Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Último beijo de amor

No description
by

João Armelin

on 8 May 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Último beijo de amor

Último beijo de amor
FONTS
Noite na Taverna
Noite na Taverna é uma narrativa construída em sete partes, contendo epígrafes e os nomes de cada personagem, como subtítulos, antecedendo as narrativas, contadas em uma taverna.

A obra apresenta um narrador em terceira pessoa e narradores em primeira pessoa, que seriam os personagens contando episódios de suas vidas.

Na ultima narrativa as histrias de alguns personagens se entrelaçam, fazendo com que todo o ambiente fantástico e irreal dos contos se legitime como verídico.

Relação com o Romantismo
-Podemos perceber através da leitura do livro que ele pertence à fase ultra-romântica da literatura. Pois contem caracteristicas como pessimismo, sentimento de inadequação à realidade e desgosto de viver.
-No decorrer das histórias, o leitor se envolve bastante com os cenários e com os acontecimentos mas da a idéia de que não passam de fantasias, já que são contadas por jovens totalmente embriagados.
-No capítulo final, após todos os jovens terem contado suas macabras histórias de mistério e morte, surge inesperadamente na taverna uma mulher. A descrição dela e de sua entrada na taverna, assim como as descrições em todas as histórias, estão envolvidas em muito mistério.
-outra característica marcante do Romantismo e Ultra-Romantismo é a aceitação do mistério expressa fatos inexplicáveis, apresentados no trecho acima
-A temática do último capítulo é a vingança do destino, a fatalidade da ignorância e o suicídio, caracteristicas do Ultra-Romantismo

Personagens
JOHANN - Jovem boêmio, obsessivo, curioso e nervoso. Desonra a própria irmã e mata o irmão sem o saber.

ARTUR OU ARNOLD - Loiro, de feições delicadas, possuía o rosto oval e faces avermelhadas. Ao final do conto se mata pois nao conseguia viver sabendo que seu amor(giorgia) estava morta.

GEÓRGIA - Irmã de Johann. Pura, inocente e apaixonada. No decorrer da história, entrega-se para o irmão, pensando que ele era o amado. Volta, no final, para vingar-se.
Último beijo de amor
Álvares de Azevedo
Manuel Antônio Álvares de Azevedo foi um escritor da segunda geração romântica que nasceu no dia 12 de setembro de 1831, em São Paulo e faleceu no dia 25 de abril de 1852, no Rio De Janeiro.
passou a infância no Rio de Janeiro, onde iniciou seus estudos. Voltou a São Paulo, em 1847, para estudar na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, onde, desde logo, ganhou fama por brilhantes produções literárias, tais como "Noite na Taverna", "Macário" e "Liria dos Vinte Anos".
Com Último beijo de amor, Álvares de Azevedo fecha a obra Noite na Taverna. Ao contrário dos outros, traz a narrativa em 3ª pessoa.

É noite alta na taverna, todos dormem. Entra uma mulher pálida, vestida de negro, procurando alguém com uma lanterna na mão. Vê Arnold, tenta beijá-lo, mas o deixa em paz, voltando-se para Johann, tornando-se, subitamente, sombria. Traz, além da lanterna, um punhal, que crava no pescoço deste último, enxugando as mãos ensangüentadas no cabelo do ferido. Vai até Arnold e o desperta. Ele a reconhece; é a irmã de Johann, agora transformada na prostituta Giorgia, a quem Arnold pede que lhe chame de Artur, como outrora.

O rapaz recorda-se do duelo, do tempo passado no hospital para se recuperar, o desespero e a vida de devassidão a que se entregou por não encontrar mais Giorgia. Deseja ficar junto dela agora, mas a moça acha que é tarde demais, pede-lhe apenas um beijo de despedida, porque vai morrer. Leva Arnold até o corpo de Johann, dizendo que o matou por ter sido por ele desonrada, a ela que era sua irmã. Arnold horrorizado cobre o rosto, enquanto Giorgia cai ao chão. Arnold aperta o punhal contra o peito e cai sobre ela, sufocando os dois gemidos de morte. A lâmpada apaga-se.
Full transcript