Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Assistência de enfermagem ao idoso Senescente e Senilescente

No description
by

Thayna Kauffman

on 11 June 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Assistência de enfermagem ao idoso Senescente e Senilescente

Assistência de Enfermagem ao Idoso
Senescente e Senilescente

O que é Senescencia?
· Senescência é uma fase normal da vida de um indivíduo sadio; geralmente se inicia depois dos 65 anos e não é manifestação doentia; na senescência não ocorrem distúrbios de condutas, amnésias, perda do controle de si mesmo; em outras palavras, é o idoso sadio.​
O que é Senilescente?
· Senilidade é uma doença, também conhecida como demência, onde o idoso (e às vezes acomete adultos jovens) perde a capacidade de memorizar, prestar atenção, orientação, fala pode vir a limitar sua vida ao leito, chegando a perder o controle da diurese e evacuação. ​
Auxílio de Enfermagem
· Assistir integralmente ao idoso, à sua família e à comunidade na qual estiver inserido, auxiliando sua compreensão e facilitando sua adaptação às mudanças decorrentes do processo de envelhecimento;​

· Desenvolver ações educativas nos níveis primário, secundário e terciário de atenção à saúde do idoso;​

· Estimular a participação ativa do idoso e, quando necessário, de seus familiares, em seu processo de autocuidado, tornando-o(s), desta forma, os principais responsáveis pela manutenção de seu melhor nível de saúde e bem-estar.


Estágios da Senilidade
Fase Inicial
Fase Intermediária
A assistência de enfermagem no estágio inicial é voltada para o suporte familiar, procurando orientar a família para o entendimento do diagnóstico e prognóstico da patologia, mudanças no comportamento e medidas de controle da ansiedade e agitação, entre outros.
A fase intermediária se caracteriza pelo agravamento dos sintomas intelectuais, surgimento de alterações do comportamento e necessidades de assistência para as atividades de vida diária. Nesta fase, que dura de três a cinco anos, gradativamente se revela o quadro afásico-agnósico-apráxico.
Também no estágio intermediário ou moderado, o paciente apresenta sua capacidade de julgamento prejudicada e passa a apresentar comportamento inadequado, aumentando a necessidade de atenção à sua segurança. Para isto, é preciso que o ambiente seja adaptado.
Fase Final
Muitas vezes, a pessoa apresenta uma afetividade diferente ou diminuída, o que pode entristecer os familiares.
A assistência de enfermagem nessa fase volta-se para a prevenção de acidentes e métodos de segurança, orientações sobre alimentação, eliminações e medicação, a proteção ambiental, o estabelecimento de rotinas, e o reconhecimento dos códigos de comunicação, verbais ou não.
A última fase, denominada de final, dura em média de um a três anos. O paciente não reconhece os familiares e nem mesmo se reconhece no espelho.
A fase final é marcada pela dependência total da pessoa. Há necessidade de assistência de enfermagem permanente devido à perda da atividade psicomotora e a ênfase da assistência recai sobre os cuidados integrais de enfermagem .
Assistência de enfermagem
Full transcript