Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Som

Luís Cardoso e Jhonatan Oliveira
by

Luís Cardoso

on 22 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Som

Trabalho executado por:
Luís Cardoso Nº7
Jhonatan Oliveira Nº4 Som Introdução Nesta apresentação que irão ver de seguida, iremos falar mais aprofundadamente acerca do que é realmente o som, esperemos que o trabalho vos dê uma noção geral do mesmo, e a sua complexidade, esperemos que gostem. Definição de Som O som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica, é uma onda longitudinal, que se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais que têm massa e elasticidade, como os sólidos, líquidos ou gasosos. Propagação do Som O som necessita de um meio físico, sólido, líquido ou gasoso, para se propagar (para chegar de um lado ao outro). Quando uma fonte sonora produz uma vibração, esta é transmitida, por choque, aos corpúsculos mais próximos. Esta vibração é comunicada aos corpúsculos seguintes através dos choques entre eles. Exemplo de uma propagação do som Estes movimentos de vibração dos corpúsculos (alteração das suas posições) provocam no meio de propagação zonas de compressão (onde os corpúsculos estão mais próximos do que o normal) e zonas de rarefação (onde os corpúsculos estão mais afastados do que o habitual). Durante a propagação do som há transmissão de energia ao longo do meio de propagação.
À medida que a onda sonora se afasta da fonte sonora, como as vibrações se irão propagar por mais partículas (o som propaga-se em todas as direções), a energia envolvida nos choques vai-se distribuindo por mais partículas, pelo que estas irão vibrar menos. Não há propagação de som no vazio, devido à ausência de partículas. Produção do som O som é o resultado de uma vibração, que se transmite ao meio de propagação, provocando zonas de maior compressão de partícula e zonas de menor compressão (zonas de rarefação) de partículas, originando uma onda sonora.
O silêncio é a ausência de qualquer som. Velocidade do Som A velocidade de propagação do som depende do meio de propagação. Normalmente a velocidade das ondas sonoras é maior nos sólidos e menor nos gases. Esta velocidade também depende da temperatura a que o meio de propagação se encontra. Exemplo de um avião jacto a ultrapassar a velocidade do som. A velocidade média de propagação do som no ar (à pressão de 1 atm e temperatura de 25 ºC) é cerca de 340 m s-1. Como a temperatura é uma medida da agitação dos corpúsculos, a velocidade do som está dependente da temperatura a que o meio de propagação se encontra.
Quanto maior for a temperatura do meio de propagação maior é a velocidade do som. Exemplo de um avião jato (Boeing FA 18F) a ultrapassar a velocidade do som (340m-s) A velocidade também depende da proximidade entre os corpúsculos, pelo que a agitação é mais facilmente transmitida nos sólidos do que nos líquidos e do que nos gases. Receção do Som O som é recebido no recetor sonoro, que no caso do Homem é o ouvido. Ouvido Humano Espectro Sonoro Embora o espectro sonoro (conjunto de todos os sons produzidos) seja largo, o ouvido humano apenas deteta sons com frequências entre os 20 Hz e os 20 000 Hz.
As ondas com frequência inferior a 20 Hz são chamadas infra-sons enquanto que as ondas com frequência superior a 20 000 Hz são ultra-sons. Constituição interna de um ouvido humano Altura Altura é uma das três propriedades do som (altura, intensidade e timbre).
Os sons podem ser graves ou agudos, dependendo da sua frequência (número de vibrações por segundo) Os sons graves, também chamados baixos, são sons com maior comprimento de onda (pequena frequência).
Os sons agudos, ou altos, tem um menor comprimento de onda (maior frequência). Propriedades do Som Intensidade A intensidade é uma das três propriedades do som (altura, intensidade e timbre).
Em termos de intensidade, os sons podem ser fortes ou fracos.A intensidade de uma onda sonora depende da amplitude dessa onda. Um som com uma maior amplitude é um som forte, enquanto que um som com uma pequena amplitude é um som fraco. O nível sonoro é uma escala que relaciona a intensidade de um determinado som com a do som mais fraco que conseguimos ouvir, e pode ser medido com um sonómetro. Sonómetro digital Timbre O timbre é uma das três propriedades do som (altura, intensidade e timbre).
É esta propriedade do som que nos permite distinguir uma fonte sonora de outra, apesar de estarem a produzir sons com a mesma frequência. Quatro ondas sonoras, com a mesma frequência (altura) e diferentes timbres. O timbre de uma fonte sonora é representado por uma onda complexa, que é a soma de uma onda fundamental (som puro, ou simples, como o produzido por um diapasão) e sons harmónicos.
Cada fonte sonora produz uma onda sonora complexa diferente (a produzida por uma viola é diferente da produzida por uma flauta). Fenómenos acústicos Reflexão do Som Quando uma onda sonora encontra uma superfície volta para trás, diz-se que esta superfície é uma boa refletora de som. Exemplos de reflexão do Som Eco Sonar Ecografia Absorção do Som Diferentes superfícies reagem de maneira diferente à maior ou menor reflexão das ondas sonoras. As superfícies que impedem a reflexão do som são superfícies usadas para isolar ou diminuir a propagação do som. Refração do Som A refração do som acontece quando o som muda de um meio de propagação para outro. Conclusão Com este trabalho aprendi que a definição de som é a propagação num meio fisico, sólido, líquido ou gasoso pois não se propaga no vazio, que a sua velocidade depende do meio onde esta acontece; as suas propriedades (do som) são a altura a intensidade e o timbre; o eco, o sonar e a ecografia são exemplos da sua reflexão. A mudança de um meio de propagação para o outro chama-se refração. Por fim o ouvido humano apenas deteta sons com frequências entre os 20Hz e os 20.000Hz. FIM Trabalho executado por:
Luís Cardoso Nº7 e Jhonatan Oliveira Nº4 Turma 11ºPSI
Disciplina Fisico Química
Profª. Lurdes Sabino
Ano letivo 2012/2013 11º PSI
Fisico Química
Módulo 6
Full transcript