Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

USO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS ALTERNATIVOS NA IDEALIZAÇÃO DE

No description
by

Elias do Nascimento Melo Filho

on 24 November 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of USO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS ALTERNATIVOS NA IDEALIZAÇÃO DE

Infra Estrutura Ambiental
Apenas 6% dos moradores do Sol Nascente têm acesso à rede de esgoto. “Conforme Pesquisa Distrital por Amostras de Domicílios de 2013”
90% dos habitantes afirmaram que a rua onde moram não tem asfalto enquanto 94% disseram que não há nem calçadas à rede de esgoto. “Pesquisa, Codeplan -Companhia de Planejamento do DF 2013”
A coleta regular não chega para 44,15% dos moradores.

Contexto Musical
As práticas da construção de instrumentos e do trabalho exploratório de diferentes objetos sonoros são realizadas como meio para um grande desenvolvimento da criatividade dos alunos, despertando sua curiosidade e interesse e contribuindo para o entendimento de questões sobre a produção do som e suas propriedades, sobre acústica, e sobre o funcionamento dos instrumentos musicais (BRITO, 2003; SCHAFER, 1991; SWANWICK, 2003).
Sol Nascente
Localiza-se na região mais populosa do Distrito Federal – Ceilândia
População: 120 mil habitantes
Possui 16.000 m2 de extensão.
O local já foi formado por várias chácaras, com posse cedida a produtores de frutas e verduras.

Música
A música é utilizada no contexto desse projeto e em diversos contextos como uma forma de desenvolver a mente, trabalhando o equilíbrio e como consequência gerando um bem estar, fortalecendo as atividades motoras aumentando a concentração e o raciocínio.
Instrumentos Alternativos
A construção de instrumentos musicais com materiais ecológicos como método à educação musical com ênfase ecológica tem o intuito de atender ao público de baixa renda a fim de demonstrar que é possível ter um instrumento a baixo custo com fontes recicláveis realizando uma reflexão ambiental e motivando os aprendizes a uma tarefa tão produtiva e fazendo despertar talentos escondidos.
Aulas de Música
Transformar as aulas de música com a prática de criação e uso de instrumentos musicais alternativos, pode ser, portanto, a solução para vários problemas no contexto da Educação Musical (FERNANDES, 2000). Segundo o autor, as aulas realizadas dessa forma surgiram através da incorporação da música contemporânea na pedagogia musical, tanto nos ambientes mais eruditos, quanto nas escolas regulares.
Considerações Finais
Muitas transformações podem ser contestadas nos alunos durante as primeiras aulas do projeto. O exercício de paciência, concentração e cooperação que é exigido nas atividades, por exemplo, a troca de informações entre a comunidade e os participantes das atividades possibilitam mudanças que são demonstradas em conversas e ações que integram o cotidiano de todos.
USO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS ALTERNATIVOS NA IDEALIZAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE E ECONOMIA CRIATIVA PARA A COMUNIDADE DO SOL NASCENTE NA CIDADE DE CEILÂNDIA-DF
Comunidade de Sol Nascente
Uso da Música
Justificativa
Lei
Entrando em vigor a Lei n. 11.769, publicada no Diário Oficial da União em agosto de 2008, estabelece a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica, e em contextos semelhantes como é o caso de projetos musicais e de promoção a uma melhor cidadania, provavelmente encontraremos inicialmente situações não muito diferentes das que encontramos hoje, ou seja, escolas com poucos ou até mesmo nenhum recurso para desenvolvimento de aulas nos moldes tradicionais de se ensinar música.
OBJETIVOS
Geral
Apresentar para a comunidade da Cidade de Ceilândia-DF na região do Sol Nascente, localizada a 30 Km de Brasília uma alternativa econômica e ambiental através da Educação Musical na perspectiva de integração e socialização com a criação e uso de instrumentos musicais alternativos.
Específicos
Aprender música através de contextos alternativos
2
Estimular os jovens sobre os conceitos de Economia Criativa e Capital Cultural
3
Incentivar a consciência ambiental e social da comunidade
4
Apresentar fontes de empreendimento através da Música
1
Metodologia
Dentre as referências utilizadas contamos com (HENTSCHKE, 2003), na idealização de propostas musicais; (KRIEGER, 2005), no contexto de ideias para utilização de instrumentos alternativos; (LOUREIRO, 2004), investigando o cotidiano escolar; (SCHAFER, 1991), na exploração de sons e (WISNIK, 1989), na ideia de práticas sonoras com instrumentos não convencionais, são autores nacionais e internacionais utilizados como principais referências na concepção pedagógica do Ensino Musical com instrumentos e sonoridades alternativas.
Atividades a serem realizadas
1
Construção e uso de um chocalho
2
Construção de Flauta Pã
3
Construção de Pandeiro
4
Flauta de Água
5
Construção e execução de Reque-reque
6
Construção e uso de Tam Tans - Percussão
7
Construção e uso de uma Maraca - Percussão
8
Performance Musical
Elias Filho
Música

Priscila Martins
Geofísica

Lucas Levino
Computação

Vamos ver um vídeo sobre a comunidade Sol Nascente
Full transcript