Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Trabalho de ciencias

No description
by

elienai andrade

on 12 September 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Trabalho de ciencias

O ciclo do carbono
Escola: E.E.B.J.Caldas Junior
O Ciclo do carbono
Escola: E.E.B.J.Caldas Junior
O Ciclo do Carbono
Introdução
Neste trabalho iremos aprender sobre o ciclo do carbono.
Os átomos de carbono, de oxigênio e de nitrogênio circulam cintinuamente na natureza.
Um dos principais elementos que constituem a vida é o carbono, no qual é indispensável. Por estar presente nos seres vivos e por ser um dos responsáveis pela fotossíntese, sem ele não existiria o primeiro alimento da cadeia alimentar, os produtores; além de manter o planeta Terra aquecido pelo efeito estufa, não o deixando virar um bloco de gelo.


Após a revolução industrial houve um crescimento acentuado na utilização de petróleo, gás natural, carvão e das queimadas, no qual propicia uma alta taxa de emissão de dióxido de carbono, fazendo com que os níveis carbono na atmosfera ultrapassem muito além do que o meio ambiente consegue renovar em seu ciclo. Além da alta taxa de emissão, os desmatamentos reduzem os níveis de vegetais que são indispensáveis para o ciclo, alterando o ciclo do carbono, fazendo com que a emissão do carbono seja maior do que sua captura.

O dióxido de carbono e outros gases emitidos pelas indústrias como o metano, contribuem severamente para o efeito estufa, fazendo com que o calor do sol seja retido no planeta, levando ao aquecimento global.
Anexos
O carbono depositado no solo pode sofrer alterações transformando-se em combustíveis fósseis como o petróleo e o gás natural, além de formar diamantes, grafites e minas de carvão, entre outros. O carbono se transforma em diferentes matérias pela pressão, temperatura e outros elementos químicos aplicados em tempos diferentes.

O ciclo do carbono também se estende aos oceanos, onde ocorre a difusão. Quando a temperatura é baixa, o gás carbônico é capturado pelos oceanos, e quando a temperatura é alta, é liberado pelos oceanos para a atmosfera. No mar, o carbono serve de alimento para os fitoplânctons, podendo ser ingerido por peixes através da alimentação, ou indo para o fundo dos oceanos para sofrerem o processo de decomposição.
Trabalho de ciências
Correia Pinto,Setembro 2016
Aluno: Elienai C. de Andrade,Gustavo Veiga
Diciplina: Ciências
Turma: 9° ano 01
Professora: waldirene
Correia Pinto,Setembro 2016
O ciclo do carbono se constitui pela absorção do gás carbônico pelos vegetais no processo de fotossíntese. Metade deste carbono absorvido é liberado para a atmosfera e a outra metade o vegetal utiliza para produzir açúcares (glicoses). Ao ingerir as plantas, os animais ingerem juntamente o carbono para seu organismo, sendo liberado através da respiração ou de sua decomposição. Como alguns fungos e bactérias são responsáveis pela decomposição tanto de animais como a de vegetais, eles ingerem parte deste carbono, liberando-o para a atmosfera e para o solo. Além das bactérias, o processo de queimadas também libera o gás carbônico no solo e na atmosfera. Os vegetais, pelo processo de respiração, também absorvem gás carbônico e liberam oxigênio ao contrário dos animais.
Conclusão
Conclui neste trabaho que o carbono vem dos seres vivos e da natureza e que a forma do gás carbono é (CO²).
Bibliografia
http://www.infoescola.com/biologia/ciclo-do-carbono/
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia29.php
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_do_carbono
Shimabukuro,Vanessa. Projeto Araribá. São Paulo. Editora Moderna. 2010.
Full transcript