Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Programa Supremo - Apresentação para Secretários

No description

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Programa Supremo - Apresentação para Secretários

Programa de Reestruturação das Soluções de Suporte ao Processo Judicial Supremo Solução Proposta Análise da Situação Atual Premissas Solução Proposta Roadmap Arquitetura de Solução Gestão Processual Contexto Contexto Várias tentativas anteriores de priorização de projetos importantes (Ex.: Visualizador de Peças). Prevalência do foco no urgente.
Desde 2010, 52 meses de esforço de uma equipe média de 5 profissionais foram desperdiçados em soluções que não foram implantadas em produção .
Três tentativas anteriores de criar um sistema único para o STF.
Mais de 80 sistemas sustentam o processo Judicial. Problemas Identificados Gestão Processual Plataforma de
Gestão Consulta Processual Banco de Dados Trabalho
Remoto Trâmite Processual Auditoria Segurança Regras de Negócio Manuseio
Processual Problema Identificado: Consequência: A fase processual é derivada a partir de andamentos e deslocamentos. Dificuldade em gerenciar o acervo de processos eletrônicos.
Falta de precisão nas estatísticas.
Estatísticas dependentes da carta de andamentos. Problema Identificado: Consequência: Os sistemas não armazenam dados para realização de estatísticas de produtividade. Áreas do STF que necessitam de estatísticas de produtividade replicam dados em planilhas Excel, que não são suportadas pela TI (Ex.: Processamento Inicial). Problema Identificado: Consequência: Identificação manual das tarefas a serem realizadas. Parte da jornada de trabalho é gasta para identificar se algo deve ser feito nos processos.
A distribuição de tarefas na maioria das unidades do tribunal é manual e informal.
Diminuição na segurança do trabalho e aumento da suscetibilidade a falhas. Problema Identificado: Consequência: Necessidade de deslocar processos eletrônicos. Tarefas que poderiam ser executadas simultaneamente são serializadas.
Serialização na vista a órgãos externos.
Mesmo com a conclusão de uma tarefa predecessora, algumas tarefas aguardam o deslocamento do processo eletrônico para serem iniciadas. Problema Identificado: Consequência: Vários tribunais e órgãos externos não estão integrados eletronicamente com o STF, ou esta integração é precária. Impossibilidade de recebimento de processos eletrônicos.
Duplicação de processos eletrônicos que foram devolvidos.
Problema no envio complementar de peças processuais. Problema Identificado: Consequência: Os sistemas não possibilitam o controle do trâmite de petições não vinculadas a processos. Necessidade do controle manual das petições não vinculadas a processos. Problema Identificado: Consequência: Necessidade de autenticação de certidões judiciais que não são juntadas a um processo. Controle precário das certidões judiciais não juntadas a processos.
Utilização de solução de contorno de baixo desempenho. Problema Identificado: Consequência: Controle de acesso aos sistemas precário e distribuído. Gerenciamento deficiente dos acessos concedidos a cada usuário.
Necessidade de manutenção dos sistemas para configuração de novas permissões.
Criação de novos perfis de acesso para atender a situações pontuais. Problema Identificado: Consequência: Tratamento precário de processos ocultos ou em segredo de justiça. Possibilidade de acesso indevido a informações de processos ocultos ou em segredo de justiça.
Documentos de processos ocultos disponíveis na funcionalidade de autenticação de documentos. Problema Identificado: Consequência: Ausência de controle de alterações no editor de textos. Dificuldade na elaboração de textos de forma colaborativa.
Dificuldade em mapear o autor e o conteúdo de cada alteração. Problema Identificado: Consequência: Dificuldade na recuperação de parâmetros e resultados de distribuições de processos realizadas. Questionamentos com relação ao quantitativo de processos distribuídos para cada ministro em determinado período. Problema Identificado: Consequência: Existência de vários sistemas para consultar informações de um processo. Necessidade de utilizar vários sistemas para se obter a informação desejada.
Necessidade de alterar vários sistemas quando alguma regra de negócio é modificada. Problema Identificado: Consequência: Alguns tribunais eletronicamente integrados enviam peças processuais agrupadas em volumes ou sem a classificação adequada. Ambiguidade na referência a páginas de peças processuais eletrônicas, pois algumas páginas possuem três numerações: número de página da peça, número de página do volume e número único de página do tribunal de origem.
Dificuldade na identificação de peças processuais.
Visualização deficiente das peças processuais. Problema Identificado: Consequência: Algumas peças processuais eletrônicas são compostas por imagens de textos. Impossibilidade de cópia do conteúdo da peça processual.
Impossibilidade de pesquisa no conteúdo da peça processual. Problema Identificado: Consequência: Não há funcionalidade para incluir anotações em processos eletrônicos. Necessidade de trafegar informações de análise processual fora dos sistemas informatizados.
Dificuldade no armazenamento de informações de longo prazo com relação à análise processual. Problema Identificado: Consequência: Não há unicidade nos cadastros de Partes, Advogados e Órgãos Externos. Aumento do tempo necessário para a autuação de um processo.
Dificuldade na obtenção de estatísticas precisas que utilizem algum destes dados.
Dificuldade na implementação de críticas que previnam peticionamento em processo trocado. Problema Identificado: Consequência: Existência de duas bases de dados distintas: acompanhamento processual e jurisprudência. Divergência de dados, devido à necessidade de alimentação em ambas as bases.
Impossibilidade de realização de pesquisas combinando dados das duas bases.
Processos mais antigos existem na base de dados de jurisprudência, mas não existem na base de dados de acompanhamento processual. Problema Identificado: Consequência: Sistemas atendem a pequenas porções do fluxo processual. Divergência nas regras de negócio implementadas, pois uma mesma funcionalidade é replicada em vários sistemas.
Elevado custo na implementação de novas regras de negócio, pois vários sistemas são impactados.
Utilização de vários sistemas para realizar uma tarefa. Problema Identificado: Consequência: Os sistemas não possuem regras de negócio estáveis. Necessidade de intervenção manual nos dados de aplicações pela TI.
66% dos erros verificados pela qualidade são decorrentes de regras de negócio não estáveis.
Muitas regras de negócio são modificadas imediatamente após a entrada em produção. Problema Identificado: Consequência: Muitos sistemas não estão preparados para serem utilizados fora da rede interna. Dificuldade em realizar tarefas remotamente. Problema Identificado: Consequência: Dados de auditoria recuperados diretamente do banco de dados. Necessidade de intermediação da TI para obtenção de dados de auditoria.
Demora para obtenção dos dados de auditoria. Premissas Gestão Processual Plataforma de
Gestão Consulta Processual Banco de Dados Trabalho
Remoto Trâmite Processual Auditoria Segurança Regras de Negócio Manuseio
Processual Gestão Processual por Fases O Processo Judicial será modelado como um fluxo de fases processuais. Trâmite Controlado por Eventos Andamentos e deslocamentos serão conseqüências de ações realizadas em cada fase processual. Plataforma de Gestão Unificada Ações serão disponibilizadas com base no contexto (fase processual, setor, papel do usuário). Segurança Unificada Deve haver uma única autenticação para todos os serviços do sistema. Consulta Unificada Serviço integrado para consulta das informações e visualização das peças de um processo. Modernizar Manuseio Organização das peças processuais (Tribunal de Origem / SEJ). Unificar e Sanear Bases Informações de jurisprudência devem ser estruturadas para possibilitar pesquisas integradas com os dados de acompanhamento
processual. Padronizar e Estabilizar Regras de Negócio Preparar Sistema para Possibilitar o Trabalho Remoto Garantir Auditoria das Informações Auditoria de informações críticas disponível on-line para usuários habilitados. Segurança Consulta Unificada Auditoria Roadmap Registrar informações sobre modificações.
Registrar acesso a funcionalidades.
Abertura automática de chamados em caso de erro.
Full transcript