que não produzam essas substâncias. As técnicas de manipulação genéticas mais conhecidas são: DNA Recombinante, DNA Complementar, PCR (Reação em Cadeia Polimerase) e Bombardeamento de Partículas. DNA Recombinante DNA Complementar Reação em Cadeia Polimerase (PCR) Bombardeamento de Partículas O método de bombardeamento, micropartículas de um metal (tungstênio ou ouro) são revestidas por fragmentos de DNA contendo os genes selecionados. O objetivo das técnicas que compõem a engenharia genética é a transferência de genes entre organismos distintos.
Ao realizar o processo, o organismo modificado, apresenta novos atributos biológicos, podendo ocorrer o melhoramento de características.
As técnicas apresentadas podem propiciar o aumento da produtividade e reduzir custos, além de melhorar a qualidade dos alimentos e permitir práticas mais ecológicas. Referências Bibliográficas Utiliza-se uma enzima de restrição, que tem a capacidade de seleccionar zonas especificas do DNA e cortar a sequencia nucleotídica nesses locais específicos, para obter o gene de interesse de uma espécie. O DNA complementar baseia-se então em produzir uma molécula de DNA constituída apenas por exões de modo a que quando for transcrita pelo microrganismo pretendido, origine a proteína pretendida. A técnica PCR pode ser considerada como um meio de clonagem e baseia-se na ampliação do DNA, replicando-o. Considerações Finais XAVIER, E.G.; LOPES, D.C.N.; PETERS M.D.P. Organismos Geneticamente Modificados, 2009. Disponível em: http://www.uco.es/organiza/servicios/publica/az/php/img/web/19_18_56_1215REVISIONOrganismosXavier.pdf Acesso em: outubro/2012

ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS (OGM). In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012.. Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$organismos-geneticamente-modificados-(ogm)>. Acesso em: outubro/2012

GENÉTICA EM MOVIMENTO. Disponível na www: <URL: https://sites.google.com/site/geneticaemmovimentoo/home>. Acesso em: outubro/2012
Full transcript