Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Evolução dos Modelos Atômicos

No description
by

on 15 February 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Evolução dos Modelos Atômicos

1700
1900
1940
200 a.C.
Evolução dos Modelos Atômicos
Filósofos Gregos
Propuseram a teoria atômica sugerindo que tudo era feito de pequenas partículas indivisíveis, denominadas átomos.
Essa teoria não foi muito aceita, prevalecendo, na época, a teoria dos quatro elementos (fogo, terra, água e ar)
Dalton
Tentando explicar as leis ponderais de Lavoisier e Proust, propõe uma retomada à teoria atômica grega.

Thomson
Por volta de 1897, ao estudar descargas elétricas em tubos de raios catódicos (semelhantes à lâmpadas fluorescentes), sugeriu que existiriam partículas menores que o átomo e que possuíam carga negativa. A tais partículas, denominou elétróns.
Ruterford
Rutherfor, estudando a natureza das emissões radioativas, realiza um experimento com uma lâmina de outro que acaba por gerar a descoberta de novas informações sobre o átomo
Chadwick
Em 1932, descobre a existência de uma partícula de carga neutra, denominada nêutron, situada no núcleo do átomo, juntamente com os prótons.
O Nêutron é necessário para a estabilidade de praticamente todos os núcleos atômicos.
Bohr
Estudando o átomo de hidrogênio (o mais simples de todos), descobriu que o elétron não perdia energia ao se movimentar, mantendo sempre uma energia constante, enquanto na mesma órbita, chamada de órbita estacionária.
Assim, percebeu que cada órbita de elétrons só poderia admitir valores específicos de energia. Se um elétron absorve energia, precisa migrar para uma órbita de maior energia.
Contudo, como ter mais energia não é estável, o elétron emite esse excesso de energia na forma de luz, e volta ao seu estado anterior.
Heisenberg
Opa, Heisenberg errado...
O experimento
O átomo tem espaços vazios
Postulados de Dalton
1. A matéria é constituída por partículas muito pequenas chamadas átomos. Todos os átomos de um dado elemento são idênticos, tendo em particular o mesmo tamanho, massa e propriedades químicas. Os átomos dos diferentes elementos diferem entre si em, pelo menos, uma propriedade.
2. As substâncias são constituídas por átomos de um ou mais elementos. Em qualquer composto, a razão entre o número de átomos dos dois elementos constituintes é um número inteiro, ou então uma fração simples.
3. Todas as reações químicas consistem na separação, combinação ou rearranjo de átomos, mas nunca na criação ou destruição destes.
O experimento
Ao passar corrente elétrica por um tubo de vidro parcialmente sem ar, observou um feixe de luz que migrava do polo negativo para o positivo. A partir dessas observações, Thomson propõe um novo modelo para o átomo.
O átomo é uma esfera de carga positiva, com partículas de carga negativas (elétrons) encrustradas. Os elétrons podem se desprender do átomo.
O átomo não é indivisível!
Prótons e nêutrons são equivalentes em tamanho e massa. Já os elétrons são cerca de 1836 vezes menores do que os prótons e nêutrons.
Se sujeito a uma condição de mais energia, o elétron mais externo, ao absorver energia vai passar a ocupar uma camada de maior energia. Ao voltar, vai emitir essa diferença na forma de luz.
Camadas de elétrons para os átomos conhecidos. A energia aumento na medida em que o elétron se afasta do núcleo.
Se a energia liberada no retorno do elétron à camada de origem for emitida na faixa do visível, observaremos visualmente o fenômeno.
Heisenberg
Em 1927, Heisenberg enunciou o chamado princípio da incerteza. Em termos superficiais, diz que não é possível avaliar, com precisão, a velocidade e a posição do elétron. Ele é tão pequeno e viaja tão rápido (praticamente a velocidade da luz) que não é possível fazer, simultaneamente, as duas medidas.

Bola de bilhar
O átomo é uma esfera maciça e indivisível
Full transcript