Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Sou Pessoa

No description
by

Sérgio Martins

on 11 November 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Sou Pessoa

Sou Pessoa
Deste modo, nem o espírito nem o corpo, isoladamente, expressam aquilo que é o ser humano. Nenhum de nós é simplesmente corpo, nem simplesmente espírito. Quando amamos, pensamos ou tomamos decisões fazemo-lo simultaneamente de forma espiritual e física.
•QUEM É A PESSOA?
Cada ser humano nasce inserido numa determinada comunidade.
Características que nos distinguem dos outros seres vivos:
Acreditava-se, desde a Grécia antiga, que o ser humano era composto por duas dimensões: o corpo e a alma ou o espírito. Este pensamento integrou a filosofia de várias culturas, tendo chegado ao Cristianismo.
Para o pensamento cristão atual, estas duas realidades — a corporal e a espiritual — são inseparáveis. O ser humano é compreendido como uma unidade corpo-espírito.
Na nossa relação com outros vivemos em liberdade dando cumprimento aos nossos direitos e deveres, como forma de mostrar a nossa singularidade, mesmo que inseridos numa comunidade.
Liberdade
Racionalidade (Razão, pensamento, Inteligência);
Comunicação
Sentimentos
Direitos e deveres
• DIMENSÕES DA PESSOA HUMANA
A pessoa caracteriza-se por três dimensões fundamentais, a biológica, a social e a espiritual.
A dimensão biológica caracteriza todos os seres vivos, tornando-os, neste aspeto, semelhantes.
A dimensão social encontra-se associada às espécies animais, à sua capacidade de comunicação e de organização em grupo.
No ser humano, esta dimensão é muito mais complexa, como podemos verificar pela organização das sociedades humanas.
A dimensão espiritual é a vida interior do ser humano: a sua capacidade racional (o pensamento), a vontade e a consciência moral, a afetividade (sentimentos, emoções) e a relação com o transcendente.
Somos, portanto, livres e capazes de tomar opções individuais.
Dimensão Biológica
Cada ser humano apresenta características biológicas únicas. Dos nossos pais recebemos a herança genética, através da qual partilhamos traços fisionómicos com a nossa linhagem materna e paterna.
A identidade sexual é um aspecto importante da dimensão biológica da pessoa. Do pai recebemos a informação genética, que define a nossa identidade sexual. Esta caracteriza-se pela diferenciação dos órgãos genitais masculino e feminino, ou seja, pela diferenciação do homem e da mulher.
O cérebro humano é muito mais desenvolvido do que o das restantes espécies animais. Este desenvolvimento faz com que os seres humanos sejam dotados de inteligência superior, que se manifesta na capacidade de resolver problemas complexos e elaborar raciocínios profundos.
Esta inteligência permite-lhes pensar e agir sobre o mundo que os rodeia e confere-lhes grande autonomia, liberdade e capacidade de decisão pessoal.
Dimensão Social
O ser humano afirma-se em sociedade através da família e dos diversos grupos sociais e culturais aos quais pertence.
A família tem uma importância fundamental no desenvolvimento da pessoa. Nela fazemos a primeira experiência de sermos únicos. De igual modo, tomamos consciência de que cada uma das pessoas com quem nos relacionamos é única.
Quando os pais dão o nome a um filho, estão, simbolicamente, a atribuir-lhe uma identidade própria que o distingue como pessoa e o diferencia dos outros.
As associações culturais e recreativas, os clubes desportivos, assim como outras instituições favorecem a participação das pessoas na vida social.
Ao viver em sociedade, cada pessoa é herdeira de um passado e a ele devedora. Dessa herança, cada um recebe tradições, crenças, formas de vida, leis, regulamentos,
A curiosidade natural e a procura de respostas para problemas levam o ser humano, individual e coletivamente, a progredir através de novas aprendizagens e descobertas, por forma a encontrar soluções inovadoras.
O ser humano tem a capacidade extraordinária de comunicar as suas experiências individuais aos outros, através da linguagem.
A Comunicação
Na comunicação, utilizamos a linguagem verbal — recorrendo a palavras e sons — e a não verbal — gestos, posturas do corpo. A linguagem não verbal pode reforçar ou prejudicar a mensagem que pretendemos transmitir.
Aprender a captar as mensagens transmitidas pelas obras de arte faz parte do enriquecimento cultural de todas as pessoas.
Dimensão Espiritual
A pessoa realiza-se nas dimensões biológica e social. Contudo, só se completa na dimensão espiritual. É esta característica que distingue o ser humano dos outros animais.
Consiste na capacidade de pensar, de amar, de tomar decisões livres e de agir sobre o mundo, participando na obra do Criador.
Embora outras espécies animais tenham comportamentos que se aproximam dos comportamentos humanos, a maneira como o ser humano usa a sua dimensão espiritual é qualitativamente diferente da maneira como as outras espécies se comportam.
A inteligência, impelida pela sabedoria, conduz a pessoa a uma permanente procura do bem, no relacionamento com os outros e consigo própria.
A consciência moral é um dos aspetos que torna o ser humano qualitativamente diferente de todos os outros seres.
A capacidade de amar, aspeto central da vida espiritual, é a marca da presença de Deus em cada um.
Quem ama procura a verdade e o bem, em cada situação da vida quotidiana. Está, assim, aberto aos outros, seus irmãos, e eventualmente a Deus. A dimensão espiritual é também a capacidade de cada indivíduo se relacionar com Deus, faculdade esta que só ocorre entre os humanos.
Enquanto imagem e semelhança de Deus, cada pessoa é capaz de contribuir para a construção de um mundo mais rico, onde a beleza, a verdade, a justiça e o amor orientam o comportamento humano e a vida das sociedades.
Sexualidade Humana
A sexualidade afeta todos os aspetos referentes ao indivíduo, tanto ao nível da dimensão física, como da dimensão social e espiritual.
Traduz-se na afetividade, que consiste na capacidade de amar e criar laços de comunhão com o outro. A realização plena da sexualidade humana concretiza-se na vocação para amar o próximo.
Esta vocação pode realizar-se em qualquer circunstância da vida pessoal, quer a pessoa tenha optado por partilhar a sua vida com alguém, quer tenha optado por permanecer celibatária, dedicando-se, por exemplo, a uma profissão ou a uma atividade que interpreta como um serviço ao próximo.
Full transcript